O autismo na visão de uma criança

O pequeno Otávio, de 6 anos, explica o que é o autismo e o que isso significa para ele.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

A Organização Mundial de Saúde estima que existam hoje 70 milhões de autistas no mundo – sendo 2 milhões só no Brasil.

O número é imenso e a falta de informação sobre o assunto também.

Nesse vídeo, o pequeno Otávio (de apenas 6 anos!) explica com o jeitinho puro de criança o que o autismo significa para ele e como é ter um irmão autista.

O que muitas pessoas não sabem, é que crianças autistas são sim capazes de sentir e demonstrar amor e interesse pelas outras pessoas.

São capazes de aprender, se desenvolver e de se comunicar. Algumas aprendem a falar, outras não, mas todas são capazes de comunicar o que sentem se forem dadas a elas as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento.

Ser pai e mãe de uma criança com autismo pode representar um grande desafio – mas criar filhos (sejam eles portadores de necessidades especiais ou não) é por si só um grande desafio.

Toda criança precisa ser amada, cuidada, ensinada e respeitada em sua individualidade! Toda criança é especial e merece ser tratada como tal.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.