Eu o amo do jeito que você é

Amar o outro implica aceitar diferenças. Você ama seu cônjuge do jeito que ele é ou está tentando mudá-lo? Leia e descubra como amá-lo assim como ele é.

Teresa Guadalupe Correa Pérez

Possivelmente, você já deve ter ouvido falar que o amor entra pelos olhos; faz sentido, pois a beleza é a primeira coisa que toca o coração para o amor. Quando alguém ou alguma coisa chama a nossa atenção por causa de sua estética refinada, começamos a ficar interessados. Assim acontece no amor de casal; sempre haverá algo que você gosta fisicamente nessa pessoa, sejam os olhos, o sorriso, as mãos, os cabelos ou o que quer que seja.

No entanto, não apenas o aspecto físico de uma pessoa e a atração desenfreada farão com que o relacionamento dure, pois, com o tempo você descobre como a pessoa realmente é de verdade. Ela pode ser linda por fora, mas, por dentro, ser uma pessoa egoísta, narcisista e egocêntrica. É isso que, muitas vezes, faz os relacionamentos fracassarem.

Já sabemos: o amor não é apenas atração física

Enrique Rojas, autor do livro “Amor: A Grande Oportunidade”, diz que não basta estar apaixonado para que o amor perdure e funcione em um relacionamento, mas é preciso encontrar a magia oculta que existe dentro de uma pessoa, em si mesmo e no seu par, para poder ter sucesso. A ideia principal é que cada um tenha a oportunidade de dar o melhor de si, porque o amor é um sentimento com menos força física, hormonal e psicológica.

Com essas afirmações, a chave para ter um relacionamento estável, sólido e duradouro é aceitar e amar a pessoa como ela é, com cada uma de suas pequenas peculiaridades.

Descobrindo o amor oculto

Vamos reconhecer que é difícil entender o outro, pois somos todos diferentes; temos diferentes maneiras de pensar e agir. No entanto, devemos olhar além dessa paixão e atração para descobrir o verdadeiro amor que está presente em cada pessoa, em seu interior e espiritualidade.

Advertisement

Walter Riso diz que, para que o casamento alcance seu esplendor máximo, as pessoas devem amar seu cônjuge como ele é, sem mudar nada. Sem mais delongas, deixo a você essas ideias que o ajudarão a refletir, valorizar e examinar o amor verdadeiro:

1. Eu te amo porque você me faz sentir especial

Desde pequena, cresci cercada pelo amor de meus pais e irmãos. Mas quando conheci meu marido, ele transformou meu mundo completamente. Com suas atitudes e pequenos gestos, meu conceito de amor mudou completamente, pois sinto-me única, especial e maravilhosa ao seu lado.

Não me apaixonei apenas por seus lindos olhos, mas por seu comportamento. Cada palavra, abraço e seu sorriso deram sentido à minha vida.

Quando percebe que seu cônjuge faz você se sentir feliz, apesar das adversidades, você começará a valorizar a sua presença e companhia, fazendo com que o relacionamento ganhe mais força e fique mais sólido.

2. Eu admiro sua força

Como acontece com a maioria dos casais, também tive que passar por situações difíceis. No entanto, em cada problema, por mais complicado que possa parecer, meu marido está lá para me ajudar a encontrar soluções. Por esse motivo, admiro sua paciência. Quando está o meu lado em momentos difíceis, ele me encoraja e me anima a pensar de maneira diferente, motivando-me a ser melhor a cada dia.

Advertisement

Você encontrará o amor verdadeiro em seu cônjuge quando começar a admirar sua força, força, ímpeto e dedicação para vê-lo feliz.  Dessa forma, esse vínculo fará sentido. Lembre-se de que os dois estão lutando juntos para alcançar o mesmo objetivo.

3. Seu sorriso é mágico

Em momentos de tristeza, melancolia e desespero, meu marido me permite chorar recostada em seu peito sem tentar me fazer parar, sem me julgar nem me criticar, até que eu consiga desabafar meus sentimentos e emoções. Ele sempre me agracia com um sorriso doce e terno, para afastar meus pensamentos negativos e melhorar o meu ânimo.

É válido chorar, ficar frustrado e deprimido por alguns momentos, pois somos humanos e isso faz parte do nosso crescimento. No entanto, quando seu cônjuge fica ao seu lado para apoiá-lo, fazendo com que você se esqueça por um momento de todo o mal, ele está dando uma demonstração clara do amor verdadeiro, que, sem dúvida, ajudará a fortalecer seu relacionamento.

4. Eu amo sua maneira diferente de pensar

Certa vez, pensei que seria mais fácil resolver meus problemas se meu marido pensasse como eu, se tivéssemos a mesma maneira de ver as coisas. Dessa forma, não precisaríamos discutir com tanta frequência. No entanto, sua maneira diferente de pensar e agir faz com que nos complementemos perfeitamente, pois, em algumas ocasiões, ele me faz ver algumas coisas importantes que eu não tinha levado em consideração, ou vice-versa.

Para que seu relacionamento seja sólido e perdure, você deve aprender a ceder, ser paciente e reconhecer que pode se equivocar, às vezes. Lembre-se de amar seu cônjuge como ele é, com seus defeitos e virtudes. E não fique com raiva por ele pensar de maneira diferente, pelo contrário, valorize a sua participação, porque os problemas são resolvidos mais facilmente quando se trabalha em equipe.

Advertisement

5. Sua prioridade me torna invencível

Sempre haverá algo que faça você pensar que seu casamento está no caminho certo e é uma prioridade para o seu cônjuge. Meu marido sempre demonstrou que sua prioridade número um sou eu e nosso filho. É uma pessoa que desfruta ao máximo estar com a família, cuidando de nós, tentando suprir cada necessidade, sacrificando seu próprio bem-estar.

Quando seu cônjuge coloca você no topo da sua lista de prioridades, é porque o amor verdadeiro está presente.

Lembre-se: o amor não é apenas atração física, paixão e encontros íntimos, vai muito além disso. É descobrir o valor interior de uma pessoa, sentir seu coração e alma, é se apaixonar por esses pequenos gestos, por suas ações e atitudes, estar em sintonia para ter um relacionamento bem-sucedido. Ame seu cônjuge e aceite-o como ele é!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Te amo tal como eres

Toma un momento para compartir ...

Teresa Guadalupe Correa Pérez

Lou Correa e uma apaixonada pesquisadora nas áreas da ciencia e psicologia. Amante dos livros, do clima frio e dos abraços calorosos, é uma jovem esposa e mãe de um bebê.