Exemplo em casa: A liderança no lar

Partindo do princípio que a liderança pode ser aprendida, algumas ações dos pais passam a ser fundamentais na educação dos líderes do futuro.


Suely Buriasco

Hoje já se sabe que a liderança não pode ser encarada apenas como um dom, algo que simplesmente nasce com a pessoa. Muitas crianças que apresentam espírito de liderança na infância podem perdê-lo ao crescer, também crianças inseguras podem adquirir autoconfiança com o tempo. O fato é que esse conhecimento é fundamental na educação dos filhos e abre um leque de novas possibilidades para o relacionamento familiar.

Um pai ou mãe que queira fazer de seu filho uma adulto confiante e responsável deve levar em conta inicialmente que o exemplo é a maior e melhor forma de educar. Assim, observar alguns fatores a serem transmitidos aos filhos é de grande importância, a saber:

1- Autoridade

Infelizmente, ainda muitos pais confundem autoridade com autoritarismo e, nessa confusão, divide-se os pais que exigem obediência cega e os que, desejando fugir desse padrão, se tornam permissíveis. Nem um, nem outro! A autoridade de um pai é a de um líder, ou seja, é essencialmente moral. Ter autoridade é, pois, ser e fazer o que você ensina ao seu filho; é assumir a responsabilidade que o seu papel lhe impõe e conquistar respeito e amor por isso.

2- Autoconfiança

Seu filho precisa reconhecer em você uma pessoa segura do que deseja; isso fará dele uma pessoa confiante. A maneira como você encara os desafios da vida é que vai preparar seu filho para o futuro. Assim, é imprescindível que os pais desenvolvam autoconfiança e saibam lidar com maior tranquilidade com as adversidades.

3- Assertividade

Busque conhecer e entender seu filho, desenvolvendo empatia na sua relação com ele, isso fará com que você seja visto como um líder. Seja assertivo em suas determinações colocando limites e fazendo as exigências que considerar necessárias para a boa educação de seu filho. Seja ponderado e fale com clareza sobre as suas razões; sempre manifestando amor e respeito.

4- Liberdade

Não prive seu filho de decisões e ações que são importantes para que ele se torne uma pessoa decidida e motivada. Estimule-o na formação de sua própria personalidade e nas escolhas que lhe cabem na vida, mas mantenha-se próximo fazendo as orientações pertinentes. Permita que seu filho cresça não apenas fisicamente, mas também como pessoa.

5- Liderança

Prepare seu filho para ser um líder; dê a ele os elementos necessários exercendo a liderança no seu lar. Demonstre em ações os atributos da liderança e o estimule a agir também de forma autêntica com as pessoas que o rodeiam. E nessa busca de transmitir a autoridade dos que tem capacidade de superar suas dificuldades com dignidade, não se esqueça de desculpar-se diante de um erro. Seu filho certamente saberá que você pode se enganar, como qualquer ser humano, mas reconhecendo em você um líder, sentirá segurança para construir o ser próprio caráter nas mesmas bases.

Advertisement

Um bom líder é aquele que forma líderes equilibrados para a vida.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.