Infidelidade: Esta linha tênue que ao cruzar não há retorno

É possível ser fiel no século XXI? Claro que sim! Este guia irá compartilhar dicas de comportamentos simples para conseguir ser fiel em um relacionamento.

Diana Cantor Martinez

Diante da infidelidade são apresentados conceitos como: “Já não a amo mais.” “Você não é romântico.” “Você me ignora.” “Sua vida é chata.” “Ele/a não se arruma como antes.” “Você é um pão-duro.” “A casa é um desastre.” E claro, poderíamos continuar enumerando razões. No entanto, se observarmos, fica claro que todas têm duas coisas em comum: Primeiro, justificam a infidelidade. Segundo, colocam a culpa no outro.

O amor requer um compromisso que deve ir mais além de um sentimento que possa desgastar-se ou ser desvalorizado, e é preciso reconhecer que uma pessoa não chega à infidelidade se estiver disposta a seguir cuidadosamente um caminho que é conhecido por muitos: o diálogo, reinventar a relação se ela estiver caindo na monotonia, crescendo continuamente, de maneira individual e em casal.

Espanta-me ver como muitos infiéis nem sequer têm um motivo ou razão para serem: de repente no escritório ou na rua, alguém lhes lança um olhar, uma piscada, dá um sorriso, é amigável e pronto: aparentemente não é mais necessário ter um motivo, e há quem esteja disposto a perder a família, emprego e amigos. Alguns se arrependem depois das consequências, sim, mas o estrago já está feito.

Muito tem se falado sobre a infidelidade, sobre os motivos, como superá-la, ou inclusive como descobrir uma infidelidade no casamento, mas, além disso, quero contar nesse guia simples sobre como ser fiel. Porque é possível, lembre-se de que para amar será necessário uma vontade de ferro e aço, porque a tentação faz parte do dia a dia, mas não deve ser maior do que os valores, a sanidade e o amor por sua família. Trata-se de tornar-se racional e não se deixar levar pelo momento.

As diretrizes:

Advertisement

Evite as tentações

Se a tecnologia lhe tenta a trair seu/sua parceiro/a, ou de repente você sente atração por outra pessoa, evite-a, não propicie encontros intencionais com essa pessoa, lembre-se sempre que você tem um compromisso e uma família te esperando em casa.

Pense nas consequências

Este é um conselho sábio e prático que todos conhecemos, mas que raramente é colocado em prática. No entanto, lhe será extremamente útil se estiver pensando em dar um passo errado em seu relacionamento. Então, pergunte a si mesmo o que acontecerá quando você for surpreendido sendo infiel? Não pense que isso nunca acontecerá, não há ninguém que nunca seja pego, então não subestime a nobreza de seu cônjuge, muitos, por mais que tentem, não conseguem perdoar uma traição. Então pergunte a si mesmo se você está disposto a perder a confiança e o amor de seu cônjuge, pense na dor que causaria a seus filhos e a imagem que eles terão de você. Você está disposto a arriscar o que vocês construíram com amor, esforço e dedicação?

Tenha discernimento

É muito comum que, principalmente entre os homens, eles se “desafiem”. E há muitos que, ao invés de colocar sua masculinidade em risco à vista dos outros, preferem ceder às pressões sociais. Tenha discernimento e aprenda a dizer não, não tenha medo de ser desaprovado por seus amigos: pense que, no fundo, um verdadeiro amigo não iria propor algo que pudesse prejudicar você ou sua família, então também analise o seguinte: você está rodeado de pessoas que se identificam com os seus valores próprios e familiares?

Seja compreensivo

Coloque-se no lugar de seu cônjuge e pergunte-se: Como você se sentiria se descobrisse que está sendo traído?

Descubra se tem algo errado em seu relacionamento

Pergunte-se: O que realmente me atrai nessa pessoa? É provável que essa atração revele algo que está falhando em seu casamento ou relacionamento.

Advertisement

Vença a curiosidade

Para aqueles cuja motivação é o desejo de experimentar novas sensações, lembrem-se: nada é tão efêmero como uma aventura. Se você realmente precisa de novas sensações e novidade em sua vida emocional, converse com seu/sua parceiro/a. Juntos vocês podem satisfazer suas necessidades.

Evite desgaste

Ser infiel envolve grande sofrimento emocional e essa experiência sempre tira a tranquilidade de sua vida.

A infidelidade abre lacunas impossíveis de fechar: apesar do perdão e das novas oportunidades, e da possibilidade de curar uma confiança que foi quebrada, nada mais será o mesmo. Uma vez que a confiança tenha sido abalada, uma vez que você faltou, com ou sem motivo, com o compromisso adquirido em um relacionamento, isso é quase impossível de se recuperar. Então pense duas vezes na próxima vez que você sentir que as coisas não estão indo bem e você pensar que a solução para esta situação é começar uma aventura.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original La infidelidad, esa delgada linea que al cruzar no tiene retorno, de Diana Patricia Cantor Martinez.

Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.