Fazer o bem sem ver a quem

Sinta a alegria que provém de ajudar um desconhecido ou alguém que você não tem muita afinidade.

Erika Strassburger

Quando nosso amor e a generosidade ultrapassam as fronteiras familiares, avançam entre os amigos e conhecidos, chegam aos desconhecidos, e mesmo a pessoas que não simpatizam conosco, poderemos provar o verdadeiro amor que emana de Deus.

O vídeo abaixo conta a história de dois garotos que quiseram pregar uma peça em um senhor que trabalhava no campo. Eles descartaram a ideia inicial de esconder os sapatos do trabalhador e decidiram fazer algo que lhe deixou extremamente agradecido. Assista e veja o efeito que uma boa ação produz nos corações de todos – de quem dá e de quem recebe.

Veja também, a seguir, 15 outras boas ideias de como alegrar a vida de alguém que você não conhece, ou que mal conhece, ou que não simpatiza com você:

  1. Faça um bolo e entregue, com uma mensagem de boas-vindas, aos vizinhos que acabaram de se mudar.

  2. Reúna sua família e alguns amigos e dê uma renovada na casa e no quintal de uma pessoa idosa.

    Advertisement
  3. Faça uma cesta de Natal e deixe secretamente de presente a uma família carente.

  4. Arrecade roupinhas de bebê e fraldas e doe a uma mãe carente.

  5. Converse com seus vizinhos e amigos, arrecade roupas usadas em bom estado e limpas. Faça um bazar beneficente. Doe o dinheiro arrecadado a uma creche ou asilo, ou compre mantimentos para doar a essas entidades.

  6. Compartilhe seus conhecimentos, dando aulas gratuitas de línguas, artesanato, corte de cabelo, música, corte e costura, instrumento musical, informática, dança, ginástica, etc.

  7. Ofereça-se para ajudar uma criança em uma matéria que ela tenha dificuldade.

    Advertisement
  8. Limpe a casa de uma mãe que vai chegar da maternidade.

  9. Plante flores em uma área pública, canteiros ou praças.

  10. De tempos em tempos, convide alguns amigos para ir a um asilo passar uma tarde com os idosos, conversar com eles, ouvi-los pacientemente, cuidar de suas unhas, cabelo e barba.

  11. Participe do programa Apadrinhamento Afetivo. Esse programa visa proporcionar às crianças e adolescentes que têm pouca chance de adoção experiências de convivência familiar. Você se cadastra, passa por uma entrevista e, depois de tudo certo, pode buscar a criança ou adolescente para passar um dia ou fim de semana na sua casa. Você pode buscá-lo várias vezes ao ano. Pode, ainda, contribuir financeiramente para a sua instrução e sustento.

  12. Doe dinheiro para obras assistenciais sérias.

    Advertisement
  13. Ofereça um trabalho na sua casa em troca de dinheiro para quem estiver com dificuldade financeira. Pode ser o corte da grama, uma faxina, a lavagem do carro, o banho no cachorro, etc. Ensinar a pescar é uma atitude mais sábia e rende mais frutos, do que dar o peixe.

  14. Sorria para as pessoas que não são amistosas com você. Diga-lhes palavras gentis e ofereça-se para ajudar.

  15. Surpreenda alguém que não simpatiza com você, dando-lhe um presentinho, ajudando-o a cumprir uma tarefa, atendendo a uma emergência, etc.

Como podemos ver, basta um pouco de boa vontade e encontramos incontáveis maneiras de ajudar pessoas desconhecidas ou não muito chegadas. Somos as mãos do Senhor na terra. Por nosso intermédio, preces são respondidas, sonhos realizados e o futuro de alguém pode ter um tom de esperança. Nossa vida torna-se mais feliz e produtiva quando tiramos os olhos de nosso próprio umbigo.

Siga os conselhos acima, ou suas próprias ideias, e assista o vídeo abaixo para se sentir inspirado a agir.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.