Não se esqueça: você pode conseguir tudo o que se proponha alcançar

Nada é impossível quando você se organiza e controla o seu pior inimigo: a sua mente.

Erika Otero Romero

De muitos pontos de vista, a ideia de “conseguir tudo o que se proponha” parece irreal, mas não é assim. No entanto, alcançar os objetivos estabelecidos requer muito mais do que desejo e boas esperanças.

Muitos, na busca de que seus sonhos se tornem realidade, desistem pela presença de obstáculos que veem insuperáveis. É porque deixamos de perseverar cada vez que o caminho se torna difícil.

A melhor maneira de começar algo é colocar-se numa situação em que a sua única opção é agir. É interessante porque quando você entende que não tem escolha, todos os seus recursos inconscientes trabalham para alcançar esse objetivo. Quando isso acontece, os resultados são inacreditáveis.

As pessoas que atingem os seus objetivos não são muito diferentes de nós. O que as tornou bem-sucedidas foi a sua capacidade de se manterem ativas e focadas.

Abaixo, quero compartilhar com você vários aspectos que têm permitido a muitas pessoas alcançar seus objetivos:

Advertisement

1 Prepare seu entorno para que sua vontade se ponha em ação

Vou colocar da seguinte forma com um exemplo: você tem 10 quilos de excesso de peso e seu objetivo é baixá-los em questão de dois meses. No entanto, tudo ao seu redor faz com que baixá-los nesse lapso de tempo seja um pouco menos que impossível. Você trabalha num restaurante de fast-food e/ou tem preguiça de fazer exercício, mas está decidido a fazê-lo. Para isso, você deve organizar o seu entorno para que ele seja favorável a alcançar seu objetivo.

Você escolhe o seguinte: já que mora a 2 km de onde trabalha, você planeja ir alguns dias a pé e outros de bicicleta; isso requer que você levante mais cedo e também que se organize para que isso aconteça.

Além disso, você escolheu comer comida saudável; então, decide que só uma vez por semana se dará um dia de concessão. O resto da semana você vai comer saudável e tomar muita água em vez de refrigerantes.

O regresso será igual: nada de transportes públicos, mas caminhar de novo. Ao chegar em casa, você se organiza para pular corda por 1 hora enquanto escuta música ou vê algo na televisão; o plano é não desistir.

O exemplo acima é apenas uma ilustração de que você tem que fazer tudo ao seu alcance para controlar o seu ambiente; isso para que ele mesmo o leve a perseverar em seu objetivo.

Advertisement

2 Feche todos os ciclos que podem representar um obstáculo

Você não pode começar uma nova relação quando ainda tem alguém na sua vida. “Poder, pode, mas não deve”, porque vai lhe trazer mais problemas do que bem-estar.

Se você quiser começar em um novo emprego, o lógico é que renuncie ao anterior. Isso é fechar ciclos.

Quando nos encontramos em uma situação complicada, a mente gera desculpas para evitar situações estressantes. Ninguém quer lidar com o estresse de tomar uma decisão, mas é algo que tem de ser enfrentado.

Voltando ao exemplo da dieta, a sua mente, relutante em começar a fazer dieta, tentará atrasar a sua decisão. É como aquele meme típico que diz “hoje não começo uma dieta, mas na semana que vem é batata”.

Se alguém faz esse tipo de coisas, sempre vai encontrar a desculpa perfeita; isso, ou acontecerá algo fortuito que o impeça de dar o primeiro passo em busca de seu objetivo.

Advertisement

A mente é poderosa e você sempre pode governá-la. Uma maneira de fazer isso é fechar todos os ciclos e portas que possam representar um obstáculo. Esta é a melhor opção porque o coloca numa posição em que não pode voltar atrás.

3 Evite perdas e ganhará mais do que tem

Isto é algo que não tinha pensado. Quando corremos o risco de perder algo, é quando mais nos empenhamos em alcançar uma meta.

Quando eu estava na faculdade, o semestre era muito caro. Lembro-me de que se algo me impelia a estudar com afinco, era a ideia de não perder o dinheiro das mensalidades.

Além disso, havia uma parte “muito amável da minha família” que não acreditava em mim; isso me dava mais força para continuar, só queria calar a boca deles. E consegui. Jamais obtive uma nota baixa ou perdi um semestre, e fechei bocas a direita e à esquerda.

É interessante e está provado que ter incentivos para atingir um objetivo aumenta as suas hipóteses de sucesso. Além disso, se esses incentivos consistirem em não perder algo em vez de ganhar, as possibilidades de êxito aumentam. A razão é que as pessoas preferem evitar perdas do que lucrar.

Advertisement

Um conselho: quando se comprometer com algo, ponha em jogo sua reputação e seu dinheiro. Assim será mais difícil que fracasse.

Entenda uma coisa: quando há um objetivo difícil de alcançar, ponha-se em uma situação que o obrigue a seguir adiante. Não confronte a sua mente e ela não se volta contra você. Leve seu objetivo para longe e não terá outra escolha a não ser continuar e não recuar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original No lo olvides: puedes conseguir lo que te propongas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.