Mitos sobre perder peso que você não deve acreditar

Beber água às refeições engorda? Tomar vitamina engorda? E comer de três em três horas emagrece? São tantas as dúvidas. Recentes descobertas contam o que é mito e o que não é.

Stael Ferreira Pedrosa

O sonho de todo mundo é ficar magrinho e poder comer de tudo. Quem não sonha com isso? Por isso muitas pessoas embarcam em programas e dietas loucas para perder peso. Mas, emagrecer é um processo mais complicado que, infelizmente, não cai do céu. Temos que fazer a nossa parte.

E é aí que muita gente desanima, tem que se privar de alimentos que gosta, tem que fazer exercícios e isso é muito chato. Mas, realmente mudanças têm que ser feitas. O importante é fazer uma profunda análise dos benefícios que se espera: saúde, melhor aparência, boa disposição x sacrifício.

Antes de embarcar em dietas loucas ou produtos milagrosos, confira os mitos e as novas descobertas da ciência em relação à perda de peso.

Mito: Emagrecer é uma questão puramente física

É muito comum, pessoas que começam uma dieta, segurarem a onda por alguns dias e de repente não aguentam mais e atacam um bolo de chocolate ou exageram na quantidade. Isso pode não ser apenas pela fome que a dieta está causando, mas por um problema psíquico que pode ser ansiedade, compulsão, culpa, autogratificação, etc. Além disso existe a razão errada que leva a pessoa a querer perder peso. Se for para ser aceita pelos outros, para conseguir um namorado, para agradar a um cônjuge ou os pais, o foco estará centrado nos outros e não em si mesmo, o que pode prejudicar os resultados do programa de emagrecimento e na manutenção, pois além dos fatores acima, pesquisas têm mostrado que pessoas que comem por depressão ou ansiedade têm maior tendência a recuperar os quilos perdidos. Por isso o ideal é fazer um acompanhamento multifocal.

Mito: Todos têm um peso pré-determinado geneticamente e não se pode ir além disso

A influência genética no peso e na forma corporal tem sim importância para o emagrecimento, mas não é fator decisivo. Talvez demande mais tempo e esforço, mas é possível todo tipo físico emagrecer, haja vista as pessoas que ficaram em campos de concentração durante a segunda guerra mundial, não havia obesos entre elas. Da mesma forma pessoas que desenvolvem anorexia emagrecem independente de seus genes.

Advertisement

Mito: Tomar vitamina engorda

Vitaminas não engordam. Embora algumas vitaminas como a B1 e B12 aumentem o apetite elas não são necessariamente culpadas pelo ganho de peso. O que engorda é a ingestão excessiva de carboidratos. Como regra geral não tome complementos vitamínicos sem supervisão médica.

Mito: A perda de peso é sinal que a dieta é boa

Qualquer dieta pode fazer alguém emagrecer, existem diversos tipos. No entanto, nem todas são boas ou saudáveis. Dietas restritivas em excesso podem privar o organismo de nutrientes essenciais, causar fraqueza, doenças e até a morte. A melhor opção na verdade é a reeducação alimentar para a vida inteira, eliminando excessos de carboidratos simples (açúcar, biscoitos, refrigerantes, pão branco), que só fazem mal e não alimentam e fazer exercícios. Pode demorar mais, mas os efeitos também durarão por muito mais tempo.

Mito: Comer de 3 em 3 horas emagrece

Esse é um conceito que está ficando ultrapassado. A fome é o indicador natural para todos os animais que é hora de comer. Dar ao organismo mais alimento do que ele precisa e mais vezes do que ele pede, não só engorda como é prejudicial. Além disso, não há comprovação científica de que comer de 3 em 3 horas acelere o metabolismo.

Existem muitos médicos que defendem o jejum intermitente no qual a pessoa passa 16 horas sem comer como algo muito benéfico à saúde. Já outros defendem que comendo no mínimo de 4 em 4 horas, evita-se a hipoglicemia. O que os médicos chamam nesse caso de hipoglicemia é na verdade o hiperinsulinismo causado por excessos de carboidratos. Portanto, se a pessoa reduz ou elimina o consumo de carboidratos, poderá ficar mais tempo sem comer e não ter hipoglicemia. Claro que isso é válido para quem não tem diabetes. Em todo caso, procure seu médico antes de qualquer decisão alimentar.

Mito: Beber água durante as refeições engorda

Outro mito. A água não engorda. Inclusive pode até ajudar a emagrecer, pois a água ocupa parte do estômago se ingerida antes da refeição, o que faz com que a pessoa coma menos. O que pode acontecer é que tomar líquido em excesso durante a refeição dilate o estômago fazendo com que a pessoa passe progressivamente a comer cada vez mais. Mas, se for um copo apenas isso não acontecerá. Porém, tomar refrigerantes ou sucos sim, engorda, pois há acréscimo de calorias.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.