Filhos que não receberam amor e as consequências em seus relacionamentos amorosos

O amor que recebemos durante a infância é vital para construir boas relações afetivas. Isto é o que pode acontecer quando há falta de amor por parte dos pais.

Adriana Acosta Bujan

Seria uma utopia afirmar que todos os pais são excelentes e perfeitos criando e ensinando seus filhos. Todos nós cometemos erros que deixam feridas profundas nos corações dos nossos filhos. Esses erros podem ser os causadores da infelicidade deles na sua vida adulta.

Embora possamos negar que esses pequenos erros os afetem, estamos errados, pois tudo o que ensinamos a nossos filhos durante sua infância marcará sua maneira de ser, sua personalidade e a maneira como eles se relacionam.

Não pretendo criticar ou julgar a educação, já que cada família é diferente. No entanto, é preciso refletir a esse respeito, já que os nossos filhos serão os únicos a enfrentar as consequências dos nossos erros, ignorância ou descuidos.

Um amor incondicional

Neste mundo existem famílias de todos os tipos, seria uma falsidade afirmar que todas as crianças recebem amor por parte dos seus pais. Embora seja lamentável, é uma realidade que algumas crianças são maltratadas física e psicologicamente, que são abandonadas mesmo que vivam com seus pais ou que são negligenciadas. Inclusive há pais que condicionam o amor que seus filhos devem receber.

Peg Streep é autora do livro Daughter Detox, e explica que as filhas que não receberam amor de seus pais durante sua infância estão destinadas a estabelecer relações conflitantes durante sua vida adulta. Segundo ela, as filhas crescerão inseguras procurando encontrar o amor que lhes foi negado, criando apegos inseguros e nocivos.

Advertisement

Amor, atenção, apoio e cuidados são necessidades básicas que os pais devem suprir e, se não as receberem, elas aprenderão que essa é forma correta de amar. Os conceitos de amor serão distorcidos, já que passar as primeiras décadas da vida sob o rastro da carência afetiva, do abandono ou da crítica fará com que se formem ideias equivocadas sobre como devem ser as relações amorosas.

Agora, vamos ver como os filhos que não receberam amor durante a infância serão afetados em suas relações de casal na vida adulta.

1 Insegurança

Uma das bases sólidas para estabelecer uma boa relação de casal é a confiança e a segurança que temos em cada um de nós. Quando os filhos não têm amor durante a infância é lógico que, ao crescer, tenham sua autoestima e amor próprio feridos. Ao encontrar um parceiro na sua vida adulta, essa ferida permanecerá, afetando a sua relação.

Neste caso, o ciúme pode ser o causador da destruição de uma relação amorosa. Os filhos terão medo de ser abandonados por pura falta de segurança, já que a única coisa que desejam é que alguém os ame como são, já que não receberam amor na infância.

2 Conformismo

Os filhos que não receberam amor por parte de seus pais terão uma ideia equivocada do amor como comentamos anteriormente. Portanto, suas relações amorosas serão conflitantes, já que se conformarão com o muito ou o pouco que receberem de seu parceiro.

Advertisement

Terão medo de opinar, tomar decisões e defender suas ideias; ocultarão seus sentimentos e emoções com medo de perder o amor. Podemos dizer que essas pessoas podem ser alvos fáceis de manipulação e abuso; então eles vão procurar afeição com qualquer um que passar por seu caminho ou em lugares errados.

3 Pode ser passageiro

Como muitas destas pessoas não tiveram amor na infância, pensam que o amor é um sentimento passageiro, ou seja, que não permanece por muito tempo. Portanto, podem ter relações instáveis e pouco sólidas, sem chegar a ter êxito. O medo e a tristeza podem paralisá-los por completo com receio de serem abandonados, por isso evitam entregar-se por completo, negando-se o direito de amar verdadeiramente.

4 Muito pelo contrário

Também acontece que os filhos, com alguma falta de amor por parte de seus pais, tornam-se mais fortes e valentes, agindo de maneira contrária ao que aprenderam durante a infância. Essas pessoas podem ser capazes de amar incondicionalmente o parceiro, mostrando-lhe todo o amor que têm para dar, mesmo que não recebam nada em troca.

Desejarão ser pessoas diferentes de seus pais e se esforçarão para ter o amor de seu parceiro mesmo que tenham que sacrificar seus próprios interesses e amor próprio. No entanto, embora aparentemente não haja consequências no futuro, lembremo-nos de que tanto amor pode levar a um apego emocional que as pessoas sofrem demasiado sem a presença ou o carinho de alguém; portanto, nem sempre serão felizes.

No entanto, não devemos preocupar-nos nos desgastarmos com as consequências futuras, porque quando as pessoas têm consciência do quão difícil foi a sua infância e amadurecem, então poderão curar as suas feridas do passado sem prejudicar as suas relações atuais.

Advertisement

É importante amar os nossos filhos, mostrar-lhes que são pessoas especiais, únicas e maravilhosas, não importa quantos erros, nós pais, cometemos. Se você deseja que seus filhos sejam felizes em sua vida adulta, então ensine-os através do exemplo, mantendo uma boa relação com seu parceiro.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Hijos que no recibieron amor y las consecuencias en sus relaciones de pareja

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.