O grande problema da falta de fé

“Peça, porém, com fé, sem duvidar de nada; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de um lado para o outro”. Tiago 1:6

Erika Otero Romero

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. (Hebreus 11:1)

FÉ, uma palavra tão pequena que implica tantas coisas. Ter fé é algo muito fácil para algumas pessoas; no entanto, se você for como eu, duvida até mesmo de sua própria sombra. O fato de você duvidar não significa que não exista fé; diz que não é forte o suficiente para acreditar que existe.

Sim, acreditar no intangível é muito difícil. É preciso muito esforço. Você tem que colocar muita esperança em algo que não sabe se vai contemplar com os próprios olhos. Isso é ter fé, acreditar que, mesmo que você não possa ver, está lá ou acontecerá.

De acordo com a bíblia, o que é fé?

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1). É um princípio de ação e poder. Isso nos leva a agir; não esperar sentado pelo que vem, mas fazer sua parte e torcer para que tudo saia como você espera.

É como caminhar por um túnel muito escuro com apenas uma lanterna que não pode iluminar a saída. Você está caminhando no escuro, às vezes tropeça e é forçado a se levantar e seguir em frente. Você sabe que o túnel levará a algum lugar, a uma saída. Você não a vê, mas sabe que irá encontrá-la no final.

Advertisement

As escrituras também garantem que uma pessoa com fé inabalável pode realizar tudo o que quiser. Em Mateus 21:21 está escrito: Jesus respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis isso à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito”. Obviamente, esses propósitos devem ser nobres e devem confirmar que você acredita em Deus; do contrário, a fé não teria um propósito digno.

Sendo assim, fé é acreditar na vontade de Deus. Acreditar que todas as coisas acontecem na vida como deveriam, porque é o melhor para você.

Quando ter fé?

Sempre. A fé não é um acessório que você usa apenas quando precisa; você deve tê-la até mesmo quando menos precisar. Isto porque sem ela você não é nada, você vive em um mundo cheio de inseguranças e medos; você não teria coragem de enfrentar os desafios do dia a dia.

Isso é ainda mais importante se você se considera um cristão. O Salmo 18:2 diz: “Meu Senhor e Deus, tu és a minha rocha, meu defensor, meu libertador! Tu és minha força e meu escudo, minha poderosa salvação, meu alto refúgio. Confio em ti!”.

A fé é uma das características mais relevantes do povo cristão; é o sustento de sua religião. Basicamente, se você não tem fé, você duvida de Deus e de seu poder, amor e proteção.

Advertisement

Sei por mim mesma que é complicado permanecer firme na fé, ainda mais quando você não confia em si mesmo. É mais fácil para pessoas com forte autoconfiança ter fé. Elas sabem que confiar é colocar sua força moral em um poder maior do que elas.

Acreditar no que você não pode ver é difícil. Isso ocorre porque você tem que aceitar que as coisas acontecerão como devem ser, mesmo que o resultado não seja o que você espera. É difícil, mas muito necessário.

Não ter fé é o mesmo que sofrer

O resultado de nadar contra a correnteza é o sofrimento. Nem sempre se opor aos resultados de uma situação é ruim; entretanto, você deve saber quando agir e continuar se esforçando, e quando aceitá-los.

É irritante e frustrante querer algo com todas as suas forças e as coisas não saírem do jeito que você queria. Você investiu tempo, esforço e muita vontade; portanto, é horrível fracassar. Você pode continuar tentando, é a sua vontade, mas isso não garante que as coisas vão acontecer como você deseja; isso apenas irá lhe trazer dor.

É verdade que você se esforça para atingir uma meta porque acredita ser o que merece; você sente que isso irá deixá-lo muito feliz. O problema é que existem “coisas” que você não consegue ver; coisas que Deus sabe. Ele deseja evitar dores mais intensas. Nesses casos, duas coisas podem acontecer: você nunca consegue o que deseja e desiste ou consegue e sofre, pois não era o que você precisava para ser feliz. Em ambos os casos, você só tem uma opção: aprender a lição.

Advertisement

Depois, sempre acontece de você “olhar para trás” e perceber que o que aconteceu foi a melhor coisa que poderia acontecer com você. É nesse momento que você se percebe que nada garante mais sua segurança do que acreditar em Deus. Ter fé que Ele deseja o melhor para você é o seu passaporte para a felicidade.

Ter fé é isso, acreditar que Deus vê além do que você pode ver, que pode confiar Nele.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El gran problema de la falta de fe

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.