Não leia

Certa vez, há muito tempo, escrevi um artigo para um jornal com esse título. Neste artigo aqui, abordarei os limites que todos precisamos, principalmente as crianças.

Luiz Higino Polito

Se você está lendo este artigo, não se preocupe, você não é exceção.

Quase todo mundo adora fazer o que lhe dizem para que não faça!

Isso é mais verdadeiro ainda para crianças e adolescentes, que constantemente estão testando os seus limites, e é uma verdadeira prova de fogo para a paciência dos seus pais e de suas mães.

As crianças adoram testar os limites dos seus pais, constantemente.

Leia: 5 maneiras de estabelecer limites aos filhos

Advertisement

A grama do pasto vizinho

Quando você tiver oportunidade de ver vários animais num pasto, observe que sempre haverá alguns com a cabeça para fora da cerca de arame farpado comendo a grama do pasto vizinho. E muitas vezes a gramado do pasto vizinho é igual a grama do pasto onde estes animais estão.

Tais animais só estão apenas testando os limites até onde eles podem chegar.

Com as pessoas isso funciona da mesma maneira.

Diga a uma criança para ela não subir numa escada, e ela ficará doida para subir. A criança talvez nem tinha visto ainda tal escada, mas nós lhe dizemos para “Não subir na escada, porque senão pode cair e se machucar”.

Aí a tal escada, que a criança nem tinha visto ainda, se torna subitamente atrativa para ela.

Advertisement

E provavelmente a criança só se lembrará da palavra “escada”, e esquecerá do resto que você falou. Às vezes até olhará para você, ao ir para a escada, com ar de desafio.

Minha netinha de dois anos fez exatamente isso, recentemente, quando lhe disse para não subir numa escada.

É um difícil desafio saber o que falar e o que não falar para as crianças, para que elas fiquem longe do perigo de acidentes e de tantas outras coisas.

Cada criança é tão diferente uma da outra, que “receitas” prontas só funcionam parcialmente.

É necessário ser criativo com cada filho, pois para cada um, a educação precisa ser “sob medida”.

Advertisement

Leia: 6 dicas para ensinar as crianças sobre o perigo desconhecido

E se usarmos o oposto?

Vale a pena tentar, por que não? Se queremos que nosso filho coma um tipo de verdura que ele não gosta, por exemplo, que tal dizermos para ele não comer tal verdura ou legume, porque senão ele vai ficar forte demais? Ou bonito demais? Não custa tentar.

Estabelecendo limites para as crianças

Paulo Afonso Caruso Ronca, Doutor em psicologia educacional, diz numa matéria de uma revista para pais, “que a criança só vai saber até onde pode ir quando tem limites claros e estabelecidos. É assim que ela aprende a ajustar-se às regras e conhecer suas possibilidades. Uma criança com limites se sente mais segura para explorar, parte fundamental do desenvolvimento infantil. (…)Limite e autonomia podem parecer questões opostas. Mas, quando se trata de educação, esses conceitos se conectam e mostram que trabalham juntos”.

Nesta mesma reportagem é citada Renata Konzen, que é Consultora Familiar, e que “explica que muitas vezes os próprios pais acabam perdendo a linha por não achar o equilíbrio. Às vezes são permissivos, por convicção ou até mesmo cansaço, ou são extremamente rígidos com medo de perder o controle dos filhos. Mas (Renata Konzen) alerta: geralmente, os mais autoritários enfrentam a revolta dos filhos, e os permissivos acabam tendo que lidar com sintomas sérios de ansiedade, porque, sem limites, a criança se sente perdida.”

Buscando o equilíbrio correto

Buscar o equilíbrio correto ao educar os filhos é um enorme desafio. E uma tremenda responsabilidade.

Advertisement

Mas no futuro, quando você tiver a bênção de ver seu filho bem-educado e se tornado uma pessoa descente, madura e responsável, você verá que todo sacrifício que você fez valeu a pena!

Leia: 6 reflexões para educar um filho sem mimar

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!