Não posso mudar o passado, mas o presente, sim

É hora de recuperar sua vida e aprender a aproveitar o presente. Deixe o passado para lá com essas dicas!

Adriano Ryba

Suas lágrimas eram como rios escorrendo sobre sua face, ainda que, por vezes, ela respirasse e se acalmasse um pouco, acabava voltando a chorar. Sua dor e tristeza eram tão grandes, que meu coração estremeceu quando ouvi sua história. Às vezes, eu a abraçava com força para transmitir empatia, dava-lhe lenços descartáveis ​​e até um chá de canela para ajudá-la a se sentir melhor.

Ela começou a narrar sua história desde a infância, com a morte de sua mãe quando ainda era adolescente. Tinha muita saudade dela e sentia uma grande tristeza na alma por não ter tido tempo de se despedir dela, pois não entendia o que estava acontecendo. Ela continuou chorando até me dizer que se arrependia de ter se casado tão jovem, porque havia escolhido um homem mau como o pai de seu filho, e disse até que seu divórcio foi a pior coisa que experimentou naquela época.

Ela respirou fundo e caiu no chão, pedindo a Deus que lhe permitisse conhecê-lo para que pudesse estar com Ele em seu reino e ficar ao lado do pai, que também faleceu, havia três anos. Ao se recompor, ela se sentou no sofá, tomou um gole de chá e continuou sua história.

“Há alguns anos, descobri que meu filho tem uma doença incurável, que não é fatal, mas degenerativa”, disse Ana. “Durante toda a vida ele terá que tomar remédios para se controlar, isso é devastador”. Ela continuou, dizendo que havia se apaixonado por um homem que a amava muito e a respeitava, mas que era muito ruim em tomar decisões, o que levou à ruína e decepção, deixando-a frustrada.

Essa história pode ser devastadora e terrível, mas um excelente exemplo de como as pessoas seguem vivendo e pensando no passado sem olhar para o grande espetáculo à sua frente, o presente.

Advertisement

Curar para poder desfrutar uma nova vida

O passado faz parte de quem somos, é a base de como agimos e pensamos; é, sem dúvida, parte da nossa essência e personalidade; as coisas boas ou ruins que experimentamos influenciam muito nossa visão da vida e como projetamos o futuro.

Infelizmente, há pessoas que têm uma grande facilidade para reviver a dor do passado todos os dias, sendo incapazes de olhar além, como se não encontrassem a saída daquele túnel escuro e imenso que causa apenas depressão e tristeza.

O pior é que esse sentimento faz com que permaneçam estáticas, incapazes de avançar, levando-as, inconscientemente, a um caminho de destruição. Existem até pessoas que pensam que seu passado foi tão feliz e maravilhoso, que não apreciam as coisas que têm no aqui e agora , o que as leva a ter uma vida infeliz e frustrada.

Portanto, podemos concluir que pensar nas coisas boas ou ruins do passado não é realmente saudável ou necessário, por ser um obstáculo que nos impede de apreciar o presente.

Como deixar o passado para trás e focar no aqui e agora

1. Largue-o, deixe o ir!

Não há outra opção senão tomar a decisão de deixar o passado ir, deixar ir toda a dor que há em sua alma, e depositar em uma caixa imaginária todos os seus sentimentos e emoções, como rancor, ódio, vingança, culpa e outros que o impedem se curar e se sentir bem. Lembre-se de que é uma decisão que somente você, e ninguém mais, pode tomar. Pode ser difícil, mas se você se dedicar a isso, conseguirá fazê-lo.

Advertisement

A chave é aprender com o passado, analisando as coisas positivas que há em todas as experiências ruins da vida. Por exemplo: uma pessoa que perdeu o emprego pode reclamar por não ter dinheiro; no entanto, agora você terá mais tempo com sua família e tempo para encontrar um emprego melhor e com o salário maior.

2. Desabafe, compartilhe sua experiência

Os especialistas sugerem algumas técnicas para se desprender do passado, como falar de suas experiências dolorosas com pessoas próximas, amigos, familiares ou profissionais. Dessa maneira, busca-se empatia, apoio e conselhos de pessoas que realmente valorizam e amam você. Dessa forma, você pode se libertar do seu fardo.

Eles também recomendam escrever cartas sem necessidade de enviá-las. Ao escrever, você poderá expressar claramente seus sentimentos e emoções. A ideia principal é escrever todas as experiências negativas e dores que sentiu ou sente nesses momentos. Essa é uma maneira de desabafar e se libertar do que o machucou por tantos anos, e que o ajudará a se conhecer.

3. Perdoe-se

Muitas vezes, carregamos um fardo sobre os ombros, cheio de remorso, culpa, rancor e ódio, que são indubitavelmente desnecessários e só servem para prejudicar a sua saúde. É essencial entender que as coisas que você fez de errado não podem mais desaparecer; portanto, será mais produtivo aprender com os erros do passado e perdoar a si mesmo por não ter feito o que, para você, era o correto a fazer.

Busque em seu interior as razões a origem de suas ações, aquelas que o levaram a agir dessa maneira, assim você poderá ter uma imagem mais clara de como enfrentar seu presente e futuro.

Advertisement

4. Uma meta diária

Uma maneira eficaz de parar de pensar no passado é estabelecer metas diariamente, uma de cada vez, e comprometer-se a cumpri-las. Devem ser coisas que você pode fazer facilmente, como: “Hoje vou passear com meus animais de estimação e pintar meu cabelo”.

Quando você atinge seu objetivo diário, percebe que está gostando do presente e que chegou a hora de deixar o que o machuca, simplesmente porque você está trabalhando em si mesmo. Ouse desafiar a si mesmo e fazer hoje o melhor dia da sua vida.

5. Agradeça

Agradeça a Deus e à própria vida. Comece tomar ciência de que você é: uma pessoa abençoada e feliz que tem saúde, trabalho, pessoas que o amam, comida e um teto seguro para descansar e viver. Seja grato por poder andar, ver, cheirar, tocar, falar; agradeça por cada batida do seu coração e célula do seu corpo. Ao fazer isso, você aprenderá a aproveitar seu presente e começará a valorizar tudo ao seu redor.

Deixe o passado tempestuoso no esquecimento e concentre-se no aqui e agora. Você pode fazê-lo, é uma pessoa forte, inteligente, corajosa e muito capaz de progredir. Confie em você!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original No puedo cambiar el pasado, pero sí el presente

Advertisement
Toma un momento para compartir ...