Momento criança: Ensine os pequenos a pintar tecido usando material reciclado

Aproveite nossa sugestão de pintura em tecido usando material reciclado e ajude seu filho a desenvolver seus talentos e aumentar o carinho por seus familiares.


Isabella Araujo

Muitos pais acreditam que o fator financeiro limita completamente a quantidade de atividades a serem realizadas com os filhos. Momentos divertidos, no entanto, não requerem necessariamente muito gasto. Para ajudá-los na tarefa, ensinamos passo a passo a execução de uma atividade de pintura em tecido feita com caixas de leite reciclado.

Comprar presentes, fazer agrados e levar os pequenos a lugares novos é algo bom, mas o que a maioria das crianças precisa é de tempo significativo com a família. Márcia Rodrigues Genime, integrante da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, esclarece na matéria Por que brincam as crianças? que a qualidade das atividades desenvolvidas é o fator mais importante na relação entre pais e filhos. O tempo que os familiares passam juntos aprimora a união e ajuda no desenvolvimento individual das crianças e adultos”.

Para ajudá-los a estreitar o convívio familiar, aprimorar as habilidades e se divertir, a artesã Júlia Passerani ensina com criatividade a elaboração da pintura de uma camiseta utilizando caixas de leite reciclada como estêncil. Acompanhe abaixo o procedimento:

Materiais

  • Camiseta

  • Tinta para tecido nas cores desejadas

  • 1 pincel para pintura chato ou roliço

  • Estilete

    Advertisement
  • Lápis ou caneta

  • 1 caixa de suco ou leite aberta e limpa

  • Riscos infantis com poucos detalhes

Execução

1- Coloque o risco sobre o lado cinza da caixa de leite ou suco e, com um lápis ou caneta, transfira o desenho para a caixa.

2- Apóie a caixa de suco ou leite sobre uma placa de MDF ou madeira e, com o auxílio de um estilete, recorte o desenho.

Dica: Ao recortar, tome cuidado para não perder o formato do desenho. Quanto mais simples o risco, mais fácil será para recortar.

3- Posicione o molde feito com a caixa de leite sobre a camiseta. Umedeça o pincel na tinta desejada. Com uma das mãos, segure o molde. Com a outra, dê leves batidinhas do pincel umedecido em tinta nas áreas vazadas do molde para completar a pintura.

Dica: Coloque uma placa de MDF ou pedaço de papelão dentro da camiseta para evitar que manche o outro lado.

4- Remova o molde com cuidado e aguarde o tempo de secagem indicado no rótulo da tinta para que a camiseta possa ser usada.

Dica: a técnica de pintura com estêncil, pode ser realizada em outros objetos e materiais como, por exemplo, almofadas, toalhas e lençóis. Por ser uma atividade simples e barata, é uma boa sugestão para também completar a renda familiar.

Advertisement

Como pode ver, é possível realizar uma atividade divertida e instrutiva com um número reduzido de materiais. Use a imaginação e crie também outras atividades em família.

Fonte das imagens: Julia Passerani é professora de pintura e ganhou no ano de 2010 o prêmio “Artesão do Ano” na categoria pintura em tecido._

Toma un momento para compartir …

Isabella Araujo

Isabella Araújo é jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e é mestranda do curso de Literatura Portuguesa da Universidade do Porto.