Melhore seu casamento e todas suas relações sociais com estes conselhos simples

A chave da melhoria de todas as suas relações públicas ou privadas está muito mais perto de você do que imagina

Emma E. Sánchez

Quero pensar que o título deste artigo lhe chamou atenção porque você está em uma relação que tem interesse em cuidar, manter, melhorar e não perder por alguma razão particular. Certo?

Quando pensamos em relações sociais e românticas, sabemos que muito do êxito dessas relações têm a ver com a comunicação, o respeito e a confiança que seus membros alcançam entre si.

Vamos revisar aqui algumas ideias e ações que você pode considerar colocar em prática para melhorar suas relações, seja de casal, de amizade e até mesmo familiar e que possam fortalecê-las e melhorá-las.

Confio que você irá considerar seriamente o que lerá aqui e fará um esforço para melhorar em si aquilo que deseja melhorar nos outros.

A primeira pessoa a estar bem deve ser você

Do contrário, nenhuma relação melhorará. Sua atitude e dedicação aos outros é fundamental, são o motor que provocará a mudança nos outros. Não podemos pedir aquilo que não podemos dar ou não sabemos receber.

Advertisement

Nos próximos dias, atente-se um pouco mais à maneira como se dirige aos outros, o quanto você é amável com aqueles que cruzam seu caminho? Você responde com um sorriso? Qual o seu tom de voz? Como se comunica com as outras pessoas?

Querer estar bem com todos pode ser perigoso

Algo muito importante é ver dentro de nós mesmos e ver se, honestamente, apenas desejamos melhorar uma relação, mas no fundo, o que pretendemos é agradar a todos, ou tentar evitar conflitos com alguém.

Quando analisamos essa questão em nosso interior podemos distinguir ou reconhecer nossas razões ocultas.

Se ao ser sincero consigo mesmo, você descobre que há algo mais no fundo, talvez seria uma boa ideia começar a corrigir de dentro para fora. Aprender a viver nossa solidão de maneira saudável, por exemplo, poderia evitar começar, continuar ou manter uma relação que lhe fere, apenas por medo de ficar sozinho.

Fazer o outro feliz

Em um casamento e em muitas outras relações, a busca em fazer o outro feliz e por seu bem-estar de maneira sincera é uma das melhores maneiras de fortalecer qualquer relação, e quando ambos fazem isso, quase se pode tocar o céu.

Advertisement

A lealdade

Para muitos, a lealdade é um valor em decadência, algo que já não é funcional nem prático, parece até que o “que é atual” é mudar de amigos e família, assim como o vento muda de direção. Ser leal a alguém é confiar nessa pessoa, pois seus atos inspiram isso. Ser leal é mostrar compromisso com a relação, com os acordos, tratados e metas que se traçaram, e defendê-los como seus diante dos outros.

Ser leal a alguém significa ser coerente com nossos próprios atos e constantes em nosso ânimo para com o outro. O lema de quem é leal é: estou com você, não importa as condições.

Ser digno de confiança

O que o faz confiar em alguém? Como se sente quando alguém confia em você? No geral, sentimo-nos muito bem ao saber que alguém confia em nós, e quando sabemos isso, algo mobiliza tudo o que esteja em nossas mãos para não decepcionar essa pessoa em nenhuma circunstância.

Uma pessoa se torna confiável quando é congruente em seu falar, pensar e agir, quando é íntegro e de uma só palavra, quando sabe que preferiria sofrer ela mesma antes de prejudicar alguém. Você é uma pessoa digna da confiança dos outros?

Vamos melhorando nossa comunicação

Ser um bom ouvinte. Uma pessoa pode se sentir compreendida e aceita quando simplesmente a deixamos falar, escutamos com atenção e não a julgamos. Você já viveu a experiência de escutar amplamente?

Advertisement

Ser “uma boa orelha” para os outros pode ser o equivalente a encontrar um oásis de paz em nossas vidas.

Deixar de falar de nós mesmos como prioridade em nossas relações pode, na verdade, fortalecê-las de maneira profunda.

Escute mais do que fala de si. Evite dar conselhos que não foram pedidos e remova de suas conversar o juízo, as críticas e provocações, então, conversar com alguém como você será o maior prazer para todos que o rodeiam.

Não suponha, não acredite e não conclua as coisas, sempre é melhor perguntar e esclarecer. Se não o fizer, seus conflitos de relações românticas e até de trabalho nunca melhorarão.

Pergunte com tato quando tiver dúvida, peça que lhe esclareçam uma informação da qual não esteja segura e seja necessário, repita o que entendeu para verificar que estão no mesmo canal de comunicação.

Advertisement

O carinho e o amor

Como origem, como forma, razão e fim. Quando a origem do interesse por alguém é o amor, as coisas sempre poderão melhorar, poderá haver a vontade de esforçar-se; e quando não há amor, tudo se complica em dobro.

Esforce-se para falar mais palavras ternas, para dar mais carícias físicas e ao coração.

A ternura e o carinho continuam sendo um alimento que poucos seres humanos recebem, infelizmente.

Se puder, abrace forte, ria com alguém, e cada vez que for ocasião, faça um elogio sincero, pessoal, rico em detalhes, essas palavras podem fazer realmente a diferença na vida de alguém.

Como você pode ter percebido, fortalecer nossas relações dependem primeiro de nós e depois do outro.

Advertisement

Desejo que estas palavras o motivem a melhorar a si mesmo e, em seguida, motivar o coração de outros a melhorarem a si mesmos. Verá como novos tipos de relações surgirão. Relações fortes, sinceras, leais, firmes, constantes e altamente gratificantes.

Eu lhe garanto.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Mejora tu matrimonio y todas tus relaciones sociales con estos sencillos consejos

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.