Faça estas 2 coisas por seus filhos e mantenha-os FELIZES

A felicidade de nossos filhos pode estar centralizada apenas em duas tarefas que criamos ou deixamos de criar como família e dentro de nossos lares.


Cibele Carvalho

Uma criança nasce, por um breve e rápido momento só precisa do aconchego do leite da mamãe… “Eles crescem muito rápido”, todos comentam. Uma verdade completamente absoluta, todavia, ninguém menciona o trabalho que iremos enfrentar após esse rápido crescimento!

Estamos sozinhos. Às vezes, sozinhos mesmo. O mundo e a sociedade nos exigem filhos melhores, filhos obedientes, filhos sem manhas ou birras, filhos perfeitos!

No entanto, ninguém nos ensina uma fórmula para criarmos essa perfeição necessária, apenas nos exigem, nas creches e nas escolas, no parquinho, no supermercado, em todos os lugares…

Não existe criança ou filho perfeito. Eles não funcionam como robôs onde apertamos a tecla pare e imediatamente comportam-se como uma máquina, nem queremos que sejam robôs, mas exigimos cada dia mais dos nossos e dos outros que sejam melhores, os mais perfeitos possíveis.

Quanto mais eles crescem mais difícil pode ser, afinal passam a adquirir e usar sua liberdade de escolha, e então eles passam a estar sozinhos na sociedade, momento em que vão colocar em prática tudo que ensinamos ou deixamos de ensinar. Qual vai ser o legado que deixará para seus filhos?

Ambiente moral

Encontramos hoje na sociedade uma completa “poluição moral”, uma confusão de valores e de ideias do que o que é certo e o que é errado, outrora era simples escolher sua opção sexual, você já nascia com ela e ponto final. Atualmente uma confusão busca escurecer a mente dos nossos filhos desde pequenos.

Nossa atitude frente a isso é extremamente importante, o que declaro dentro do meu lar como correto está sendo firme o suficiente, ou mediano?

Advertisement

“A maior obra que podeis realizar pelos seus filhos está dentro das paredes do seu lar” (Harold B. Lee).

Quando se trata da moralidade dos nossos filhos, nós pais temos não apenas o direito de nos envolvermos, mas o completo dever de ensinar, advertir e mostrar o caminho, valores, princípios que acreditamos que devem ser seguidos, inicialmente pelo nosso completo exemplo em cumprir com esses valores.

Barbara Bush declarou que: “Seu sucesso como família, nosso sucesso como sociedade, não depende do que acontece na Casa Branca, mas, sim, do que acontece dentro do lar.”

A força interior que os filhos precisam para enfrentar as condições de desigualdade e desafios da vida será adquirida ao esforçarmo-nos com toda energia para tornar nosso lar mais forte, com mais harmonia, felicidade, amor e paz.

Ambiente espiritual

Certamente não há trabalho mais importante a ser feito neste mundo do que preparar nossos filhos para serem tementes a Deus. Como pais, não encontraremos mais felicidade do que visualizarmos nossos filhos seguindo os ensinamentos de Deus.

Assim, já declarou o apóstolo João na Bíblia: “Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade” (III João 1:4).

Para termos lares mais bem-sucedidos, os valores devem ser ensinados, com toda força e sabedoria possível, aliadas à espiritualidade e muito trabalho árduo. Os melhores professores serão nossas experiências e modelos formados ao decorrer de uma vida toda.

Precisamos criar e estabelecer tradições familiares espirituais fortes, para que sejam a fortaleza de nossas famílias, e as lembranças entesouradas na mente e nos corações de nossos filhos hoje, e nas gerações que os seguirem.

“As pequeninas coisas se tornam grandes quando reunidas na tapeçaria da família feita de milhares de pontos de amor, fé, disciplina, sacrifício, paciência e trabalho” (James E. Faust).

Não importa a religião que como pais vocês sigam, sejam firmes e corretos nessa fé, não tropecem em erros pequenos, todos eles estão sendo observados e futuramente copiados pelos seus filhos.

Advertisement

Poderemos ainda não conseguir filhos perfeitos, mas crianças, indivíduos, adultos melhores para essa sociedade só são fabricados em lares com firmes e inamovíveis torres morais e espirituais. Construa a sua. Comece hoje mesmo!

Toma un momento para compartir …

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.