Maneiras de se preparar para exames

? Dicas de como se preparar para exames com eficiência.


Jose A Alves Junior

O estudo é o caminho mais curto, rápido e eficaz para o sucesso profissional.

Num mundo globalizado e cada vez mais ativo economicamente, onde a evolução está cada vez mais acessível, faz-se necessário agir, estudar, aperfeiçoar, seja numa graduação ou algum curso de especialização, seja em processos seletivos ou concursos públicos, que são muito atraentes conforme mostra o portal G1 da Globo.

Dicas de como se preparar para um concurso, uma prova ou teste:

1. Manter-se atualizado

Não existe uma fórmula mágica para ser aceito num concurso ou igressar numa universidade, mas existem sim algumas maneiras de se preparar. Como? Manter-se atualizado, ler revistas, jornais e blogs.

Manter-se atualizado é um pré-requisito para qualquer exame, como aponta o professor Enéias Gobbis, no portal Guia do Estudante da Revista Abril: “É bom lembrar que as provas não perguntam diretamente se o aluno sabe essas coisas; ela deduz que sim. E procura relacionar as informações com conteúdos mais tradicionais, de Geografia e História, ou mesmo de Sociologia”.

2. Programação e disciplina

Planejar com antecedência uma rotina de estudos e conteúdo, reservando um tempo. Estipule um horário de estudos e defina quais são as matérias que preencherão os dias reservados, como reforça Lia Salgado, colunista do portal G1 da Globo, “Fazer um planejamento de estudo, com dias, horários e matérias garante um salto de qualidade na preparação para concurso público.”

3. Ambiente tranqüilo e relaxamento

Ache um local tranqüilo, arejado e iluminado, evitando distrações. Não se esqueça das pausas para relaxar a mente e o corpo, de nada adianta passar horas em claro para estudar. Faça exatamente o contrário: durma bem. Quando cuidamos do nosso corpo, mantemos a mente ativa e disposta com maior capacidade de concentração.

Advertisement

4. Refaça os exercícios

Faça isso através de uma análise dos exames aplicados anteriormente. Refazer os exercícios é uma das maneiras mais eficazes para se entender a dinâmica da prova e como são abordados os assuntos. Refaça também os exercícios em casa feitos anteriormente em aula como demonstra a reportagem do Jornal Hoje.

5. Aprenda

“Decorar não é aprender”,ensina Richard Feynman, vencedor do Nobel de física.Aprenda a matéria. Não a decore, mas procure o entendimento e a compreensão. Em geral os exames avaliam a capacidade do candidato de apresentar soluções para as questões, com uma linha de raciocínio e não através da memorização forçada.

O professor Marco Fishben, do curso pré-vestibular Descomplica, afirma que o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, com mais de 5,7 milhões de inscritos, não exige que a memorização do candidato de fatos ou fórmulas, mas sim a compreensão dos fatos.

6. O dia da prova

Conheça o local da prova, meio de locomoção, saiba como chegar com antecedência, analise o tempo de trajeto e locais de estacionamento ou linhas de ônibus.

7. Dicas gerais

– Procure estar em dia com os fatos.

  • Leia jornais, revistas e blogs.

  • Resolva provas anteriores.

  • Faça simulados.

  • Reserve um tempo de estudos diários.

  • Alimente-se bem.

    Advertisement
  • Durma bem.

  • Seja disciplinado.

  • Tenha um local tranqüilo de estudos.

  • Não tente aprender o que não aprendeu no ano todo.

  • Não decore fórmulas e fatos, mas procure o entendimento deles.

  • Ao estudar, faça pausas para a mente e o corpo.

Não existe uma fórmula correta para o sucesso em exames, mas sim, existem maneiras eficazes que podem levar ao sucesso. Depende muito da atitude do candidato, de disciplina, esforço e dedicação. Afinal de contas, a concorrência é grande, mas com uma boa preparação as chances de sucesso são maiores.

Boa prova!

Ministério da Educação – Ministério da Educação
http://www.vestibulares2013.com/
http://concursos2013.org/
http://concursospublicos2013.org/

Toma un momento para compartir …

Jose A Alves Junior

Jose Alves Junior, 28 anos, casado com uma linda mulher, pai de três maravilhosos filhos, estudante de engenharia de produção, especialista em desenvolvimento de produtos, designer e escritor!