Gregório viveu uma experiência que o ajudará a amar a vontade de Deus

Quer servir a Deus, mas só da maneira que mais lhe convier? Cuidado, isso não é necessariamente o que Deus nos pediu.

Gregório não sabia tudo o que dependia de seu sim. Ele só sabia que tinha medo, e que procuraria escapar daquilo que tanto lhe inquietava.

No ano 590 d.C, Gregório era um simples sacerdote e monge que tinha escolhido servir a Deus a partir do estudo, da oração e da penitência num simples mosteiro italiano, mas uma nova situação perturbava-o enormemente.

Quem pensaria que ele, totalmente alheio às exigências de Roma, poderia ser o próximo Papa?

Quer mesmo que eu faça isso?

A única solução para tanta loucura era fugir. Pensava que fazia um favor a todos afastando-se dessa situação inquietante, até que o alcançou, a pouca distância, o padre Valentino, seu superior, iniciando o diálogo que vai ensinar muito a você e a mim.

Valentino não tentava impedi-lo, mas sim perguntar-lhe porque se recusava a seguir o caminho indicado por Deus. Então, Gregório respondeu com resolução: “Mas, este caminho não me foi indicado por Deus, mas pelos homens!”.

Advertisement

Valentin insistia, fazendo-lhe ver a difícil situação: a epidemia da peste que assola o mundo, os transbordos do rio Tibre, os lombardos que poderiam voltar a atacar Roma. Porém Gregório não cedia, não se considerava capaz.

Foi quando Valentino lhe disse umas palavras que destruíram as dúvidas e medos deste bom monge:

“Se entendo corretamente, você quer servir a Deus, mas só da maneira que melhor lhe convier? Cuidado Gregório, isso dificilmente soa a humildade. Lembre-se de servir ao Senhor segundo a vontade dele, não a sua”.

Seja feita a Sua vontade, nos bois do meu compadre

Meu pai é um homem sábio e culto. Ele gosta muito de expressar a sabedoria popular convertida em provérbios, e lembro-me que ele repetiu este muitas vezes, querendo expressar o fechamento cabal de algum compromisso.

Nesta situação estava Gregório quando foi despertado da “comodidade” por Valentino. Percebendo que fugia de um chamado devido ao medo, ao sentimento de inferioridade, ao árduo da tarefa, caiu em si sobre sua negativa ao mesmo Deus que havia jurado amar.

Advertisement

Então partiu, confiando em Deus, e realizou seu trabalho com seriedade. Viveu numa época conturbada, e entre suas heranças, temos o belo canto gregoriano que mandou reunir e compendiar, a sobrevivência de Roma apesar do descuido das autoridades, a fundação de vários mosteiros, a evangelização dos anglos, entre outras obras que fazem dele um dos Doutores e Padres da Igreja.

Sugerimos ler: 6 maneiras de saber que Deus está falando com você

Deus fala sem voz

Uma das “justificativas” que Gregório apresentava para escapar era que Deus não lhe tinha falado claramente, e que o mandato de ir a Roma como Papa, era obra humana.

Nós caímos, às vezes, também nesta confortável situação: temos na mente ou no coração o senso do dever, e não queremos viver a vida que temos diante de nós, porque “é coisa humana”.

Esquecemos que o recurso que Deus tem para nos falar é justamente a cotidianidade. As inspirações do coração, as palavras lidas que se cravaram na mente, a frase do filme que o impactou.

Advertisement

Deus o ama melhor

Se sua limitação para cumprir a vontade de Deus é a de não se sentir apto, é porque você espera assumir o desafio com suas forças, e se esquece de muitas promessas de Deus: “Confia no Senhor teu Deus de todo o seu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. (Provérbios 3:5-6)

Mas por que Deus pede algo que é difícil, complicado e que envolve grande esforço? Porque Deus nos ama melhor, quer que vençamos a nós mesmo, quer que nos abandonemos em Seus braços, pois Ele deseja levar-nos além de nossos limites.

Melhor Ele decidir que você

Pensei que um dos meus namorados fosse o melhor para mim. Depois de duas experiências de namoro com ele, eu queria acreditar que ele era o indicado para começar uma família, mas não era. Chorei muito, e a passei mal. Mas, hoje, estou há 15 anos casada com um homem bom, sério, trabalhador que ama profundamente a sua família.

O que lhe acontece, está enquadrado no plano de Deus, sempre tendendo para o seu bem. Ele sabe melhor que você, qual é o melhor caminho. Talvez você não goste, e se inquiete, mas seguindo Seu caminho, não se enganará.

Mas como saber que é Ele quem me pede?

Tudo aquilo que lhe motiva a viver uma vida de entrega a Cristo, que lhe traz paz, tira a angústia, que é bom, e está ao serviço de outros, vem de Deus.

Advertisement

Pode ser que no início viva algumas incertezas, medo, descrença, mas ao tomar a decisão de aproximar-se do caminho que percebe, seu coração serenará. Se assim for, esse caminho é adequado.

Então, devo me ignorar?

Gregório queria ouvir a voz de Deus, mas não ouviu. Como saberei quando me escutar e quando ignorar meus desejos primários para pôr primeiro a vontade de Deus?

O tema da vontade é extremamente extenso. Você considera que realmente faz o que deseja? Quão condicionado você acha que está para “decidir”? como “medir” para onde deve ir para seguir as suas inclinações e não desprezar os chamados de Deus?

1 Aproxime-se Dele

Em primeiro lugar, é preciso manter uma relação com Deus, orar frequentemente a Ele através da meditação, da leitura das Escrituras e da frequência aos sacramentos.

2 Faça a vontade Dele

Procure o bem com a sua vontade. Atreva-se a perguntar se o que deseja é realmente o melhor para si. Pare de se contentar com pequenos esforços, jogue-se pelo maravilhoso, pelo grande e enriquecedor.

Advertisement

3 Rodeie-se de quem o impulsiona a melhorar

Aproxime-se do sacerdote ou do ministro, cerque-se de pessoas que buscam viver a vontade de Deus em sua vida, que lhe corrijam de coração se precisar, como fez Valentino com o Gregório.

4 Tenha fé, sua vida será plena

Se você decidir dar sua vida a Deus e atender Seu chamado em cada momento, sua vida ganhará uma nova dimensão, participando na eternidade dos que escolhem a felicidade completa e plena. Parabéns!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Gregorio vivió una experiencia que te ayudará a amar la voluntad de Dios

Toma un momento para compartir ...