Fortalecer o casamento: A importância do perdão na vida a dois

Quem nunca precisou perdoar e quem nunca precisou de perdão? Veja este artigo e aperfeiçoe o perdão na vida a dois.


Fernanda Ferraz

Será que perdoar é tão difícil assim? Exercitar o perdão nos dá felicidade!

O perdão traz muita paz consigo. O alívio gerado por ele carrega um sentimento tão suave e profundo que as palavras não conseguem descrever a sua totalidade. Quem nunca precisou de perdão por ter cometido uma falha? Seja ela pequena ou grande. Essa atitude renova as forças e une o casal que um dia esteve em tempos difíceis…

Tesouro sem preço

Seu cônjuge é seu tesouro, sua união começou por amor e deve permanecer eternamente com amor. Algumas vezes o mundo cega nossa visão e falhamos em nosso lar, com nossa família e com nosso amor precioso, falamos besteiras, acusamos, vemos problemas onde eles não existem, brigamos e machucamos por impulso e egoísmo; mas jamais devemos esquecer que a pessoa com quem casamos é o nosso tesouro mais precioso, isso não tem preço! Ter o sentimento verdadeiro de ternura e carinho é o melhor presente em nosso cotidiano e o perdão anda lado a lado com o amor.

Dar atenção

O perdão equilibra as coisas, com ele colocamos os “pingos nos is” e compreendemos o valor de dar nossa atenção ao outro, seja para ouvir mais, disponibilizar mais tempo juntos, presentear ou quando agimos com reconhecimento.

Aprender

a perdoar pode ser uma tarefa árdua e longa, desistir de tudo pode parecer mais fácil, mas não é o mais correto. Somos seres humanos e suscetíveis ao erro, devemos sempre nos colocar na posição do outro, “o quanto eu gostaria de ser perdoado por este erro?”

Refinamento pessoal

O perdão traz refinamento pessoal, nos torna sensíveis e nos aperfeiçoa a ter compaixão pelo outro.

Fé e confiança

Após o perdão, devemos dar nosso voto de confiança, devemos ter fé que o outro vá ter uma conduta acertada, uma atitude idônea, um comportamento positivo. É preciso falar que confiar é demonstrar isto, o voto de confiança é essencial para um casamento feliz e equilibrado.

Advertisement

Esforço contínuo

Talvez para conseguir perdoar, você tenha que abrir mão de seu orgulho, falar para o coração que ambos precisam disso e que essa mudança trará mais união aos dois. Talvez essa ação de perdoar exija um esforço contínuo e a decisão de não mudar a opinião, porque vale a pena lutar por quem se ama.

Arrependimento

O arrependimento sincero proporciona harmonia, restaura os sentimentos bons que foram esquecidos no passado e demonstra que o perdão é a maior prova de amor para o arrependimento.

Humildade

Quando se perdoa, colocamos a felicidade do outro ao alcance da nossa, andamos de mãos dadas numa mesma direção, reconhecemos nosso alicerce no bem-estar do outro e temos satisfação em colocar o outro em primeiro lugar, diante a todas as outras coisas.

Não se vinga

Quem perdoa não se vinga, não remói o problema, não desacredita o outro pelo erro cometido, não passa na “cara”… Quem perdoa com amor, esquece e renova os sentimentos mais belos sentido pelo cônjuge, é capaz de amar ainda mais do que antes.

Mudança no coração

Com o perdão em nossa vida, sentimos paz e conforto. Quem nunca precisou perdoar e quem nunca precisou de perdão? A mudança no coração ocorre trazendo sempre bons sentimentos, não há lugar para ódio ou raiva, somente carinho e amor.

Parceiros iguais

Não há pressão de posse, há compartilhamento e confiança, há compreensão de igualdade de deveres, responsabilidades e direitos, ninguém é melhor que ninguém.

Expressar

Expresse seu amor, dedique sua vida a fazer o outro feliz e se sentir a pessoa mais completa e realizada só por estar ao lado de quem se ama.

Compartilhe e coopere

Coopere dentro do lar, o perdão faz com que o outro deseje compartilhar e ajudar nas dificuldades que o companheiro tem.

Transparência e respeito

O perdão tem essa transparência e respeito, demonstra total amor e desejo de mudar uma situação ruim.

Se apegar a Deus e um ao outro

Quando nos apegamos a Deus fica mais fácil perdoar, Deus nos ensina que precisamos perdoar os defeitos e falhas do outro, nos ensina o valor desse perdão e a importância de nos apegarmos um ao outro.

Advertisement

Amando e servindo

Amar e servir ao outro faz parte da linda característica do perdão, você serve porque ama e ama servir.

_O casamento é uma dádiva de Deus para nós. A qualidade de nosso casamento é uma dádiva nossa para Ele._(L. Whitney Clayton)

Toma un momento para compartir …

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.