Nervosismo do primeiro dia? Lidando com um novo emprego

Dicas de como impressionar no primeiro dia de emprego, manter a calma ao invés de manter o nervosismo.


Jenna Koford

Você pode estar nervoso, e este pode ser o seu primeiro emprego de verdade, mas mantenha a calma e siga em frente. Em primeiro lugar, você estava confiante e impressionado o suficiente para conseguir o emprego – a parte mais difícil já passou. Agora é a hora de cumprir com as promessas e ser o exemplo da vida real de tudo que o seu currículo diz que você é. Se vista e impressione a todos no seu primeiro dia.

1. Boa aparência

Isso é muito importante. Verifique se o seu cabelo não está gorduroso e seus sapatos são adequados para o trabalho. Se há um uniforme ou certo padrão de vestimenta, certifique-se de conhecê-lo e usá-lo. A primeira coisa que os clientes vão ver é o que está no exterior. Seu chefe estará vendo também.

2. Aja agradavelmente

Nada diz pronto para trabalhar como um sorriso amigável e alegre à disposição. Nunca mostre qualquer sinal de negatividade no trabalho, mesmo se você estiver nervoso, assustado ou entediado. Seja cortês em tudo o que fizer e disser.

3. Comunique-se

. É muito fácil sentar-se e envolver-se no primeiro dia. Quando você age como uma parte da equipe e comunica-se de forma eficaz ao longo do dia, você fará uma primeira impressão muito boa.

4. Faça perguntas

Se você está confuso ou ansioso sobre uma determinada tarefa em qualquer momento, peça a alguém que sabe. Não fique vagando por 20 minutos. Encontre alguém que não esteja falando com outra pessoa e faça sua pergunta educadamente.

5. Mantenha a calma

Se você não fizer tudo perfeito na primeira vez, não faz mal. É comum cometer erros, principalmente no primeiro dia. Quando você optar por fazer uma respiração profunda e mantiver a calma o tempo todo, o dia vai voar.

6. Coloque suas coisas pessoais distantes

Quando você se acostumar com alguns trabalhos, o empregador pode relaxar um pouco e permitir telefones celulares ou mascar chiclete. No entanto, para as suas primeiras semanas, é importante seguir todas as diretrizes e ficar longe das coisas pessoais. Mesmo se você estiver sentado em uma mesa por oito horas arquivando papéis velhos, tenha cuidado. Algumas empresas são mais rigorosas do que outras.

Advertisement

7. Converse com as pessoas

Você pode sentir-se como o recém-chegado, mas não aja como ele. Quando for necessário, converse com seus colegas de trabalho e faça perguntas sobre o trabalho para começar a conversa. Talvez todos almocem juntos – vá com eles. Você não tem que esperar alguns meses para fazer parte da família.

8. Chegue cedo

Para começar com o pé direito, chegue por volta de 10 minutos mais cedo em seu trabalho. Descubra como o ambiente é – formal, informal, divertido – e trabalhe em cima dele.

9. Faça o trabalho que ninguém quer fazer

Se há uma certa tarefa ou trabalho que você sabe que ninguém quer fazer, tome a iniciativa e experimente-a. Talvez seja por isso que você foi contratado, mas quando você agir como se apreciasse mesmo a menor tarefa, sua energia positiva será contagiante.

10. Volte!

Alguns primeiros dias são simplesmente duros o suficiente para tentar quebrar a cara nova, assim quando você voltar a sorrir novamente no dia seguinte, ele dirá algo a seu empregador. A parte mais áspera é – manter a voltar.

Se você seguir estas dicas você terá a certeza que sobreviverá no seu primeiro dia no trabalho. Mantenha o foco, mantenha o pensamento positivo, e fique alerta – você nunca sabe o que pode acontecer, mesmo em um trabalho lento. Mais importante, em primeiro lugar, parabéns por começar em um novo trabalho, e feliz trabalho!

Traduzido e adaptado por  Jaguaraci N. Santos  do original

First day jitters? Coping with a new job

, de Jenna Koford.

Toma un momento para compartir …

Jenna Koford

Jenna planeja terminar seus estudos iniciais e continuar na Brigham Young University, encontrar o Sr. Certo, viver feliz para sempre e escrever sobre tudo isso.