Lábios ressecados e rachados podem indicar estes 7 problemas de saúde

Se os lábios ressecam mesmo que o tempo não esteja seco, isso pode indicar outros problemas.


Michele Coronetti

Quem tem problemas com os lábios que racham constantemente sabe o quanto isso é incômodo. Tempo frio, vento forte, ou calor intenso podem ser sinais de que os lábios terão problemas. Aplicar hidratantes se torna uma constante para quem sofre de ressecamento labial.

O que poucos sabem é que muitas vezes esses sintomas indicam que algo não vai bem no organismo ou que existe algum agravante para isso acontecer que não seja o clima. Por isso é importante buscar ajuda caso as rachaduras persistam mesmo em dias normais quando os agravantes do frio ou tempo seco não estão presentes.

Algumas causas mais comuns do ressecamento labial incluem:

1. Deficiência vitamínica e anemia

Alguns minerais ou vitaminas essenciais podem estar em falta no organismo e por isso os lábios se tornam ressecados e frágeis, podendo até sofrer sangramentos. Em especial o consumo de zinco e niacina, também conhecida por vitamina B3, ajudam a manter os lábios saudáveis. Eles podem ser encontrados em cereais, fígado, peixes, frutos do mar, carnes de vaca, frango, gergelim, amêndoas, castanhas, amendoim, batata-doce, abóbora, nectarina, pêssego, goiaba entre outros.

2. Alergias

Pessoas muito sensíveis podem ser alérgicas ao creme dental ou a cosméticos utilizados nos lábios. Algumas bebidas que causam alergia à pessoa também podem causar o ressecamento. Ao descobrir a causa, o produto pode ser deixado de lado e, com a ajuda de um hidratante, os lábios podem voltar ao normal.

3. Efeitos colaterais

Alguns medicamentos podem causar o ressecamento labial devido a seu efeito colateral. Isso pode ser mais bem verificado com o médico.

4. Maus hábitos

A região dos lábios é muito sensível e umedecer a região constantemente com a língua pode causar problemas de ressecamento. Os germes da boca acabam deixando os lábios muito expostos e isso pode ser prejudicial. Pessoas com higiene bucal precária podem ter esse problema.

Advertisement

5. Quadros clínicos

Alguns quadros como dermatite atópica, psoríase, candidíase oral ou dermatite seborreica apresentam lábios ressecados como sintoma. Um médico pode ser consultado para melhor tratar e aliviar o problema através dos medicamentos corretos para o quadro, e não apenas um hidratante labial. Evitar alimentos ricos em açúcar também ajuda a diminuir o problema.

6. Hipertrofia de adenoides

Esse tecido linfático localizado entre o nariz e a garganta posterior pode sofrer com inflamações, inchar, bloquear a respiração natural pelas vias aéreas e forçar a respiração bucal. Isso irá causar o ressecamento labial.

7. Diabetes

Um dos sintomas da doença é a secura bucal. Como a glicose fica desequilibrada no organismo, ela atinge a boca, que tem na saliva menor quantidade de glicose do que deveria, proporcionando a secura e aumentando os germes nocivos.

Se o problema é constante, o melhor é consultar um especialista para que ele possa desvendar através de diagnóstico e com exames a causa real do ressecamento e assim resolver o incômodo nos lábios.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.