O filho do meio seria o mais problemático e a ciência explica as razões

A ciência concluiu que o filho do meio pode se tornar a ovelha negra da família. Aqui nós lhes dizemos as razões.

Camila Gómez

Algum tempo atrás, um grupo de cientistas se reuniu para iniciar um estudo que provaria ou refutaria, em sua totalidade, a alegação que foi feita durante anos que diz que o filho do meio tem uma vida mais problemática do que o resto dos seus irmãos.

E foi assim que o grupo de pesquisadores, liderado pelo professor Joseph Doyle, do MIT do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, concluiu que essa afirmação é completamente verdadeira, conforme o portal vix.com.

CONCLUSÕES DO ESTUDO

O estudo conclui que a ordem de nascimento dos irmãos também define aspectos da personalidade e, claro, afeta alguns fatores do desenvolvimento de cada indivíduo.

A pesquisa mostra que os irmãos do meio tendem a ser mais propensos a se tornar “a ovelha negra” da família, já que, ao contrário dos irmãos mais velhos que seguem o exemplo de seus pais para resolver as coisas, eles são guiados pelo comportamento de seus pares, que ainda não amadureceram completamente.

Com esses dados, Doyle e seu grupo de pesquisadores começaram a analisar milhares de dados de diferentes grupos de irmãos, tanto dos Estados Unidos quanto da Dinamarca, concluindo que os segundos filhos são de 25% a 40% mais propensos a ter sérios problemas enquanto estão no estágio escolar, ou com a lei, quando atingem a fase adulta. Esses achados se deram pela comparação com o irmão mais velho do mesmo grupo familiar.

Advertisement

ALGO A PREOCUPAR-SE

Embora o estudo não pretenda escrever o destino de todos os irmãos, ele nos permite ver que entre as razões que podem afetar um filho do meio – bem como qualquer pessoa, independentemente da ordem de nascimento que ele tenha, está a negligência de seus pais.

As crianças são frequentemente capazes de perceber quanta atenção estão recebendo dos pais, então, elas costumam agir mal para conseguir sua atenção, numa tentativa desesperada de ser corrigido e amado de uma maneira tangível.

DICAS DE PREVENÇÃO

Então, se você está se perguntando como fazer para não ter que começar a lidar com problemas na escola ou com a lei quando seus filhos forem adultos, considere o seguinte:

  • Gaste tempo de qualidade com eles

Não importa se você tem 15 ou 20 minutos no final do dia para poder brincar, conversar e saber como foi seu dia. O que realmente importa é que esses minutos sejam dedicados exclusivamente a eles, sem nada que possa perturbar esse momento.

  • Ajude a canalizar sua energia

Procure uma atividade que seja do interesse de seu filho e para a qual você veja que ele tem habilidades. Desta forma, você pode gastar sua energia em coisas que são benéficas para o seu desenvolvimento.

Advertisement
  • NÃO compare um filho com o outro

Cada criança é um mundo diferente, então evite cair em comparações absurdas. Respeite o tempo de cada um, sem pressa ou demora.

E lembre-se sempre de que ninguém tem um destino escrito, mas é muito importante ajudá-los a escrever os seus de maneira correta e amorosa.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original:El hijo del medio sería el más problemático, y la ciencia explica los motivos 

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.