Lidando com frustrações de forma positiva

Ninguém escapa das frustrações, mas é necessário tirar delas o melhor! Veja como conseguir isso através de dicas valiosas.


Lidiane Franqui

Ninguém escapa de vivenciar situações frustrantes, afinal, vivemos em um mundo onde os aprendizados nos colocam em situações que nem sempre estamos preparados para enfrentar. Mas até mesmo a frustração é uma lição e precisamos aprender a tirar dela o melhor. Veja como lidar com frustrações de forma positiva e fazer com que todas as situações sejam proveitosas.

Mas, antes, vamos entender o que é frustração e por que ela ocorre. A frustração é uma emoção que se apresenta quando as coisas não acontecem como gostaríamos. Essa é uma definição bem simples e de fácil entendimento. Agora que já entendemos o que significa, vamos descobrir como vivenciar isso de forma positiva e, claro, tirando as lições necessárias.

Entenda o tempo de Deus

Nem tudo acontece no nosso tempo. É preciso refletir bem sobre essa frase, pois o que mais causa frustração é não saber esperar. A pressa faz com que as coisas não aconteçam como gostaríamos e às vezes nem aconteçam. Procure entender que o tempo certo é o que Deus determina e que Ele, como bom Pai, sabe o que é melhor para nós.

Retire a lição necessária

Tudo tem um lado bom e nós precisamos aprender a enxergar isso. Quando as coisas não acontecerem como gostaria e a emoção da frustração chegar, não se demore no sentimento negativo que ela carrega. Reflita em tudo que já passou, nas lutas e conquistas que já teve. Convença-se que tudo acontece para o nosso bem. Busque entender e retirar a lição.

Aprenda com os erros

Tirar a lição necessária não é a mesma coisa que aprender. O aprendizado se mostra quando vivenciamos situações de prova e agimos diferente. Analise bem suas frustrações e veja onde errou, mas quando estiver novamente diante dela, faça diferente. Isso é lidar de forma positiva. É tirar a verdadeira lição, afinal, quem permanece no erro não aprendeu nada.

Não reclame

Reclamar não ajuda, pelo contrário, só prejudica. É muito comum ver as pessoas reclamando diante das frustrações. Faça diferente! Deixe de reclamar e siga adiante, afinal, você não quer ficar parado lamentando, não é mesmo?

Como se percebe, depende de cada um encarar a vida com mais maturidade. O nosso olhar diante das coisas é que determina a emoção que vamos sentir. Procure então refletir sobre essas dicas e faça as mudanças necessárias. As frustrações existirão enquanto você não souber aceitá-las. Portanto, aceite o que não pode ser e abra as portas para outras conquistas. A vida sempre pode nos dar mais do que imaginamos.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.