Ninguém nos deve nada: se der algo a alguém, dê de coração sem esperar nada troca

"Você nunca deveria ter expectativas em relação aos outros. Apenas seja bondoso com eles". Pema Chödron

Erika Otero Romero

“Se você sente que o mundo lhe deve algo, prepare-se para uma vida de horas amargas. Nunca vai conseguir o pagamento que espera. Para você, o céu nunca será suficientemente azul; o bife nunca estará bem passado; o universo não será suficientemente digno de ter entre os seres humanos alguém como você. Chegará irritado e resmungando a uma morte prematura.”

Max Lucado

Perder a esperança que se tem em alguém é um sentimento realmente devastador.

Esperar algo de alguém é o caminho mais direto que conheço para a decepção. Foi por causa disto que aprendi a não esperar nada das pessoas. Ter essa atitude é a forma que encontrei para me relacionar e não perder a fé nos outros. É algo como “se não espero e vem, que ótimo! E se não espero e não vem, que ótimo também!

Há anos, aprendi que é muito doloroso esperar algo de alguém e a pessoa não cumprir suas promessas. Sei que é uma atitude infantil, mas evito sofrer desnecessariamente. Também não digo que é a atitude que se deve ter para com os outros; somos livres para esperar o melhor das outras pessoas, mas nem todos temos a mesma sorte.

Advertisement

Por que nos decepcionamos uns com os outros?

Porque depositamos neles expectativas muito altas. Esperar muito de alguém é dar um salto de fé. A questão é que ninguém tem de corresponder às nossas expectativas, nem nós às dos outros.

Acrescente-se a isso o fato de que, no nosso quadro de referência, costumamos julgar as pessoas. Isso aplica-se tanto a coisas boas como a negativas. No caso das expectativas, o que acontece é que esperamos dos outros o que faríamos por eles.

Muitas vezes acontece que você se esforça para que as pessoas ao seu lado não passem dificuldades. Esforça-se e até se sacrifica pelo bem-estar delas. Não é que você faça as coisas com o fim de conseguir algo em troca; no entanto, é muito doloroso quando você precisa e espera a mesma reciprocidade, mas não acontece nada.

Você também fica desapontado quando as pessoas prometem algo e não se comprometem a cumprir a promessa.

Todas essas atitudes são as que fazem com que nos decepcionemos uns com os outros; também faz com que seus relacionamentos se deteriorem a ponto de você perder a confiança neles e se afastar.

Advertisement

É difícil voltar a confiar

Lamentavelmente, quando alguém falta com a palavra, perde-se a fé nessa pessoa. Por mais que se tente dar-lhe uma oportunidade, terá sempre aquele pequeno espinho a cortar-lhe o coração.

É possível continuar a se dar bem com as pessoas de quem não se espera nada, isso não as torna más pessoas; apenas que não têm compromisso.

É verdade que o decepcionaram porque você depositou muitas expectativas neles, nada pode ser feito diante disso. O que se pode fazer é seguir em frente sem guardar rancor.

Uma coisa que você também deve ter em mente é que as pessoas não fazem coisas para atingir você, elas fazem coisas; você decide se elas afetam você ou não.

Com isso em mente, você é livre para escolher se mantém essas pessoas em sua vida ou não.

Advertisement

Por mais que não queiramos, somos vulneráveis

Amar nos torna vulneráveis. Depositamos tempo, esperança, fé, afeto e isso nos deixa à mercê do que alguém queira fazer conosco. É por isso que temos de aprender a escolher as pessoas que queremos ter na nossa vida.

Ora, não são só as pessoas que escolhemos que nos desiludem; a nossa família também pode vir a nos magoar e decepcionar. Esta situação é complicada de lidar, mas não impossível. Tudo que você deve fazer é dar-lhes uma chance. Se acontecer de você ficar desapontado de novo, então você sabe que o pode esperar na próxima vez. É aqui que você escolhe: se você permitirá que lhe magoem outra vez ou não.

Sei que parece cruel, mas esperar que alguém faça algo e isso não acontecer pode ser doloroso; por isso, devemos aprender a ser fortes sem ser insensíveis. Podemos continuar sendo amáveis e afetuosos; o que faz a relação diferente é que já não esperamos nada.

Proteger-nos não significa que temos de magoar aqueles que nos amam. Proteger-nos das feridas que os outros nos possam fazer não é igual a ser mau ou cruel.

Ajuste suas expectativas à realidade

Pode parecer absurdo, mas, muitas vezes, somos responsáveis pela decepção que os outros nos causam. A realidade é que esperamos mais do que as pessoas podem dar. Não é culpa do outro, é nossa, por não ajustarmos nossas expectativas à realidade.

Advertisement

Quando você finalmente assume que não pode controlar o que as outras pessoas fazem a você, evita sofrimento e decepção.

Já disse um pouco mais acima: costumamos julgar os outros pelo que somos. Se você é amável e carinhoso, vai esperar que outros ajam como você; é aí que está sua falha, em esperar que os outros sejam como você. Em vez disso, abra-se às possibilidades de receber o que as pessoas podem dar e se liberte das expectativas.

Posso finalmente dizer que se desapontar com uma pessoa é escolha sua. Você pode escolher entre aceitar o que lhe podem dar ou desiludir-se esperando muito de alguém que não está obrigado a lhe dar nada.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Nadie nos debe nada: si das algo, no esperes nada a cambio, dalo de corazón

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.