Ideias para tirar seu casamento do marasmo

Aprenda algumas sugestões sobre como transformar o seu dia a dia e transformar seu casamento para melhor.


Beth Proenca Bonilha

Casamento pode entrar em uma rotina perigosa se não for bem tratado. Por isso é importante estar alerta e monitorar constantemente a relação.

Quando duas pessoas se conhecem e se casam, tem a intenção de viver uma bela história de amor, além de esperar que a pessoa escolhida seja o seu príncipe ou princesa dos sonhos. Em um belo dia irão perceber que as coisas não são bem como sonharam. A realidade destaca as diferenças, os anseios, as decepções além de promover a rotina.

Estes são os bichinhos que podem corroer o relacionamento até que fique tão enfraquecido que não suportará a pressão e cederá para o marasmo, tédio, vazio, vida sem graça, sem desejo de olhar um para o outro e ver a pessoa por quem tinha se apaixonado.

Cuidados necessários

A cada dia, desde o início do casamento, estejam atentos aos detalhes e dispostos a fazer o que for preciso para manter a paixão e alimentar o amor.

  • Renove, invista, acredite. Estas são palavras e ações diárias em um relacionamento.

  • De tempos em tempos volte a conquistar seu cônjuge.

  • Saiam para fazer o que gostavam durante o período de namoro.

    Advertisement
  • Permitam-se reinventar um ao outro, pois as mudanças são inevitáveis com o passar do tempo.

  • Não julgue, não aponte simplesmente aceite e conviva com as transformações naturais que o tempo imporá.

  • Não lute por manter a relação estável. Isso será como nadar contra a maré. Solte-se e deixe-se levar pelas mudanças naturais de personalidade e gosto de cada um.

Sugestão para evitar o marasmo

Reinvente-se a si próprio primeiramente, para acompanhar a reinvenção pela qual deverá estabelecer para seu relacionamento. Sim, a cada momento em que a rotina der as caras, reinvente seu casamento. Para isso é preciso abrir concessões e estar disposto a adaptações. Esteja preparado para enfrentar os riscos que a reinvenção trará.

Ser flexível é a melhor maneira de suportar a mudança.

Não espere que seu cônjuge faça o que você já sabe que deve ser feito, tenha iniciativa e uma estratégia para superar os obstáculos.

Cuidado! Não faça disso uma neurose, mas um estilo de vida. Reinventar seu relacionamento para mantê-lo é uma estratégia que deve ser sadia para os dois. Não faça desta decisão momento de maiores crises. Temperança em tudo o que for fazer pode ajudar a seguir com boas ideias e sem fixação ou desespero.

O antropólogo, professor e instrutor motivacional, Luiz Marins, sempre alerta para que o empresário surpreenda seu cliente.

Podemos aproveitar aqui os conselhos do professor Marins e buscar meios para surpreender nosso cônjuge. Ele diz: “Pouco importa uma empresa ser rotineiramente perfeita. É preciso que ela emocione; que surpreenda o cliente com momentos inusitados, (…) momentos marcantes que o cliente lembrará e fará com que ele volte à empresa”.

Aplicando ao casamento a frase ficaria assim: “Pouco importa um casamento rotineiramente perfeito. É preciso que ele emocione; que surpreenda o cônjuge com momentos inusitados, momentos marcantes que o cônjuge lembrará e fará com que ele sempre se volte para você.”.

Advertisement

Lembre-se de que sua felicidade está nos momentos que proporcionar a seu cônjuge que se sinta feliz.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu