Lágrimas que curam: Chorar faz bem para saúde

Chorar não é sinônimo de fraqueza, chorar é uma expressão de sentimentos. Permita-se tornar em lágrimas tudo aquilo que lhe aflige e você se sentirá muito melhor.

Renata Finholdt

Você já deve ter, pelo menos algumas vezes na vida, segurado o choro por achar que poderia, através dele, demonstrar sentimentos, fraqueza, perda de controle, ou simplesmente por acreditar que não é a hora adequada de derramar lágrimas. Todos nós já fizemos isso, mas chorar é um mecanismo de alívio e vale a pena deixar suas lágrimas rolarem quando sentir vontade.

Nós choramos logo ao nascer e depois disso há vários outros momentos em que o choro se repete em nossas vidas, nas horas de tristeza, quando estamos com dor, decepcionados e algumas vezes até choramos de alegria. Chorar está tão presente em nossas vidas justamente porque é uma das várias formas de expressar o que sentimos e nos ajuda a nos sentirmos mais leves e calmos.

Chorar ajuda a aliviar a dor

Quando conseguimos colocar nossos sentimentos mais dolorosos para fora em forma de lágrimas, equilibramos melhor nossas emoções e muitas vezes encontramos conforto para superar os desafios que nos causam aquela tristeza. Depois de chorar, nossa dor, seja ela física ou psicológica, parece amenizar.

Chorar provoca solidariedade

É praticamente impossível não tomar atitude alguma quando alguém chora ao nosso lado. O pranto provoca rapidamente no outro o desejo de ajudar, de amparar, de tentar fazer com que aquela pessoa que está expondo seus sentimentos através das lágrimas se sinta melhor e tenha ao seu lado um ombro amigo.

Chorar melhora o humor e acalma

Biologicamente falando, o choro provoca a produção de enquefalina, uma enzima que funciona como um calmante natural. Por este motivo, depois de chorar as pessoas conseguem manter-se mais calmas.

Advertisement

Chorar alivia a tensão

Depois de chorar você, com certeza, se sente mais relaxado fisicamente do que antes, isso tudo acontece justamente porque o choro tem esse poder de aliviar o estresse.

Há pessoas que por um motivo ou outro não dão vazão a este sentimento que sai através de nossos olhos. Se você sentir o desejo de chorar o melhor a fazer é deixar que as lágrimas tenham a liberdade de surgir. Quem aos poucos guarda toda esta emoção para si corre o risco de adoecer.

Chorar faz bem, segurar o choro não faz. Esse sentimento guardado pode trazer consequências maiores como dor de cabeça, enxaqueca, depressão, raiva, dor de estômago entre outras. Da próxima vez que sentir vontade de chorar, permita que seus sentimentos extravasem pelos olhos, suas lágrimas irão lhe fazer muito bem.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.