Material escolar: O que pode ser reutilizado?

A lista de material escolar pode ser imensa a cada ano, mas se você estiver preparada para reutilizar itens de anos anteriores conseguirá fazer uma boa economia.


Renata Finholdt

Os gastos com material escolar ano após ano são cada vez maiores e causam um rombo no orçamento das famílias.

Dedicar tempo e paciência a fim de buscar o menor preço vale muito a pena, mesmo que isso signifique enfrentar filas imensas atrás de conseguir toda a lista, afinal isso poderá lhe render uma boa economia.

Porém, é preciso também pensar em alternativas no decorrer do ano a fim de que muitos dos materiais utilizados possam ser reutilizados no ano seguinte, evitando o desperdício e fazendo economia.

Uma das coisas importantes a fazer é conscientizar a criança a cuidar bem de todo seu material escolar para que ele tenha uma vida útil maior. Quando a criança não é envolvida neste processo, não tem consciência de que deverá empregar todo cuidado ao manuseá-lo e isso pode pôr fim à ideia de reutilizar qualquer coisa.

1. Lápis de cor

Por vezes algumas cores da caixa de lápis de cor são mais utilizadas do que outras, que ficam praticamente intactas. Reservar estes lápis pode significar uma boa economia para o ano letivo seguinte, uma vez que é possível diminuir a quantidade de lápis adquirido (uma caixa com doze cores, por exemplo, ao invés de uma de vinte e quatro).

2. Estojo, lancheiras e mochilas

Uma boa ideia é estabelecer um tempo de vida para estes materiais junto as crianças. A troca poderá ser feita de forma anual ou a cada dois anos dependendo do acordo que fizerem.

É possível também fazer a troca destes itens (quando bem conservados) com amiguinhos ou familiares.

Advertisement

3. Cadernos

Para que eles não fiquem com as pontas dobradas e amassados, encapá-los é uma boa saída. Ao término do ano você pode retirar as folhas usadas e aproveitar as que ainda estão sem uso. Se tiver o desejo, pode encontrar figuras ou imagens diferentes e encapar novamente para que possam parecer novos.

4. Livros

Os livros, quando bem utilizados e conservados, podem ser reutilizados por outras crianças que avançarem para aquele ano letivo. Neste caso, vale a pena conversar com as mães que têm filhos na mesma escola a fim de formarem um grupo para a troca de livros nos anos seguintes.

Envolva sempre que possível as crianças em todo este processo de cuidado e reciclagem do material escolar. Elas aprenderão desde cedo esta importante lição.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.