O amor não é tudo quando se trata de casamento

Não precisa de presentes caros ou viagens de luxo para fazer seu parceiro se sentir amado. Mostrar-lhe interesse e dedicar-lhe tempo é suficiente para que se sinta valorizado.

Erika Otero Romero

Com o casamento começa uma nova aventura de vida.

É curioso como há pessoas que acreditam que, ao se casarem, fizeram tudo o que o seu parceiro necessitava deles. É como se o casamento fosse uma garantia de felicidade eterna de que seu parceiro precisa. A verdade é que não há nada mais longe da realidade.

Aqueles que são casados sabem que a convivência é um desafio diário do qual nada deve ser tomado como garantido. Este é, talvez, um dos maiores erros que as pessoas casadas cometem. Ninguém, por mais apaixonado que esteja, vai suportar o descuido, a intolerância e a falta de interesse; para citar apenas alguns erros comuns de convivência.

Sim, no casamento cometem-se muitos erros, e é normal que isto aconteça. É uma nova situação que se deparam as duas pessoas inexperientes; por isso é preciso paciência, sabedoria e coragem para fazer o melhor pela relação.

No entanto, uma qualidade que um casal deve ter é a humildade. É preciso ser humilde para aceitar que se cometeu um erro e se desculpar. Também é preciso ser humilde para entender que você não é perfeito e que há aspectos que pode melhorar.

Advertisement

Se ambos no casamento não forem humildes para aceitar um pedido de mudança de seu parceiro ou admitir um erro, a relação estará condenada ao fracasso.

Há várias falhas que se cometem no matrimônio e que devem ser mudadas a favor do amor e da união; do contrário, as coisas não vão estar bem entre as partes. Estes aspectos são os seguintes:

1 Monotonia

Não se trata de fazer da convivência matrimonial uma feira de atrações, trata-se de fazer sua parte para não cair na rotina.

Um casal pode fazer pequenas mudanças de vez em quando para não ficar entediado por fazer sempre a mesma coisa. Por exemplo, um dia você pode sair para caminhar depois do jantar. Também podem compartilhar suas ideias sobre um livro ou um filme. Abrir um canal em um aplicativo de vídeos curtos e compartilhar algumas coisas engraçadas e se divertir.

Um casal pode fazer tantas coisas diferentes juntos e em tantas áreas da convivência. É só uma questão de querer um pouco de vitalidade no casamento.

Advertisement

2 Cancelar os compromissos

Isso mostra uma evidente falta de respeito. Sim, é seu parceiro, mas você não tem que suportar essas mudanças.

Pode ser que ocorra algum imprevisto e isso sempre é perdoável se ele lhe comunicar a tempo. Ainda assim, é muito diferente se ele apenas presumir que você vai suportar suas mudanças de plano, uma atrás da outra.

É questão de respeitar e valorizar o cônjuge; se isso não for feito, o casamento irá em declínio.

3 Agir como se escondesse algo

Em um casamento deve haver confiança; no entanto, se uma das partes começa a agir como se escondesse algo, a outra parte começará a desconfiar.

É uma questão de saber falar com o cônjuge sobre as coisas que lhe interessam, preocupam e agradam. Isso abre mais as possibilidades de se sentir confiante e de acreditar na fidelidade do outro.

Advertisement

4 Permanecer ausente

Não estar quando o parceiro precisa é o mesmo que abandoná-lo. Não é que não esteja fisicamente; é que muitas vezes se prefere fazer outras coisas em vez de dar atenção ao seu parceiro.

Esse tipo de descuido é muito comum e não requer muito esforço. A questão é que ele cobra porque faz o cônjuge sentir-se invisível.

Procure dedicar tempo ao seu parceiro, falar sobre o que lhe preocupa ou lhe interessa é vital para manter a chama do amor acesa.

5 Faz você se sentir como se fosse mãe dele

Isso acontece quando seu marido é emocionalmente imaturo. É como se ele não quisesse assumir as responsabilidades do casamento. O resultado é que você acaba carregando toda a responsabilidade do lar.

Cada parte deve assumir sua responsabilidade emocional no casamento; de outra maneira, você vai se cansar de carregar esse peso e terminará pedindo o divórcio.

Advertisement

6 Ele prioriza a carreira

Ficar em segundo lugar e competir com uma carreira é fatal. É verdade que pode ser a sua maior paixão, mas você merece que ele mostre interesse tanto em você quanto na profissão dele.

No casamento deve haver um justo equilíbrio na maneira como se reparte o tempo. É uma questão de se organizar e querer realmente compartilhar o tempo com o outro.

7 Faz você questionar se ele realmente se importa

Este ponto é como viver numa corda bamba constante.

Acontece quando o parceiro tem tantos interesses que faz o outro sentir-se só. Isto, indubitavelmente, faz você se perguntar se é realmente importante para o seu cônjuge.

É tão fácil mostrar ao cônjuge que realmente o ama. É uma questão de querer passar tempo com ele ou ela, de mostrar interesse nos seus conflitos e de se divertirem juntos.

Advertisement

Não é que se queira passar as 24 horas ao lado do seu cônjuge; mas que o tempo que passam juntos seja de qualidade e benéfico para ambos. É uma questão de unir forças, de falar e saber amar e respeitar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El amor no lo es todo cuando se trata del matrimonio

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.