Mães bem-sucedidas são as que nunca desistem

O amor e a busca da felicidade plena de nossos filhos nos impulsionam a dar tudo. Esse esforço e sua luta diária, serão recompensadas.

Marilú Ochoa Méndez

Suzana leu uma revista de espetáculos que falava de uma mulher bem-sucedida que havia levado adiante uma empresa de produtos químicos em fase de crise, e deu um suspiro. Pegou na mão dos seus gêmeos e deu-lhes o jantar, enquanto passava as últimas roupas que restavam, já que, em poucos minutos, passariam para recolhê-las e entregar mais.

Marisa escutou no rádio uma motorista comentando sua organização de vida familiar, e como passara as melhores férias na praia com seus três filhos, apoiada por seu marido e sua sogra que a tinham acompanhado. Os convidados do programa a enchiam de elogios por levar adiante sua família e sua carreira jornalística. Marisa suspirou, fechou os livros que não conseguia mais ler e foi dormir. Era madrugada, e ela teria que levar seus filhos à escola antes de prestar alguns exames para, finalmente, poder se formar.

Vicky se sentia sobrecarregada, provando cada roupa do armário, sem encontrar algo que lhe ficasse bem, tinha que acompanhar seu marido a um jantar de trabalho e, resignada, vestiu a saia que havia usado no Natal e também no jantar de fim de ano. Aguentou com paciência e um sorriso quase verdadeiro à inspeção pouco amável da esposa de seu chefe, que a reprovou com o olhar tão logo a viu.

Essas três mães cometem o mesmo erro: comparam-se e ousam retirar um adjetivo qualificativo que possuem em grau excelente: são mulheres bem-sucedidas. Venha comigo, eu explico o porquê.

O sucesso nem sempre brilha

O sucesso não é como o ouro. Este metal se destaca quando é encontrado. O sol o faz brilhar, e nossos olhos o captam. O sucesso nem sempre brilha igual, tão deslumbrante, às vezes se mantém sob a superfície, formando-se, fortalecendo-se e fortalecendo-nos, até que seja finalmente visível.

Advertisement

Para ver seu brilho, é preciso saber reconhecê-lo.

Às vezes, nós, mães, podemos ver com pouca objetividade nossas lutas diárias, deixando-nos apavorar por esforços de outras pessoas que consideramos mais valiosas, mais ricas, mais notáveis ou mais impressionantes. Esta atitude não é saudável.

O sucesso é cálido, não brilhante

O caminho do sucesso é sinuoso e está oculto para aqueles que buscam soluções fáceis ou aparentes.

Mas, disso, as mães sabem bem. Nós entendemos a beleza das dificuldades. Valorizamos a escuridão porque vivemos nela constantemente. Sabemos que, às vezes, ninguém nota nosso esforço constante por fazer o bem a cada um de nossos filhos, e entendemos a grandeza de uma conquista, por menor que seja.

Nós entendemos que o sucesso é cálido, não brilhante. Enche o coração, não os olhos.

Advertisement

Nós nos esforçamos para alcançar o sucesso

E como o sucesso que nos importa é o que enche o coração de calor e ternura, estamos dispostas a nos esforçar, dia após dia, para obtê-lo com cada um de nossos filhos.

Mães bem-sucedidas são aquelas que nunca desistem, porque entendem que a grandeza é como a semente. Sabem que, ao nos enterrar amorosamente, cultivamos enormes raízes que, em breve, serão plantas gigantescas que fornecem sombra em todas as direções.

Nós, mães, que tentamos todos os dias, sabemos que fazemos bem nosso papel, pois cada tentativa deixa marcas indeléveis no coração e na mente dos nossos filhos, e talvez em alguém mais.

Mães bem-sucedidas são como Mônica

Mônica não desejava se casar, mas, na época em que viveu (século IV de nossa época), essa não era uma decisão que as mulheres tomavam de forma independente; assim, aceitou o marido escolhido por seus pais, e se casou com Patrício, um nobre romano que tinha um caráter forte. Ele gostava de apostas e de mulheres, e deixava-se levar por frequentes ataques de raiva.

Com ele, teve três filhos; sendo o mais velho, Agostinho, o que mais lhe preocupava. Ela era cristã, e durante toda sua vida procurou com seu carinho, serenidade e testemunho de vida, estimulá-los a gostar do bem e da bondade.

Advertisement

Sua vida é uma verdadeira maratona de resistência, já que suas lágrimas e incontáveis horas de oração conseguiram – depois de décadas – uma mudança radical de vida nos que mais amava: primeiro, em Patrício, seu esposo; e no final, em Agostinho, seu filho mais velho, que ainda hoje é modelo de homem cristão e um grande filósofo e teólogo.

Quando os membros de sua comunidade viam que seu filho encarnava justamente os valores contrários a suas crenças, ela aguentou. Quando Agostinho se escondeu dela para deixá-la longe dele e impedir que orasse e se preocupasse com ele, ela não se sentiu humilhada nem se afastou, mas insistiu amorosa e teimosamente.

Mães de sucesso são como você

Mães bem-sucedidas seguem em frente, mesmo que possam sentir-se pouco vistas ou ouvidas. Avançam, mesmo sabendo que o caminho será difícil. Você avança cheia de inseguranças, armada com seu amor incondicional e sua entrega generosa.

Você está indo em direção ao sucesso de maneira inequívoca. Os passos que avançamos deixam rastros indeléveis e causam tremores até o mais profundo da terra.

Sua luta silenciosa e árdua tece, com fios de ouro, a alma e o coração de seus filhos, e no momento certo, Deus puxará os fios, fazendo surgir, assim, o resultado do esforço que realiza todos os dias.

Advertisement

O suor de cada dia, que oferece com amor e sorrisos, rega generosamente o caminho que seus filhos logo irão percorrer.

Sua insistência e o fato de não desistir faz de você uma mãe bem-sucedida a partir de hoje. Continue, os frutos logo virão.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Las madres exitosas son las que nunca se dan por vencidas

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.