Evite o mau hálito com estas seis dicas

Alguém na família tem mau hálito e isso está causando muito problema? Estas dicas vão garantir que qualquer um tenha um hálito fresco e saudável. Preste atenção nas dicas!

Maia Fernandez

O cuidado dos nossos dentes é um aspecto fundamental para uma boa saúde. Os antigos egípcios já sabiam disso. Foi encontrado nos túmulos dos faraós um objeto que consistia em um ramo, com um de seus extremos semelhante a uma escova de dentes. Além disso, usavam um creme dental feito com unhas de boi, casca de ovo queimado, pedra-pomes, sal, pimenta, água e hortelã.

Mas a escova de dentes, tal como a conhecemos, foi inventada pelos chineses no século XV. Ela tinha um cabo de osso e cerdas de cabelo de javali. Enquanto isso, na Idade Média na Europa, se usavam muito o palito de dentes, mas as escovas não eram muito conhecidas. Havia pouquíssima higiene. Esses contos de fadas mágicos de princesas desmoronam ao imaginar as damas da corte muito elegantes, mas com um hálito terrível. Com razão existiu o amor cortês, não era por romance, mas para esconder esse segredo que as mulheres preferiam ficar no topo das torres, deixando seus amantes lá fora, fazendo serenatas ao pé de suas varandas.

Leia: 7 dicas para amenizar e se livrar do mau hálito

Deixando de lado o humor, o que nunca é demais, e voltando ao tema que nos interessa, muitas vezes um membro da família – e isso não é um problema exclusivo entre adultos – tem problemas com mau hálito. A causa, em alguns casos, pode ser desconforto digestivo, problemas nas gengivas ou uma escovação incorreta. Temos a tendência de minimizar a situação, mas a verdade é que às vezes o mau hálito faz com que o casal se distancie, que nossos filhos sofram com falta de aceitação, ou que os netos fujam da presença dos avós. A halitose afeta as relações familiares, já que para a pessoa que a tem, independentemente de causar-lhe constrangimento ou não, isso sempre causa um certo grau de isolamento de colegas, amigos e familiares. Por isso, eu vou compartilhar algumas dicas para você ter um hálito fresco e dentes saudáveis.

1. Tente beber muita água

Boca seca ajuda as bactérias a permanecerem ali. Você pode levar uma pequena garrafa de água com você onde quer que você vá, para fortalecer o hábito de tomar água, já que na rotina diária, muitas vezes, esquecemos de fazer isso.

Advertisement

2. Ao escovar os dentes, preste atenção na parte em que o dente e a gengiva se unem

Escove bem seus dentes, especialmente a parte em que a gengiva e dente se unem. Nesse ponto, tente escovar com a escova em um ângulo de 45 graus, de modo que as cerdas possam limpar bem. Além disso, use o fio dental, faça bochechos e enxague e escove sua língua vigorosamente. Também é importante que você escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia para não danificar o esmalte dos seus dentes.

Leia: 5 atitudes para evitar as cáries

3. Ao sair

Leve sua escova de dentes para utilizá-la após cada ingestão de alimentos; use algum chiclete ou spray se você achar necessário.

4. O que comer?

Entre os alimentos que contribuem para um hálito agradável estão a hortelã e salsa. Canela e cravo também são muito úteis.

5. Não passe muitas horas sem comer

Se estiver em jejum ou passar muito tempo sem comer, nossa boca fica seca e mais propensa a mau hálito.

Advertisement

6. Cuidado com bochechos

Ao contrário da crença popular, o uso de antissépticos bucais não é aconselhável para evitar o mau hálito. Alguns especialistas acreditam que, como alguns enxaguantes contém muito álcool, eles secam a saliva e contribuem para a halitose.

Se você tiver gostado dessas dicas, compartilhe-as e lembre-se que se o mau hálito persistir, então sua origem pode não estar na boca, mas no trato digestivo, e então você deve consultar um médico de sua confiança.

Leia também: Aparelhos nos dentes: recomendações e cuidados

Fontes consultadas:

Clínica Dental Argentus de Reader’s Digest.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Ahórrate problemas y evita el mal aliento con estos seis consejos

Toma un momento para compartir ...

Maia Fernandez

Maia Fernández mora na Argentina. Considera fundamental a educação das crianças e a arte como parte insubstituível disso.