Mostre ao sobrepeso quem manda em quem

Este artigo, destinado ? s mulheres, contém uma série de comportamentos para conseguir combater o sobrepeso de maneira saudável. Você pode vencer o sobrepeso!


Diana Cantor Martinez

O sobrepeso não é algo exclusivo da mulher. No entanto, a sociedade é muito mais exigente com elas nesse aspecto. As ruas estão lotadas de cartazes com mulheres com corpos que estabelecem o que devemos considerar como exemplo de perfeição. Enquanto isso, o cinema e a televisão também promovem um conceito de beleza associado a mulheres magras e com determinadas medidas. Sem dúvida, isso tem feito com que milhares de mulheres – à procura de alcançar esse padrão estético socialmente aceitável – caiam em comportamentos obsessivos, transtornos alimentares, dietas radicais e perigosas para a saúde, enquanto outras, não vendo resultados, optam por comer obsessiva e descontroladamente.

Ganhar peso não é apenas uma questão de medidas, mas também de saúde física e emocional: em geral, quem está acima do peso tem problemas sérios de autoestima. Só nós, mulheres, sabemos qual é o sentimento de quando o fecho de um vestido que antes ficava fantástico em você, de repente não fecha mais. Sem mencionar todas as doenças físicas que um desequilíbrio no peso corporal traz consigo.

Certamente, você já está cansada de ouvir a mesma coisa e quer soluções reais. Bem, deixe -me contar-lhe que perdi oito quilos em três meses. E não há uma dieta especial, mas sim um conjunto de comportamentos simples que juntei de várias fontes e coloquei em prática. Além disso, quero que saiba que tenho uma condição de saúde especial: tenho hipotireoidismo. Removi minha tireoide em uma cirurgia. Esse não é o tema central do artigo, mencionei apenas para que você veja que essa doença faz com que seu metabolismo seja muito lento e produza sobrepeso. Antes de contar quais foram esses comportamentos, quero que tenha em mente o seguinte:

1. Toda mudança em nossa conduta, começa com uma mudança de pensamento

Ou seja, você deve deixar as crenças que não permitem que você emagreça de lado, como por exemplo “nada funciona para mim”, “eu não tenho força de vontade”, etc. Mude o padrão de seus pensamentos. Pense: “Eu posso e vou fazê-lo.”

2. Tome a decisão de começar de uma vez

, quando se trata de perder peso, tomar a decisão não é fácil, pois envolve esforços e até sacrifícios. Não fique adiando, porque irá demorar ainda mais para ter resultados. Então, comece hoje mesmo.

3. Seja constante

Um ex-chefe costumava dizer “nada no mundo supera a constância.” É assim mesmo, qualquer ação que você implementar procurando diminuir o peso requer perseverança. Em um ou dois dias, ou inclusive uma ou duas semanas, você não irá obter os resultados esperados, por isso, arme-se com força interior e não desista até alcançar seu objetivo.

Agora, minhas sugestões. Mais uma vez, lembre-se de que não são fórmulas mágicas, mas pequenas mudanças que devem ser implementadas com paciência e persistência.

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Pese-se e defina o objetivo

, quanto peso você quer perder? Pergunte ao seu médico qual deve ser seu peso ideal. O melhor é ir pouco a pouco: dois quilos por mês é bom.

Coma menos em cada refeição

, mas mais vezes ao dia. Não se trata de não comer, simplesmente diminua um pouco a quantidade em cada refeição. Para metabolizar os alimentos, o organismo queima calorias. Quando o alimento é abundante, o organismo trabalha mais lentamente, ao comer um pouco menos, a digestão será mais rápida e queimará mais calorias.

Coma entre as refeições

frutas secas, amendoins salgados, pistache, nozes ou pequenos lanchinhos.

Tome água

É essencial para melhorar a digestão, hidratar o organismo e tornar a pele mais fresca e jovem. Sugiro que você comece aos poucos. Por exemplo, durante uma semana tome dois copos de manhã, dois a tarde e vá aumentando gradualmente. O ideal é tomar dois litros por dia.

Tome chás ou ervas naturais

Existem diferentes tipos de chá e ervas naturais que podem ajudar na perda de peso. Prefiro não sugerir nenhum em particular, mas você pode procurar os que estão ao seu alcance.

Faça exercício cardiovascular

Isso foi decisivo para mim. A chave é escolher uma rotina que lhe seja atraente e você faça com gosto, eu particularmente gosto de dançar, então escolhi Zumba, que é uma rotina aeróbica de dança. Durante três meses, eu a pratiquei por 40 minutos todos os dias (o tempo que dura o CD). Agora faço um dia sim um dia não, mas você também pode sair para caminhar diariamente por 30 minutos, correr, andar de bicicleta, nadar ou fazer bicicleta em casa. O importante é que seja um exercício aeróbico que acelere o ritmo cardíaco, o que permite queimar calorias.

Faça automassagens redutoras,

na internet você irá encontrar muitos vídeos e informações sobre como fazer você mesma uma simples massagem nas zonas mais afetadas como abdômen, pernas, glúteos e isso vai ajudá-la a tonificar.

Diga não aos alimentos fritos e gordurosos

, a farinha branca (pães, massas, bolos e tortas), aos refrigerantes e bebidas artificiais e ao fast food.

Diga sim a todas as frutas e verduras

, a todas as carnes magras (não gordurosas), ao frango, peixe, atum, pães e cereais integrais, ovos, queijo branco e leite desnatado.

Recomendações finais

não faça cochilos imediatamente após o almoço, não jante muito tarde, e também não o faça com cereais matinais, diminua gradualmente o açúcar em suas bebidas e se puder substitua-o por açúcar dietético ou adoçantes naturais e mesmo assim adoce pouco, dê-se prazer de um chocolate, bolo ou sorvete na semana, não é necessário removê-los de sua dieta, use as escadas sempre e não use o carro se não for necessário.

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Coragem! Tudo é possível, isso não só vai melhorar sua autoestima e saúde. Você também pode surpreender seu marido e sua família.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Demuestra al sobrepeso quién manda a quién, de Diana Patricia Cantor Martinez.

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Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.