Filho, mesmo que o mundo desmorone, eu sempre lutarei por você

As crises sociais representam um grande desafio para os pais. Como podemos dar melhor de nós em tempos de incerteza?

Fernanda Gonzales Casafús

O mundo em convulsão, tentando lidar da melhor maneira possível com o avanço do coronavírus. Somam-se milhares de infectados à lista de países que não estão imunes a essa tragédia global. E em meio a tudo isso está a missão de tranquilizar nossos filhos.

Inúmeras famílias estão hoje em isolamento social obrigatório, imposto por muitos governos no mundo. O fechamento de escolas e o confinamento em casa podem parecer divertidos por um momento, mas depois de alguns dias tudo se torna um pouco entediante.

Como pais, temos a grande missão de saber como transmitir a nossos filhos o que está acontecendo no mundo em relação à epidemia de coronavírus e, ao mesmo tempo, sentimo-nos culpados pela preocupação e frustração em relação às finanças da família.

Nossos filhos precisam de nós, hoje mais do que nunca

Os professores mandam lições para você fazer com as crianças em casa, você tenta organizar os horários de uso do computador com seu marido e filhos, e seu cãozinho não sabe o que é quarentena e quer dar uma volta na praça.

Sucumbimos, então, ao ataque de nossas emoções e nos perguntamos como lidar com o confinamento quando jamais nos imaginaríamos numa situação dessas. Então, lembramo-nos de que podemos fazer algo em nossa casa: mostrar aos filhos que podemos lutar juntos e que temos a coragem de fazê-lo como nenhum super-herói.

Advertisement

Nossos filhos precisam de que nosso olhar lhes traga tranquilidade em momentos em que reina a incerteza. Eles precisam saber que estamos cuidando de nossa família e que isso pelo qual estamos passando é para o bem de todos. Nossos filhos precisam de nós mais do que nunca.

Filho, essa luta é por você

Tenho medo de trazer o vírus para casa. Lavo as mãos freneticamente, várias vezes ao dia, e limpo com cloro (alvejante) todos as embalagens dos produtos que trago do mercado. “Não coloque as mãos na boca! Não pise aí, não é uma área segura!” Aqui em casa, meus filhos não podem ir à porta da frente porque é onde nos desinfetamos antes de entrar na “área segura”, nossa casa.

Filho, essa luta é por você. A maior luta é aquela que os pais vivem todos os dias para proporcionar aos filhos uma experiência harmoniosa nos momentos em que não nos sentimos calmos. Nossa luta é fazer com que cada dia não seja tão terrível quanto as notícias retratam.

Em nosso mundo, ao redor da mesa, jogando, comendo pipoca e assistindo a vídeos sobre o “bichinho mau”, os dias passam e nossos filhos estão se tornando mais resistentes do que nunca. Eles são os verdadeiros heróis, e são eles que entendem, de maneira simples e clara, a importância desse momento conjuntural para o mundo.

Se o mundo desmoronar, continue lutando

Deus dá a batalha a seus melhores soldados, diz o ditado. Sem dúvida, os pais sabem muito bem disso. Nos momentos em que nos sentimos fracos, em que juramos não aguentar mais, uma força motriz nos impulsiona para a frente. O combustível dessa força são nossos filhos.

Advertisement

São momentos-chave para a humanidade. A “infodemia” (isto é, o excesso de informações) geralmente faz com que nos sintamos atordoados com tudo o que lemos, vemos e ouvimos. E é quando precisamos fazer mais uso de nossa capacidade crítica; é quando precisamos estar mais lúcidos e manter a mente limpa para usar a razão e não entrar em pânico.

Mesmo que você tenha medo do futuro, mesmo que a esperança se apague, continue lutando. Por você, por seus filhos. Estou certa de que os filhos são, neste momento, a razão pela qual todos os pais do mundo estão lutando. E que cada um, em cada canto remoto deste planeta, está concentrando sua atenção em cuidar do que tem de mais precioso: sua família.

O amor é o motor do mundo

Deus nos dá, hoje, a oportunidade de ver muito claramente quais são as coisas mais importantes; e são justamente as que não podem ser compradas com dinheiro. Estamos todos em casa, cuidando de nossos afetos, orando para que tudo acabe logo para podermos nos abraçar, comemorar em família, ver seus rostos.

O amor é a força mais poderosa que move o mundo. Nada do que fazemos faz sentido se não pudermos compartilhar com aqueles que amamos. Essa situação provavelmente nos ajudará a refletir e mudar nossa maneira tratar a humanidade.

Leia também: As coisas que realmente valem na vida não são compradas com dinheiro

Advertisement

Temos a missão de seguir em frente, mesmo que o mundo pareça estar desligado

Essa situação é temporária, não percamos a oportunidade de aprender com ela e usá-la a nosso favor. É hora de pensar em nossas ações, olhar para dentro e deixar que o perdão, a paciência e a esperança entrem em nossos corações. É hora de nos dar a oportunidade de nos tornarmos seres humanos melhores.

Prometo dar o melhor de mim

Às vezes estou cansada, fico frustrada e minha ansiedade vence. Outras vezes, brigo com você e esqueço que você é uma criança procurando respostas. Desculpe-me, filho, estou tentando acomodar minhas emoções, mas prometo dar o melhor de mim.

O mundo está em turbulência, mas nada vai me parar nessa luta e missão forte. Você é o meu mundo e estou pronta para protegê-lo, pelo tempo que for necessário.

A convivência em tempos de epidemia não é fácil, mas o amor que temos um pelo outro nos leva a ver o arco-íris além da tempestade.

Nós vamos sair disso. Tudo vai ficar bem!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Hijo, aunque el mundo se venga abajo, siempre lucharé por ti

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.