Meus filhos não me deixam fazer nada

Você acha que seus filhos "não a deixam fazer nada", mas fazem muitas coisas por você sem você perceber.

Adriana Acosta Bujan

A maioria das mulheres deseja se tornar mães gerando vida através do amor. É uma expectativa que envolve nosso coração e alma com grande força. Sem dúvida, o amor pelos filhos é um elo inexplicável que vai além do raciocínio ou da ciência, pois é incondicional, espiritual e intangível.

Ser mãe é uma experiência maravilhosa para qualquer mulher, pois os filhos tornam-se uma uma extensão de nós mesmas e são o reflexo do amor que sentimos por nosso cônjuge. Ao nascerem, eles são uma parte essencial de nossos pensamentos, esforços, metas e propósitos para fazê-los felizes. Em poucas palavras, os filhos monopolizam nosso mundo.

Costumamos ouvir muitas lamúrias de mães dizendo que seus filhos não as deixam fazer nada, já que a vida toda gira em torno de atender às suas necessidades, deixando de lado seus próprios desejos, sonhos e aspirações. Na verdade, até certo ponto, está correto; nós, mães, muitas vezes paramos de ir atrás de nossos objetivos para assegurar o bem-estar dos filhos; no entanto, sempre haverá recompensas e satisfações especiais e realmente valiosas.

Sempre pode ser extraído algo de bom de situações difíceis

Você pode fazer uma lista enorme de reclamações, pois a criação dos filhos está longe de ser fácil. Quando são pequenos, os filhos requerem toda a nossa atenção, incluindo insônia, maus hábitos alimentares e estresse acumulado. Em algum momento, você deseja que eles cresçam de uma vez para que você possa recuperar suas forças e tranquilidade. A verdade é que, quando crescem, os filhos têm outras necessidades que vão lhe tomar uma vida inteira para suprir.

Portanto, é natural sentir que seus filhos “não deixam você fazer nada”, já que toda a sua vida está focada neles e, infelizmente, esse sentimento pode gerar insatisfação, infelicidade e tristeza. No entanto, há coisas que eles fazem que nos alimentam e nos enchem de força para continuar lutando, tais como:

Advertisement

1. Eles não deixam você chorar

Por mais deprimida que esteja e sinta uma vontade imensa de chorar por qualquer situação que esteja atravessando, quando você tem filhos, essa vontade de chorar se esconde dentro do coração, pois nosso maior desejo é que eles não sofram por coisas que não podem resolver ou por coisas de adultos. Isso faz com que mostremos nosso melhor rosto quando estamos os filhos, mesmo que a dor esteja nos destruindo por dentro.

2. O tempo vale ouro

Às vezes, podemos dizer que não há pressa para resolver nada, podemos parar de fazer as tarefas domésticas por um momento sem que nada aconteça. No entanto, quando você tem filhos, aprende que o tempo vale ouro, pois eles estão ansiosos para aprender, explorar e examinar.

Você aprende que eles nunca a deixarão perder tempo, pois você estará ocupada ensinando-lhes coisas novas. Sua mente estará ativa, concentrada no que pode fazer para que eles aprendam de maneira divertida; você desenvolverá sua imaginação e criatividade que talvez  não conheça.

3. Não a deixam desistir

Por mais cansada e abatida que estiver por não visualizar seus objetivos e sonhos, seus filhos nunca a deixarão desistir e afundar em um sentimento de fracasso. Pelo contrário, eles serão o motor para você continuar se esforçando e lutando para ser melhor a cada dia.

Além disso, um de seus propósitos é ensiná-los a aprender com seus erros para fortalecer sua independência, autoestima e segurança; por esse motivo, você não os deixará desistir, e eles farão o mesmo por você.

Advertisement

4. Nunca deixam de ensiná-la

Podemos pensar que, por sermos adultos, sabemos tudo. Mas a verdade é que a inocência de uma criança pode lhe ensinar muitas lições. Seus filhos nunca deixarão de lhe ensinar o quanto a vida é valiosa, de aproveitar os momentos presentes, de ser empático com os outros, entre outras lições.

Se fizer uma reflexão, você perceberá quantas coisas novas aprendeu com seus filhos, e que, agora, parece que eles ensinam você.

5. Eles não a deixam sozinha

Quando se sente muito estressada e angustiada, você quer ficar algum tempo sozinha para descansar e relaxar. Isso é completamente compreensível. No entanto, o amor dos filhos sempre estará presente, fazendo com que você se sinta amada e estimada. Eles complementam a família, aquela que irá protegê-la e cuidar de você o tempo todo; assim, você nunca vai se sentir sozinha, pois o amor deles irá se difundir mesmo que não morem mais com você.

6. Não a deixam cometer erros

Todos cometemos erros, é uma maneira de aprender. No entanto, em se tratando de tomar decisões que envolvem o bem-estar da família, é mais provável que as decisões tomadas sejam mais racionais do que emocional e impulsivas. Por isso, pode-se dizer que seus filhos não a deixam cometer erros, ou, pelo menos, você será mais cautelosa e precavida.

7. Não há tédio

Pode ser muito cansativo e desgastante cuidar de crianças. Sei por experiência própria, pois elas exigem toda a nossa atenção. No entanto, elas não vão deixá-la ficar entediada por um minuto sequer, já que você estará envolvida em suas brincadeiras, aventuras e atividades diárias. Seus filhos vão sempre extrair o melhor de você com um sorriso largo. Não há limites para a diversão, e isso lhe encherá de satisfação.

Advertisement

8. Eles não a deixam perder a fé

Do amanhecer ao anoitecer, sempre haverá uma oração de cada mãe pedindo a proteção de seus filhos. Aconteça o que acontecer, no bem-estar e nas tribulações, na tristeza ou na doença, a mãe nunca deixará de ter fé e esperança, que fomentará o relacionamento espiritual e melhorará a comunicação com Deus.

Podemos dizer que os filhos não nos deixam fazer nada, mas quando você analisa a frase, percebe que é o contrário. Mesmo que sacrifique algumas coisas pelo bem-estar deles, a alegria e a recompensa que recebe são muito mais satisfatórias do que qualquer outra coisa no mundo.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Mis hijos no me dejan hacer nada

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.