Estes são os alimentos ricos em colágeno que você deve consumir para estar sempre radiante

Comer bem e parecer saudável nunca foi tão fácil.

Erika Otero Romero

A ciência da beleza oferece centenas de tratamentos e procedimentos cirúrgicos para que alguém possa parecer sempre radiante, que prometem reduzir até 10 anos na aparência física. Eles são realmente eficazes? Em sua grande maioria sim, mas você deve ter em mente que o tratamento a que uma pessoa se submete deve ser seguido de cuidados rigorosos por parte do paciente.

Por exemplo, tenho uma familiar que se submeteu várias vezes a lipoaspirações. Após os procedimentos e passado o tempo de recuperação, ela ficou com um corpo de Barbie. No entanto, passados vários meses, voltou a engordar. Se a pessoa que pratica um processo de beleza, não cuidar de suas rotinas alimentares, a cirurgia será um processo doloroso e vão.

Acontece o mesmo com processos dermatológicos como a remoção de manchas a laser, peeling facial, Botox, etc.

Não tem nada de errado em buscar este tipo de procedimentos. Alguns são muito caros, mas se a pessoa acompanha o procedimento com uma mudança de vida, os resultados serão permanentes.

Uma das muitas mudanças na rotina que alguém tem que fazer para se manter jovem, é comer de forma saudável. Neste ponto, o colágeno em nossa alimentação trará um benefício extra, que descreveremos mais adiante.

Advertisement

Tudo o que comemos influencia a nossa saúde. Por exemplo, há pessoas que gostam de vegetais, mas há algumas que não podem consumir tanto como gostariam. É o mesmo com as carnes ou as frutas. Cuidar do que se come não se trata de passar fome ou deixar de comer o que se gosta; é comer o que se deve e na quantidade necessária, sem excessos.

Importância do colágeno para a saúde

Vamos começar por dizer que o colágeno é uma proteína de grande importância para os elementos estruturais do nosso corpo. Ou seja, os ossos, articulações, pele, tecidos conjuntivos, dentes, precisam de uma boa contribuição desta proteína para se manterem saudáveis.

Quando, com o passar dos anos, há uma queda na produção dessa proteína, as estruturas que dela se beneficiam começam a falhar. Por causa disso, as articulações e os ossos começam a doer ou entortar. As cãibras tornam-se mais comuns e inexplicáveis, os ligamentos perdem elasticidade e a pele começa a enrugar.

Naturalmente, é difícil lutar contra a passagem do tempo em nosso organismo, mas cuidando do que você come, você pode ajudar seu organismo a favorecer a produção de colágeno e, assim, retardar o envelhecimento e melhorar a saúde.

Como expliquei antes, você pode se ajudar com muitos tratamentos de beleza para permanecer jovem e saudável, mas o que você come contribui de forma negativa ou positiva para o processo. Lembre-se: “Como é dentro, é fora”.

Advertisement

Alimentos ricos em colágeno

A seguir está uma lista de alguns alimentos ricos em colágeno que você pode e deve consumir para ajudar o seu organismo a melhorar a produção desta proteína.

Alimentos de origem animal

Seja carne, peixe, ovos, a proteína de que o corpo humano precisa para produzir colágeno vem de animais. Além do mais, isso é muito mais relevante quando você consome cortes ou peças que possuem tecido conjuntivo; isto é, tendões, ligamentos ou cartilagens, isto no caso da carne bovina, suína, frango ou cordeiro.

Quanto ao peixe, os melhores são atum, sardinhas ou salmão. Eles são ricos em ácidos ômega 3 e colágeno, nutrientes que irão ajudá-lo a ter uma pele saudável e ossos fortes.

Os ovos nutrem o corpo com colágeno. Além disso, se você usá-los em máscaras, aplicando mais especificamente aquela membrana que cobre a parte interna da casca, você receberá muito mais benefícios para a pele.

Frutas cítricas

Os cítricos como a laranja, o limão, tangerina, toranja, entre outras, são alimentos que ajudam a aumentar nossos níveis de colágeno. Isto se deve à vitamina C, um antioxidante que ajuda a sintetizar o colágeno em nosso corpo. Além disso, ajuda a atrasar a ação dos radicais livres e mantém os níveis de colágeno dentro de limites aceitáveis.

Advertisement

Frutas vermelhas

Morangos, framboesas, amoras, mirtilos e groselhas são algumas das frutas vermelhas mais conhecidos. São uma grande fonte de vitaminas, especialmente de vitamina C, e agem da mesma forma que os cítricos.

Gelatina

Caso não saiba, essa rica sobremesa de cores e sabores variados de frutas vem dos animais. Sendo um gênero alimentício de origem animal (cartilagens dos animais), tem um elevado teor de colágeno. No entanto, você pode consumir o colágeno das cartilagens e ossos em caldos e sopas.

Aspargos

Os aspargos têm um alto teor de magnésio. Este é um nutriente essencial para sintetizar o colágeno. O seu elevado teor de vitamina C e a quantidade de arginina (aminoácido) são importantes para ajudar o organismo a sintetizar o colágeno.

Nozes e castanhas

São ricos em colágeno. A razão é que têm um número muito elevado de ácidos graxos, que fornecem quase todos os aminoácidos necessários para que o corpo possa criar colágeno.

Como pode ver, a lista de alimentos é muito variada. Além disso, está ao alcance de qualquer pessoa que queira se alimentar bem e manter a saúde dos ossos, músculos, pele e articulações.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estos son los alimentos ricos en colágeno que debes consumir para lucir siempre radiante

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.