Maquiagem para pele madura: 8 dicas de maquiadores

Menos é mais. Essa regra vale também para a maquiagem – seja em que idade for.

Stael Ferreira Pedrosa

Querida amiga leitora com mais de 50 anos, se você está lendo este artigo e pensando em como proceder para parecer ter 30, acho melhor procurar outro texto. Deve ter alguns na internet, provavelmente feito por pessoas com mentalidade sexista ou presa em algum lugar do passado onde ainda a ideia de envelhecer é associada à feiura.

Uma das formas de empoderamento feminino é mudar a visão de que a juventude eterna deva ser perseguida a todo custo, ainda que se caia no ridículo. Devemos ter autoestima suficiente para nos amarmos em qualquer época de nossas vidas e não apenas aceitar, mas amar as marcas que a vida, o tempo e nossas histórias nos deram.

Isso não significa, claro, que não iremos cuidar de nós mesmas. Devemos nos alimentar bem, nos exercitar, tomar água suficiente para nos hidratarmos, usar cremes para ter uma pele mais bonita, hidratada e sem manchas, cuidar dos cabelos, (pintá-los, se desejarmos), cuidar das unhas, fazer sobrancelhas, depilação e, claro, usar maquiagem. Enfim, ter os cuidados que tornam as mulheres mais bonitas. Mas, acima de tudo, viver cada época de nossas vidas como são: únicas, sem querer parecer estar em outra.

Para isso, aqui estão 8 dicas dos melhores maquiadores para ser bela em sua fase madura:

1. Quanto mais idade, menos maquiagem

A renomada estilista e marquesa venezuelana Carolina Herrera dá a dica: “Quanto mais idade, menos maquiagem – esse é o segredo para valorizar a beleza depois de um certo tempo”. Com o que concorda o maquiador Lú Ramos, do salão MG Hair Design, de São Paulo que acrescenta: o excesso de maquiagem, muitas vezes, tem efeito contrário. “Em vez de disfarçar, evidencia ainda mais os sinais, bolsas e pálpebras caídas”.

Advertisement

2. Evite o brilho

Maquiagens cintilantes ou cheias de glitter costumam não ficar bem nem nas mais jovens. Nas mulheres maduras elas evidenciam rugas finas e a textura da pele, diz Carolina Machado, maquiadora. Por isso, prefira as tonalidades acetinadas, mate, tons de terra e nude, exceção para os lábios.

3. Limpe a pele

10 entre 10 maquiadores preparam a pele antes de fazer a maquiagem. Limpeza, tonificação e hidratação são fundamentais para uma boa aparência e fixação da base.

4. Prepare a pele

Use um primer para uniformizar e complete com uma camada fina de base hidratante no seu tom de pele que deve incluir o pescoço e colo, não use as bases secas e fuja do pancake que deixará sua pele com aparência “craquelada”. Não use pó também, caso a sua pele seja oleosa, use o pó após o primer e antes da base. O corretivo fica melhor se usado também nas pálpebras superiores, além de nas bolsas e pálpebras inferiores. O corretivo segue a mesma linha: menos é mais e sempre apenas um tom mais claro que seu tom de pele.

5. Maquiagem dos olhos

Todas sabem o que o tempo faz aos olhos: pálpebras despencam, bolsas aparecem bem como os famigerados pés de galinha. Por isso, não use pó no rosto, que evidenciará os pés de galinha. Use delineador ou lápis esfumado nos cantos externos das pálpebras e uma sombra escura (marrom, berinjela) no meio da pálpebra superior criando um côncavo ou realçando-o. O mesmo tom pode ser aplicado na pálpebra inferior perto da raiz dos cílios. No restante das pálpebras use cores mais claras. Aplique o rímel somente nos cílios superiores. Tente chamar a atenção para a parte superior dos olhos, assim, as bolsas ficam menos evidentes.

6. Sobrancelhas

Estas podem fazê-la parecer mais velha ou mais jovem de acordo como elas são arrumadas. Tire o excesso de pelinhos que se espalham além do desenho natural sem deixá-las muito finas – o que envelhece. Use um lápis próprio para sobrancelhas para cobrir falhas e redesenhá-las. Mas, sempre seguindo o desenho original. Não faça contornos duros e nem exagere na coloração. Finalize com uma sombra cinza ou marrom escuro sobre as sobrancelhas e uma clara (pérola ou branca) para iluminar a pálpebra junto à base da sobrancelha.

Advertisement

7. Maças do rosto

Cor nas bochechas dá um ar de saúde e jovialidade. Segundo Ba Ferrazzo, aplique algumas pinceladas leves de blush em tons de rosa ou pêssego nas maçãs do rosto se sua pele for clara e terracota se for escura.

Lembre-se sempre de hidratar e proteger os lábios – eles também são pele. Se estiverem muito finos (afinam com a idade) use alguns truques deste artigo. A cor do batom é aquela que você gostar, já que sua maquiagem estará toda em tons neutros. O site mulher de 50 traz dicas fantásticas para cuidar dos lábios e aplicar batom. Veja aqui.

E lembre-se: Você é linda com ou sem maquiagem.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.