Nada pode deixá-lo mais feliz do que estar livre de cargas emocionais

O declínio, assim como a elevação da sua paz mental, nasce e morre em você. O que você pode fazer para se libertar das cargas emocionais?

Erika Otero Romero

Há momentos na vida em que é impossível não se sentir aborrecido com tudo ao redor. Seu trabalho o deixa estressado, e sua família é mais exigente que o normal; no entanto, você se abstém a admitir em voz alta. Soma-se a isso o fato de que a mínima dificuldade que surge já o deixa irrecuperável, e não porque o seja. Isso geralmente ocorre quando você está extremamente sobrecarregado com tudo ao seu redor. Não é uma coisa ruim, nem você está doente, tampouco precisa se sentir culpado, pois acontece com todos nós.

Também acontece que, depois de um tempo de descanso, você se sente livre de todo esse ambiente que tanto o sufocava. Sejam férias prolongadas ou um bom fim de semana, o importante é “recarregar as baterias”.

No entanto, esse não é o único método a que pode recorrer para “se libertar das cargas diárias”. Você verá, a seguir, várias coisas que você pode fazer diariamente, e por toda a vida, para desfrutar uma saúde física e mental.

1. Diga adeus a pessoas tóxicas

Todos sabem que, se existe algo que pode gerar mais desgaste mental e emocional, é lidar com alguém tóxico .

Portanto, se você se associa a pessoas que estão sempre reclamando, elas insistem em ver o lado “feio” das coisas, criticam você cruelmente e são extremamente exigentes, e fique longe delas.

Advertisement

É vital que você interaja o mínimo possível com pessoas tóxicas, porque elas drenam sua vitalidade. Além disso, elas lhe dão uma carga de tanto desânimo, que você perde o desejo de lutar pelo que deseja, porque as críticas constantes fazem com que você duvide de sua força.

2. Dê uma caminhada no parque

Ficar confinado por muito tempo pode desgastá-lo muito. Não há nada mais eficaz para sentir as energias recarregadas do que sair para caminhar por um tempo. Estar em contato com a natureza permite uma conexão com o mais básico do seu ser: seu instinto e desejo de viver.

Permita-se caminhar pela manhã antes de ir para o trabalho e, ao fazê-lo, tome cuidado para ter uma respiração consciente e não superficial. Isso ajudará você a ter uma boa oxigenação cerebral. Você também pode fazer isso à tarde, para extrair toda carga negativa que acumular após um dia duro no trabalho.

3. Desconecte-se do mundo digital

Televisão, celular, computador e outras tecnologias o levam a absorver informações desnecessárias. Por isso, se quiser relaxar e dormir em paz, você deve se desconectar desses aparelhos às 20h, o mais tardar, 21h.

Se você demora para pegar no sono ou precisa se livrar do enfado, um livro é sempre melhor do que um telejornal cheio de notícias ruins.

Advertisement

4. Mude sua dieta

Alimentar-se mal nos tempos modernos é quase um costume. Talvez se deva à falta de tempo ou de ideia do que cozinhar. A verdade é que se você come macarrão toda segunda-feira, feijão às terças-feiras e cada dia tem um menu específico, você está lentamente se matando de tédio.

Mudar sua dieta não é má ideia, e você acaba deixando seu corpo mais ativo ao variar o que consome. Crie o hábito de não comer carne todos os dias, e comer mais vegetais, frutas, grãos e beber muita água. Você verá como seu corpo vai agradecer a mudança.

5. Aprenda coisas novas

Nada mais vital do que saber que você é capaz de coisas que não fazia ideia que lhe eram atrativas. O que às vezes acontece, é você acreditar na narrativa de que é inútil ou que só “serve” para a tarefa “x”. Isso faz com que você acabe não explorando suas outras habilidades e não se dando o valor merecido. Mesmo assim, quando você se atreve a fazer coisas diferentes, pode descobrir habilidades inesperadas.

Você pode descobrir que tem habilidade para costurar, pintar, bordar, tricotar ou o que quer que seja, e não sabia disso. Bem, deixe-me dizer que qualquer atividade em que encontrar felicidade lhe dará essa satisfação de que às vezes precisa para se sentir bem consigo mesmo.

6. Medite

Se há algo libertador e que ajuda você a se entender, é a meditação. Não requer muito tempo (ou apenas o tempo que deseja gastar) e nenhuma experiência, apenas disposição e desejo de se conectar com sua espiritualidade.

Advertisement

Pode ser que, no início da prática, você ache que não está conseguindo nada, mas não pense assim. Mesmo que acabe pegando no sono por cansaço, ou seja bombardeado por pensamentos enquanto tenta manter sua mente vazia, você está conseguindo, e muito. Com o tempo, você perceberá como é revitalizante livrar-se de tudo que lhe faz mal. Isso é alcançado apenas fechando os olhos e deixando-se levar com a ajuda de músicas relaxantes.

7. Pense mais em si mesmo

Às vezes, há certo medo de que as pessoas o chamem de egoísta. Acontece com frequência de, ao querer gastar dinheiro com você mesmo ou passar um tempo sozinho, longe das pessoas, elas acabarem o chamando de egoísta. Não, você não é egoísta; está apenas pensando em seu bem-estar e na tranquilidade que merece de vez em quando.

8. Arrume sua casa

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Eu sei que pode ser desgastante cumprir com seus afazeres todo santo dia. Mas nada é tão gratificante quanto chegar em casa e saber que sua cama está limpa e suas roupas, cheirosas.

Quando cuida da sua casa, você cuida de si mesmo(a). Você não precisa “se matar” todos os dias para deixá-la “um brinco”. Portanto, reserve um dia para cada tarefa e você certamente terá tempo de sobra para fazer algo que realmente gosta.

9. Não tenha medo

Muitas pessoas têm medo de ficar sozinhas porque temem descobrir características em si mesmas que não gostam. Ninguém pode amar o outro se não começar a se amar primeiro.

Advertisement

Quando se der a oportunidade de se aceitar e/ou mudar o que não gosta em si mesmo, você começará a aproveitar o tempo que passa sozinho.

Tente se reconectar com suas emoções, não tema chorar ou sentir medo. Quando você conseguir fazer isso, estará descobrindo sua natureza emocional e conseguirá desabafar, assim como se libertar do que lhe causa tanto dano.

Como pode ver, desintoxicar seu corpo e mente não é tão complicado quanto parece. Você só precisa quer fazer. E isso é bom para você, pois sua saúde e felicidade dependem disso.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Nada puede hacerte más feliz que estar libre de cargas emocionales

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.