O ar-condicionado pode estar com seus dias contados graças a uma nova invenção

Já pensou em manter sua casa fresca durante todo o dia, gastando muito pouco e ainda não prejudicando o meio ambiente?

Renata Finholdt

As altas temperaturas do verão fazem com que muitas pessoas adquiram aparelhos de ar-condicionado para refrescar o ambiente. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que cada vez que o ar-condicionado é ligado, ele libera dois tipos de gases estufas, que prejudicam o meio ambiente, são eles: hidrofluocarbonetos e dióxido de carbono.

Se por um lado nos sentimos aliviados com o frescor que ele libera, por outro estamos contribuindo pouco a pouco com a elevação da temperatura da terra.

Com essa preocupação em mente, dois pesquisadores da Universidade do Colorado estudaram uma possibilidade amiga do meio ambiente para que todos possam espantar o calor de seus lares sem que o planeta fosse prejudicado.

A descoberta foi a criação de uma película ecológica que, instalada no telhado, pode espantar o calor de dentro dos ambientes sem causar danos. Uma ideia semelhante já havia sido inventada anos antes, porém com silício em sua fabricação, o que tornava o produto final muito caro.

A nova película, ao contrário, tem um custo bastante acessível ao consumidor final, o que viabiliza mais pessoas espantarem as altas temperaturas no verão através de seu uso.

Advertisement

O novo produto é fabricado à base de polimetilpenteno, um tipo de plástico facilmente comercializado, junto a ele minúsculas pedrinhas de vidro são adicionadas e posteriormente tudo é transformado em lâminas revestidas de prata em um dos lados. A colocação nos telhados é feita com o lado prateado para baixo, assim, quando a luz do sol reflete ela é rapidamente deslocada para cima, impossibilitando que seu calor ultrapasse a película e, por fim, aqueça o ambiente interno.

Película para os telhados substitui o ar-condicionado com zero consumo de energia 🙂

Mais informações no link: http://www.ecoguia.net/noticias/pelicula-ecologica-para-telhados-pode-substituir-ar-condicionado/

Posted by Planetiers on Tuesday, February 21, 2017

Os pesquisadores apontam que o poder de refrigeração deste processo é alto, em um dia com temperaturas por volta de trinta e sete graus Celsius, o uso da película garante uma temperatura de apenas vinte graus Celsius no ambiente. O calor interno também consegue escapar, graças a essa tecnologia.

Advertisement

Para instalação da película, um sistema de bombas de água precisa ser instalado a fim de garantir que o calor interno seja direcionado à película. Esse sistema logicamente funciona através do uso de energia elétrica, mas com o consumo muito inferior a um aparelho de ar-condicionado convencional.

Com essa nova criação, o velho e conhecido ar-condicionado, pouco acessível devido a seu alto custo, e prejudicial ao meio ambiente, pode estar com seus dias contados.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.