Fazer exercícios enquanto grávida pode proteger o bebê de doenças no futuro

Acompanhe as dicas trazidas por um ginecologista e obstetra, e descubra quais exercícios são ideais para cada mês de gestação.


Cibele Carvalho

Desmistificando a teoria de que grávidas não devem praticar exercícios, o ginecologista e obstetra Eduardo Zolotnik, médico do Hospital Albert Einstein, apresenta uma nova, moderna e comprovada prática de exercício que além de proteger sua saúde, evita que seu bebê tenha doenças graves no futuro.

O especialista afirma que a mulher grávida pode exercitar-se durante toda a gravidez, se apresentar uma saúde física boa. Os exercícios vão auxiliar mais ainda na gestação e devem ser acompanhados e indicados pelo seu médico.

Sabe aquele exercício praticado pelas mulheres quando estão tentando perder peso e manter uma barriga tanquinho? Sim, a famosa e complicada prática de ABDOMINAL é superindicada para a saúde da gestante e do futuro bebê.

Como?

O Dr. Eduardo declara que, com o crescimento da barriga durante a gestação a mulher pode sentir o peso ficar cada vez mais complicado de carregar, e ainda a elasticidade da pele fica comprometida, portanto, a prática de abdominal logo no início da gestação prepara a barriga para o peso e a elasticidade que aparecerá nos futuros meses.

O especialista ensina que, obviamente não é a mesma intensa e forçada abdominal praticada usualmente, mas sim, algumas técnicas simples para gestantes, como agachamentos, isso claro nos 3 primeiros meses de gestação onde ainda não há o crescimento da barriga.

Após

Nos meses que se seguem, o especialista indica que a gestante cuide muito da sua musculatura pélvica e pratique muito alongamento para relaxar o corpo e a mente.

O ideal é que a gestante possa praticar caminhadas, aulas de dança, alongamentos, ioga, etc., atividades simples e que possam ter duração de no máximo uma hora, com intervalo a cada 30 minutos da prática do exercício.

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Forma

Alguns cuidados são essenciais para qualquer pessoa que pratica exercícios físicos, e devem ser redobrados quando se trata de uma gestante, essa deve cuidar:

  • Das roupas e tênis que utiliza, para serem confortáveis e evitar quedas;

  • Manter-se hidratada e alimentada durante a prática dos exercícios e anteriormente;

  • Manter um ritmo mais leve para evitar lesões e problemas.

Ao praticar atividades físicas regulares durante a gestação, além de beneficiar a mulher, o bebê sente-se relaxado e mais tranquilo quando nasce, pois a oxitocina carregada pela mãe quando pratica exercícios é levada, assim como os alimentos, diretamente para o bebê.

Manter o corpo em movimento constante, além de ativar a circulação sanguínea, melhorar a musculatura, pode evitar a chegada dos sintomas de depressão pós-parto, ou seja, exercitar-se durante sua gravidez apenas trará benefícios a você e ao seu bebê, então mexa-se!

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Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.