Não se case enquanto não fizer estas 5 coisas

Casamento é coisa séria, e é uma felicidade ver um casamento quando é realizado entre duas pessoas maduras. Veja algumas coisas a fazer ANTES de se casar.

Luiz Higino Polito

Tem um ditado engraçado e muito conhecido que diz que “casamento é um buraco onde todos vão cair; quem está fora quer entrar, quem está dentro quer sair”.

Claro que isso é um exagero, mesmo porque nem todos que estão fora de um casamento querem entrar, e existem muitas pessoas que estão casadas que não pensam em sair.

Mas ainda existem muitos que querem se casar, e este artigo é especialmente para eles.

Eis algumas coisas importantíssimas para que o casamento não seja um “buraco“, como diz no ditado, mas sim uma “fonte” de alegrias e realização.

Confira algumas coisas a fazer antes de se casar

1. Conheça várias pessoas do sexo oposto

, faça amizades com elas, mas sem se envolver seriamente, e nem ter nenhum envolvimento íntimo. É bom até ter alguns namoricos sem comprometimento, onde “role” somente alguns “selinhos” sem consequências.

Advertisement

Isso ajudará você a ter um padrão de comparação, para quando surgir aquela pessoa que estremecerá os seus alicerces, deixando você totalmente bobo e hipnotizado por ela, e com quem você desejará se casar. Mesmo quando isso acontecer, mantenha seus olhos bem abertos. Veja se você é correspondido de verdade, porque amor de uma via somente não vai durar muito tempo.

Leia: 5 motivos pelos quais você NÂO deve se casar

2. Se você já está namorando,

e sente que é a pessoa com quem você quer passar o resto de sua vida, analise friamente se vocês dois têm condições mínimas de pagar um aluguel ou prestação de casa própria, e se vocês dois pensam igual quanto a filhos, e também se vocês dois têm condições de arcar com todas as despesas de um lar simples. Ao casar, ninguém deve pensar num lar igual ao dos seus pais ou sogros, porque eles têm o conforto que possuem só depois de várias décadas de muito esforço e trabalho!

3. Diálogo, diálogo, diálogo

Aprenda a conversar sobre tudo com sua namorada, e continue conversando sobre tudo depois de casados! As finanças passam a ser da conta dos dois, acaba aquela coisa de “isto é meu” e “isto é seu”, e tudo passa a ser “isto é nosso“.

Isso vale para os salários e as contas. E se um só trabalhar fora e o outro ficar cuidando da casa, lembrem-se de que o trabalho doméstico e cuidar dos filhos é uma tarefa muito mais difícil do que se trabalhar fora! E de muito mais responsabilidade!

Advertisement

Incluso no “diálogo” estão as conversas para se chegar a um consenso quanto a ter filhos e de como vão criá-los, qual religião que irão frequentar ou não, como vão agir em relação às famílias dos dois (porque haverá muita interação das famílias de vocês, quer vocês queiram ou não – a não ser que vocês vão morar bem longe, em outra cidade ou outro país).

Mesmo cansados, estejam sempre dispostos a conversar, seja no namoro, no noivado e principalmente no casamento. E conversar não é gritar,com vemos em muitos lares…

Como disse um amigo meu, e que já escrevi em um outro artigo, a única justificativa para se gritar em casa é “Fogo! A casa está pegando fogo!”

4. Aproveite bem o tempo do namoro,

divirtam-se sadiamente, façam muitos passeios, não tenham desespero em se casar rápido demais. O tempo do namoro é um tempo mágico e deve ser bem aproveitado.

Além de se divertirem muito no namoro, aproveitem para se prepararem o melhor que puderem para o casamento, estudando para alguma carreira ou profissão que dê segurança, e também aprendendo a respeito de sexo em livros sérios e não com pornografia, que ensina somente coisas irreais e fantasiosas, as quais nenhum casal deve tentar se espelhar, sob o risco de terem enormes frustrações.

Advertisement

Leia: 5 tipos de mulheres com quem você não deve se casar

5 tipos de mulheres com quem você não deve se casar

5. “Antes de casar”,

conforme escrevi acima, “mantenha os olhos bem abertos; depois de casar, feche-os um pouco”.

Esta sábia frase, que está num manual para quem quer se casar, significa que no namoro precisamos ficar alertas quanto à personalidade de nosso provável futuro cônjuge. Se percebermos qualquer incompatibilidade séria, ainda é tempo de se safar.

Depois do casamento, porém, ambos notarão “falhas” ou particularidades no cônjuge, mesmo porque ninguém é perfeito. Mas serão diferenças “normais”, oriundas de educação diferente. É aí que se deve “fechar um pouco os olhos”, procurando ver mais as qualidades do cônjuge do que seus defeitos. Isso é amor verdadeiro.

Advertisement

Leia: Como evitar casar-se com um babaca

Eu ia me esquecendo de um “pequeno detalhe”: só se case se amar mesmo sua namorada (ou seu namorado)! Se desejar do fundo do coração fazê-la(o) feliz, e não somente pensando na sua felicidade.

Recomendo a leitura do manual que citei acima, que pode ser baixado gratuitamente. Esse manual muito me ajudou (e à minha esposa), no tempo em que namorávamos e nos preparávamos para casar.

E nunca nos arrependemos de termos nos casado, mesmo após quase 40 anos!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!