Mulheres teimosas se saem melhor na vida, diz estudo

Se você é teimosa, a ciência tem boas notícias para você.

Fernanda Gonzales Casafús

Teimosia ou obstinação parecem características ruins quando nos referimos ao comportamento de uma criança. No entanto, essa qualidade pode levar uma criança a ser um adulto bem-sucedido, de acordo com um estudo.

Segundo matéria publicada no El País e artigo da revista científica Developmental Psychology, as crianças teimosas e que gostam de quebrar as regras serão adultos que ganharão os melhores salários e terão os melhores empregos.

Meninas teimosas, mulheres obstinadas

O estudo se baseou em cerca de 700 pessoas avaliadas desde os 12 até os 52 anos de idade. Os resultados mostraram que os adultos que eram teimosos na infância alcançaram salários mais altos e desempenho acadêmico superior, além de sucesso profissional.

Mas o fato marcante é que, desse grupo, 56% eram meninas. Portanto, aquelas mulheres que hoje são desafiadoras e obstinadas, certamente o foram quando pequenas, e isso também lhes trará certos benefícios na vida, apesar do que suas mães tiveram que passar com elas.

Portanto, quando vir a insistência exaustiva de sua garota, lembre-se de que ela está desenvolvendo sua personalidade, e que isso pode levá-la a ser uma mulher que luta pelo que quer na vida. Claro, você deve saber como lidar com isso e os limites saudáveis ​​que deve impor para que sua obstinação não lhe traga problemas.

Advertisement

Obstinação ou capricho?

O que o estudo diz faz sentido. Uma criança que cresce sabendo enfrentar os obstáculos ou lutar contra os outros para conseguir o que procura, será um adulto que sabe lutar pelo que lhe pertence.

A questão é saber diferenciar a personalidade teimosa da que não raciocina, pois a última certamente não será uma qualidade positiva de vida. Ser perseverante na vida é bom, mas quando essa obstinação não nos deixa ver nada “além”, pode se tornar um martírio.

Embora a tenacidade no que buscamos nos ajude a alcançar nossos objetivos, é essencial ter os pés no chão para poder admitir que nem sempre estamos certos em tudo e que às vezes é necessário ceder. O equilíbrio entre uma coisa e outra é o que, na minha opinião, vai determinar o sucesso na vida.

Mulheres no poder

Lutar pelo que queremos e alcançá-lo, num mundo preparado por e para os homens, costuma já ser um grande mérito.

O sucesso como tal é entendido, hoje, de forma unilateral. Em que imagem você pensa quando digo “mulher de sucesso”? Certamente, você já imaginou uma mulher devidamente vestida, empresária, arrumada e com sua pasta na mão. Mas o sucesso nem sempre acontece necessariamente por aí.

Advertisement

Nós, mulheres, somos bem-sucedidas quando alcançamos o que queremos. E quando nossa obstinação é colocada nisso, alcançamos o impensável. A teimosia em conseguir o que quer pode levá-la a realizar seu sonho de ser mãe, ou empreendedora, ou voar pelo mundo, ou ser uma salvadora de animais.

Um ponto de vista firme pode ser uma qualidade que nos leva a ter um bom emprego, sim. Mas o sucesso é muito mais do que uma grande soma de dinheiro na conta bancária ou um bom emprego.

O sucesso invisível

Uma mulher é bem-sucedida quando alcança o que deseja e anseia em seu coração. Muitas de nós o somos, mas não por irmos às 9h para o escritório, esse sucesso simplesmente passa despercebido.

O sucesso invisível é o daquelas mulheres que conseguiram superar seus próprios medos, embarcar em uma aventura ou enfrentar as adversidades e alcançar o impensável.

O sucesso também é daquelas mulheres que lideram uma família e, olhando para trás, veem seus filhos já crescidos, e seus corações explodem de orgulho.

Advertisement

Aquelas mulheres que servem e alimentam os outros com amor, humildade e serviço são bem-sucedidas. As que são voluntárias e dão a vida pelos outros.

O sucesso dessas mulheres que trabalham no campo, que criam seus filhos sozinhas, que no final do dia, sentadas no sofá, têm seu pescoço envolto por mãozinhas gordinhas, é invisível.

As qualidades para o sucesso

Como mulher, certifique-se de seguir seus sonhos, seja teimosa em seus objetivos, planeje e organize suas tarefas, e você alcançará o sucesso. Especialistas dizem isso, mas sua intuição também.

No entanto, lembre-se de cultivar certas virtudes como compaixão, empatia, caridade, amor ou humildade, porque sem elas nenhuma mulher – e nenhuma pessoa – pode ser totalmente bem-sucedida.

Você é uma mulher de sucesso quando ama e se deixa amar, quando segue suas metas mas respeita os outros, quando luta por seus ideais e ajuda os outros a alcançá-los também. E acima de tudo, você é bem-sucedida quando coloca amor em tudo que faz.

Advertisement

Abrace o amor, persiga seus sonhos e você alcançará o sucesso que merece.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original A las mujeres obstinadas, les va mejor en la vida, según un estudio

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.