O grande segredo para progredir na vida

Todos querem progredir na vida. Todos sonham com um futuro melhor, mas poucos sabem o que fazer para chegar a esse futuro sonhado.

Stael Ferreira Pedrosa

Progredir não significa a mesma coisa para todas as pessoas. Para uns é ter um diploma universitário, para outros é viver sem precisar trabalhar, já outros sonham com o estrelato e a fama e tem aqueles que querem ter um casamento e família felizes. Embora os significados sejam diferentes, progredir tem um significado em comum para todos: Ser bem-sucedido naquilo que se deseja.

O sucesso tem seus segredos, e alguns inusitados. A fórmula para ter sucesso na vida pode passar por motivação, treino, trabalho, aptidão, idade, dedicação, autocontrole e até ovos. Isso mesmo. Ovos!

Segundo estudiosos, quanto mais mielina o cérebro produz, mais capacidade a pessoa tem de alcançar o sucesso. E o grande fornecedor de apolipoproteína que produz a mielina é o ovo. Inclusive médicos têm receitado ovos para combater o Alzheimer.

Já se sabe que a parte intangível do sucesso são motivação e dedicação. E que essas precisam estar acompanhadas de metas, treino e trabalho.

Porém, há um ingrediente pouco lembrado quando a pessoa se lança ao caminho do sucesso. E esse ingrediente que é o mais poderoso de todos, chama-se fé.

Advertisement

A fé, segundo a Bíblia é a firme certeza das coisas que não vemos. Se você pretende alcançar algo na vida, tem que ter a fé, que é um princípio de poder essencial. Imagine algo bem difícil como, por exemplo, mover uma montanha. Jesus disse que se tivermos fé, poderemos fazê-lo. Jesus, certamente, jamais mentiu.

Leia: Encontrando esperança através da fé

Entendendo a fé como princípio de poder

Paulo, apóstolo, ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. (Hebreus 11:1)

Podemos dizer que a fé é a força criadora que cria todas as situações, oportunidades e resultados desejados. Porém, a fé é exclusiva, ou seja, se houver o mínimo de dúvida, ela será abalada. Além disso, a fé implica em ação. Uma antiga história sobre um trapezista medroso, traz um ditado que se encaixa perfeitamente com a fé: “Lance seu coração sobre a barra que seu corpo acompanhará”.

A fé e as obras

Qual é o nosso papel quando da utilização da fé para criar o futuro que sonhamos? Que ações ou posições devemos tomar para mover os céus e atingir a fé criadora?

Advertisement

No livro de Tiago lemos que a fé sem obras é morta. Então a fé deve ser o que nos leva a agir motivados pela certeza do sucesso. Ao orar, ao traçar uma meta algumas atitudes são necessárias para alcançar o que desejamos.

1. Pensar

O que desejo alcançar? Isso deve estar bem claro em sua mente.

2. Traçar uma meta

O que devo fazer para alcançar meu objetivo? Que cursos devo fazer, que pessoas devo buscar? Que estratégia de ação devo empregar? Essa é a parte do planejamento que Deus não fará por você. Mark Twain, escritor, tem um conselho para trabalhar com metas:

“O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira. “

3. Estabelecer um prazo

Em quanto tempo desejo alcançar?

Advertisement

4. Orar

Perguntar a Deus se é da vontade dele aquilo que pretendo alcançar. (A paz com relação à decisão costuma ser a resposta divina). Essa parte é muito importante. Temos que ter maturidade suficiente para discernir que aquilo que queremos é bom para nós e todos que estiverem envolvidos. Com essa certeza em mente, perguntar a Deus se é certo. Em Tiago 1:5-6 lemos:

“E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada. Porém peça-a com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.”

Leia: Como saber se Deus respondeu sua oração

5. Sentir-se merecedor

Essa é uma parte importante. Se não sentirmos que somos boas pessoas e que estamos buscando o melhor com as bênçãos de Deus, dificilmente nos sentiremos merecedores das bênçãos e não poderemos exercer fé. Faça o melhor que puder para seguir os mandamentos divinos e tenha a mente plena de virtude. Assim, você se sentirá, se não merecedor, pelo menos digno de receber bênçãos divinas.

6. Tranquilidade

A paz já é a fé em ação. A pessoa que tem fé, ela sente como se já tivesse atingido o seu objetivo. Ela já se vê dentro da situação que pretende. Ela sabe que Deus está à frente e tudo está indo bem.

Advertisement

7. Trabalhar

Agora mãos à obra e trabalhe pelo que deseja. Sem medo de não dar certo e sem ansiedade. Deus quer o melhor para todos os seus filhos e certamente é isso que você receberá.

Leia também: Convide Cristo para a sua vida

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.