Nunca se arrependa de ser uma boa pessoa

Não se canse de fazer o bem. Ser uma boa pessoa tem suas recompensas. A vida é uma, viva-a completamente!

Emma E. Sánchez

Cristina considera-se uma boa mulher, no entanto, ela se sente triste e desanimada porque algumas pessoas ao seu redor dizem que ela não é boa, que ela é boba e que as pessoas se aproveitam de sua bondade.

Cristina não é boba, ela realmente percebe que algumas pessoas abusaram de sua confiança e boa vontade e sim, às vezes ela se sente um pouco desapontada porque as pessoas a quem favorece ou trata com gentileza não respondem da mesma maneira.

Mas, o que mais a machuca, é que alguns acham que ela não tem inteligência e até procuram enganá-la. Alguns amigos íntimos que a estimam sugeriram confiar menos ou ter mais malícia e não permitir que as pessoas abusem de sua confiança.

Algo semelhante já aconteceu com você? Fez o bem e o que recebeu foi o oposto?

E o mais importante: como você se sentiu? Sentiu-se decepcionado ou traído?

Advertisement

Se em algum momento você se sentiu assim, peço que me acompanhe para rever algumas ideias muito interessantes sobre o bem e as razões para ser gentil:

1. A bondade é um sentimento que nasce porque gostamos de cuidar dos outros e de fazê-los se sentirem bem

Uma das muitas maravilhas do ser humano é aquele sentimento sublime que surge no coração e nos convida a fazer o bem pelos outros.

Tire o casaco para dar a outra pessoa, dê a sua comida para quem precisa, recolha um gatinho faminto, pare para fazer uma oração por outra pessoa, doe sangue, visite um doente e agasalhe uma criança. Estes são sentimentos e ações de elevada estima, portanto, exaltam o espírito humano que mantém o mundo girando.

2. Somos bondosos porque esperamos receber o mesmo em troca

Essa é uma ideia que nos coloca em uma linha muito tênue que pode ser perigosa, porque as coisas nesta vida nem sempre funcionam dessa maneira e, então, a decepção e a frustração surgem deixando em nós feridas que, em alguns casos, podem ser difíceis de cicatrizar.

A bondade é uma necessidade que nasce da atitude de fazer o bem, de ajudar os outros, de beneficiá-los; e a maior recompensa que podemos ter é ver alguém feliz, livre, glorificando a Deus e seguindo seu caminho. Essa é a satisfação que só compreende quem é verdadeiramente generoso.

Advertisement

Se você é um generoso à espera do reconhecimento público, lamento informá-lo, mas muito provavelmente, com o tempo, só colherá algumas decepções.

Sabe por quê?

Porque quem é amável libera aqueles que recebem sua amabilidade de qualquer compromisso. O bondoso, ao dar, experimenta alegria, e isso lhe é o suficiente.

3. Nem todo mundo gosta de pessoas boas ou genuínas

Infelizmente, isso também deve ser dito: há pessoas com pobreza espiritual ou danos emocionais que não toleram pessoas boas porque acham que há sempre “alguma outra intenção” por trás de toda boa ação. Para muitos, é impossível acreditar que existem pessoas boas apenas por serem boas.

Seja esperto, seja cauteloso, mas, acima de tudo, seja uma boa pessoa de coração.

Advertisement

4. Bondade falsa é manipulação

Se você é bom para alguém e dá-lhe presentes, por exemplo, para que essa pessoa logo lhe faça o mesmo, esse é o princípio da manipulação. Tenha cuidado. Especialmente em um relacionamento, se você precisar de algo, você tem que falar a respeito! As coisas forçadas nunca terminam bem.

5. Aos bons, as coisas nem sempre vão bem

É isso mesmo, neste mundo às vezes vemos que coisas más acontecem a pessoas boas e com raciocínio absurdo podemos pensar: “Então eu serei como qualquer um, não há sentido em ser bom”, ou pior ainda, pensar que quem faz o errado se dá bem! As coisas não funcionam assim.

A vida pode ser injusta, eu sei. Mas quem quer que faça a coisa certa ou se esforce para ser bondoso terá algo que os outros não têm: a certeza de estar em paz consigo mesmo e com algo muito antigo que poucos conhecem: sentir respeito por si mesmo.

Quero dizer-lhe com certeza que sei que as pessoas boas, mais cedo ou mais tarde, também recebem bondade dos outros, de uma forma ou de outra, seja a própria pessoas ou aqueles que ela ama.

Há alguns meses, uma das minhas filhas foi viver em outra cidade cercada por muita necessidade e dificuldades. Uma noite, enquanto voltava para casa, uma terrível geada a surpreendeu; ela correu para uma pequena loja para se refugiar e lá uma mulher a reconheceu como minha filha. Disse a ela que quando passou por nossa cidade, como imigrantes com sua filha, nós demos um suéter para ela e uma jaqueta para a filha.

Advertisement

Agora, aquela mulher se estabeleceu e tem a loja onde minha filha se abrigou. Naquela noite, levaram minha filha para a casa de carro, ela não passou frio nem por um momento, porque nos ombros dela colocaram um casaco e uma sacola com um jantar quente.

Sempre me emociono a cada vez que conto essa pequena história.

Eu sei, bondade gera mais bondade

Assim, por favor, nunca se canse de fazer o bem. Este mundo precisa da sua boa vontade e daqueles pequenos atos de amor que você realiza todos os dias.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Nunca te arrepientas de ser una buena persona

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.