O eficaz, porém polêmico método de fazer o bebê dormir a noite toda

Esse método promete resultados excelentes, mas é altamente controverso. Você estaria disposta a experimentar com seu bebê?

Adriana Acosta Bujan

Um dos maiores desafios de pais com bebês em casa é fazê-los dormir a noite toda sem acordar, o que parece uma missão quase impossível de cumprir. E embora às vezes recorramos à Internet em busca de truques caseiros ou a conselhos e opiniões de nossas avós, muitas vezes não dá certo, pois tudo depende do temperamento do bebê, de sua saúde e da energia que gastou.

Parece que tudo está perdido e que apenas alguns pais têm a sorte de ver seu bebê dormir a noite toda. Porém, o especialista Richard Ferber propõe uma solução e dá algumas ideias tanto quanto polêmicas, por se tratar de um método que pode ir contra alguns princípios, especialmente a criação de apego e a paternidade amorosa.

Autor do livro Resolva os problemas de sono do seu filho, Ferber revela seu método respaldado por várias pesquisas realizadas pela Academia Americana de Medicina do Sono para tranquilizar os pais e convidá-los a experimentar sua técnica.

É importante esclarecer que esse método não funciona para todos os bebês, pois tudo depende da idade, maturidade, saúde física, entre outros fatores. Convido você a conhecê-lo, mas lembre-se de consultar seu próprio especialista antes de aplicá-lo, pois é considerado por muitos um método cruel.

O que você deveria saber

Esse método conhecido e polêmico consiste em ensinar aos pais que seus bebês podem chorar por períodos de tempo razoáveis ​​(limitados), para que aprendam a se consolar sozinhos e, assim, a dormir durante a noite toda.

Advertisement

A ideia de deixar o bebê chorar pode parecer muito assustadora, devido ao imenso amor que sentimos por nossos filhos e porque sabemos que o choro prolongado pode prejudicar sua saúde. Porém, o método propõe um choro supervisionado e controlado para não prejudicar os bebês.

Como começar

1. Rotina de sono

É importante que seu bebê tenha uma rotina antes de dormir, por exemplo, um banho quente uma hora antes de dormir, uma mamada, espalhar óleo ou creme em seu corpo e embrulhá-lo em um cueiro. Talvez você goste de ler uma história ou cantar para ele enquanto o faz arrotar.  

Depois de concluir a rotina, é importante deixar seu bebê totalmente acordado no berço, para que ele possa se acostumar com sua cama para dormir sozinho.

2. Crie um ambiente adequado

Para um bom descanso é fundamental criar um ambiente relaxante. Algumas ideias são tocar música com sons da natureza, fechar as cortinas e a porta do quarto, borrifar algum spray aromatizante ou vela no quarto para exalar cheiros agradáveis, acender uma luminária, entre outras coisas.

Ao colocar seu bebê no berço para dormir, você pode acariciá-lo e dizer coisas boas para que ele se acostume a deixar seus braços.

Advertisement

3. Saia do quarto

Quando o bebê estiver sonolento (mas ainda acordado), é hora de sair do quarto. É natural que ele chore para chamar sua atenção e fazer você voltar, não para ficar sozinho. No entanto, esses momentos são cruciais para a aplicação do método de Ferber.

De acordo com o método, quando o bebê começar a chorar, você deve deixá-lo por três minutos sem que ele a veja, você pode se esconder. A ideia é ele não perceber que você está ali. Então volte e o acalme. Acaricie um pouco sua cabeça e mãozinhas e diga novamente coisas boas para ele. Neste ponto, você pode abaixar o volume da música relaxante ou desligá-la completamente para sinalizar que é hora de dormir.

Lembre-se de que é muito importante não pegá-lo no colo nem tirá-lo do berço.

4. Volte para o quarto

Repita esse processo quando o seu filho estiver calmo, ou seja, saindo e entrando no quarto com tempo de choro mais prolongado. Mas atenção: “com supervisão”, ou seja, escondendo-se, mas sempre de olho no bebê. Por exemplo, na segunda vez que fizer isso, o método recomenda que você o deixe chorar por 5 minutos e depois volte, acalme-o e saia novamente; na terceira vez, deixe-o chorar por cerca de 10 minutos. Parece incrível, mas há pais que estão dispostos a passar por essa difícil situação de ver seu bebê chorar.

Mesmo com choro, seu bebê vai conseguir se consolar, diz a teoria do especialista, pois vai ficar cansado e aprender a dormir “como um anjinho”. Assim, progressivamente, o tempo de choro do bebê aumentará a cada noite.

Advertisement

Dicas

  • O método de Ferber costuma funcionar por volta do quarto dia após ter sido aplicado corretamente todos os dias, isso se você se atrever a ouvir seu filho sofrer por mais de 3 minutos.
  • É aconselhável aplicá-lo com bebês entre 3 a 5 meses de vida, segundo especialistas.
  • Certifique-se de que sua rotina de sono seja sempre no mesmo horário para formar um bom hábito.
  • Não deixe de fazer suas coisas para que a casa fique completamente em silêncio, pois seu bebê terá de se acostumar a dormir com um pouco de barulho.

Embora o método de Ferber possa ter sucesso em fazer o bebê dormir a noite inteira, ele continua sendo polêmico e antinatural, de acordo com muitos defensores da educação respeitosa. Se você tiver dúvidas, o ideal é consultar seu especialista. Lembre-se de que tudo o que você fizer seguindo seus instintos e seu coração será a coisa certa para o seu filho. Desejo-lhe muito sucesso!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El eficaz pero polémico método para que tu bebé duerma toda la noche

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.