Foto de Karina Bacchi dando este alimento a seu bebê gera discussão entre seguidores no Instagram

Alguns internautas mencionaram advertência da OMS. Veja o que dizem os especialistas.

Erika Strassburger

Uma foto postada no Instagram na semana passada pela atriz e mãe de primeira viagem, Karina Bacchi, acabou gerando polêmica e levantou uma questão que ainda gera dúvidas: um bebê pode comer frutinhas e outros alimentos antes do sexto mês de vida?

Karina aparece na imagem oferecendo um pedaço de melancia a seu filho, Enrico, que está com quatro meses e meio. Na legenda ela escreve: “Provando e aprovando a melancia”.

O bebê parece estar adorando provar “a frutinha deliciosa geladinha e com gostinho de quero mais”, como disse a mamãe.

Advertisement

Mas, o que dizem os especialistas?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Isso quer dizer que antes do sexto mês a criança não deve receber nenhum outro alimento, nem mesmo água ou chazinhos. O leite materno supre todas as suas necessidades nutricionais, ele hidrata e protege o pequeno.

A partir do sexto mês, os alimentos devem ser introduzidos preferencialmente seguindo uma ordem. O artigo abaixo ensina a ordem e o tempo corretos para introduzi-los.

A OMS também recomenda que a mãe continue amamentando o filho até os dois anos. Nesse período, a criança não precisa de nenhum outro leite além do materno.

Advertisement

Mas, nem tudo são flores

Sabemos que algumas mulheres simplesmente não conseguem amamentar. Outras não conseguem amamentar exclusivamente até o sexto mês de vida. Essas mães não precisam se sentir culpadas, pois para isso existem as fórmulas. É só dar a fórmula seguindo estritamente as orientações do pediatra, que está tudo bem.

E os outros alimentos?

Embora, no geral, a recomendação seja introduzi-los a partir do sexto mês, por um motivo ou outro, alguns pediatras liberam alguns alimentos antes disso. O médico Charles Schwambach disse no site Médico Responde que se a mãe precisa voltar ao trabalho – o que ocorre no quarto mês de vida da criança – as frutinhas e outros alimentos podem ser inseridos. Mas é fundamental conversar com o pediatra antes disso.

Assim sendo, é imprudente condenar a atriz por dar melancia, que é um alimento saudável, a seu filho. Ela provavelmente consultou o pediatra antes de tomar essa decisão.

Nós e nossos sorrisos de alegria ??✨ #Baby #love #smile #happy

A post shared by Enrico Bacchi (@enricobacchioficial) on

Advertisement

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.