Médica dá dica infalível para evitar estrias na gravidez

Nada de óleo de amêndoas ou rosa mosqueta. O segredo é outro.

Erika Strassburger

Levar um filho no ventre é uma sensação indescritível. Mas, como tudo o que é excelente na vida, requer alguns (ou vários, dependendo da mulher) sacrifícios. Conforme a barriga vai crescendo, cresce também a ansiedade em relação ao impacto que a gravidez terá sobre a pele – “Será que minha pele vai ficar flácida?”, “Será que vou ter estrias?”.

O que causa as estrias

As estrias são cicatrizes formadas pelo rompimento das fibras elásticas da pele, geralmente causado pelo estiramento da pele. Elas podem aparecer durante a fase de crescimento de homens e mulheres, com o ganho excessivo de peso, durante a gravidez ou com o ganho de muita massa muscular.

Segundo o programa Bem Estar, a doutora Márcia Purceli lembra que também “há uma questão genética e hormonal envolvida no aparecimento das estrias”. E o uso sistêmico de corticoides também pode contribuir para que elas apareçam.

Estágios das estrias

As estrias vermelhas ou roxas são mais recentes. Elas provocam coceira e inflamação local. Nesta fase, alguns tratamentos específicos costumam surtir melhor resultado.

Quando ficam brancas, é muito difícil removê-las. Existem tratamentos no mercado, mas, no geral, eles conseguem apenas atenuar a sua aparência.

Advertisement

Existe algum meio de EVITÁ-LAS?

Sim, segundo a médica dermatologista Paula Sanchez. Ela disse ao Wix que aquelas velhas dicas das nossas mães e avós de lambuzar a pele com óleo de amêndoas e rosa mosqueta não é o segredo.

O segredo é hidratar bem a pele

Esses óleos até podem servir de barreira para evitar que a pele perca a hidratação, mas não a hidratam. Então, o melhor a fazer é investir em cremes hidratantes, de preferência os próprios para grávidas.

Se os cremes hidratantes específicos para gestantes não couberem no seu orçamento, você pode optar por cremes mais simples, mesmo.

O melhor momento para hidratar a pele é após o banho

A doutora Paula diz que nesse momento a pele está bem limpa e poderá absorver o produto de forma eficaz.

Outras dicas fundamentais

Além de uma boa hidratação, a grávida precisa:

Advertisement
  • Ingerir bastante líquido;
  • Consumir alimentos ricos nas vitaminas C, A e E – responsáveis pela saúde da pele;
  • Exercitar-se;
  • Controlar o peso.

Se a grávida engordar muito, não há hidratação no mundo capaz de evitar o surgimento dessas listrinhas indesejadas.

Um conselho

Não adie a chegada dos filhos por medo de estrias, celulite ou flacidez. Mais que cicatrizes, as estrias contam partes importantes de sua história. Indicam que você cresceu, que engordou, emagreceu ou foi mãe.

Sempre valerá a pena ser mãe, independentemente do preço pago. Como disse a atriz Paloma Duarte: “Não há nada mais feminino que celulite e nada mais maternal que estrias”.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.