Moralidade Divina x Imoralidade humana

Está na família a solução para vencer a imoralidade que assola a humanidade. É preciso que os pais sejam exemplos para os filhos de como combater a imoralidade humana com a moralidade divina.

Beth Proenca Bonilha

Quando se fala em moralidade logo se pensa em conduta, cultura, conceitos, valores e costumes. Cada povo tem condutas diferentes quanto a determinados aspectos morais, e às vezes a conduta de um povo pode chocar outro por este achar aquela conduta não aceitável. Como por exemplo, a forma como os índios vivem, sem cobrirem seus corpos, em sua cultura isso não significa imoralidade, já para outros povos é uma prática imoral.

Ponderando sobre essas diferenças de condutas na terra entre os diferentes povos, como se pode definir um modelo ideal a ser seguido?

Moral está diretamente ligada a regras estabelecidas que beneficiam a todos igualmente e que existem para serem seguidas.

A moral na concepção divina

Segundo os conceitos religiosos, independente da denominação, há um padrão moral a ser seguido. Padrão esse estabelecido por Deus após ter colocado o homem na terra e observado que os seres humanos estavam fazendo escolhas e agindo de maneira que prejudicavam uns aos outros.

Há uma batalha sendo travada entre a moral divina e a conduta humana desde os primórdios da existência da humanidade, cada período com seus próprios desafios.

Advertisement

Porém, se for feita uma análise cronológica, percebe-se que hoje em dia a moral na concepção divina está cada vez mais sendo distorcida pelo homem para atender a seus desejos e caprichos.

O bem acaba sendo considerado mal, e o mal acaba sendo aceito como bem justificado como obra natural da modernidade e do progresso da humanidade.

Moral divina X Moral humana

Essa batalha tem se intensificado muito atualmente, e mais pessoas racionalizam os conceitos e princípios pensando: Hoje em dia as coisas mudaram, e temos que nos ajustar a elas.

Mas não deve ser assim. Tudo o que provém de Deus deve ser para sempre, independente da cultura de cada região e povo, seja para os índios que convivem nus ou para os povos em que é crime uma mulher mostrar seu rosto. Os princípios de conduta moral que vêm de Deus se aplicam a todos, pois não se referem a escolhas de vestimentas e culturas locais, mas estão diretamente ligados a aspectos de caráter, ações e escolhas para si próprios que interferem na convivência com o próximo.

Contradições atuais entre a moral divina e a conduta humana

Deus diz

O Homem diz

“Não roubarás.” O Homem diz: “Eu só faço o que todos estão fazendo.”

Advertisement

Deus diz

O Homem diz

“Não cobiçarás.” O Homem diz: “Compro o que desejo e depois vejo como vou pagar.”

Deus diz

O Homem diz

“Ama teu próximo.” O Homem diz: “Cada um por si. O mundo é dos espertos.”

Com essas falsas ideologias, o homem transforma em imoral a moralidade divina que foi instituída para dar à humanidade meios para que a justiça e a equidade pudessem amenizar a dor dos que têm menos oportunidades e dar oportunidade de desenvolvimento aos mais afortunados.

Para que essa batalha seja vencida pela moral divina, é preciso que as famílias ensinem suas crianças, que sejam exemplo de pureza e obediência para que seus filhos sigam seus passos e formem uma nova geração de pessoas moralmente limpas e dispostas a fazer com que a imoralidade humana não prevaleça à moralidade divina.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu