Estes 9 remédios naturais ajudarão a aliviar o mal-estar das varizes

Não espere ficar doente para cuidar de sua saúde. "Prevenir é melhor que lamentar".

Erika Otero Romero

Muitas mulheres e homens sofrem com o desconforto causado pela má circulação sanguínea. Um dos sintomas mais comuns de problemas circulatórios são as varizes.

Varizes não são apenas um problema estético, são uma condição grave da saúde que deve ser tratada por um especialista. A razão é que geram mal-estar e podem tornar-se muito dolorosas, chegando a causar problemas mais graves de saúde em quem as padece.

O que são varizes?

As veias varicosas são veias torcidas e ampliadas, isso porque as veias se dilatam e impedem uma correta circulação do sangue. Devido a isso, elas produzem volumes que são fáceis de ver e que, a longo prazo, podem ser feridas por atrito de roupas ou algum objeto. Além disso, as veias varicosas são uma consequência do que se conhece como doença por refluxo venoso, também denominada insuficiência venosa crônica.

Sintomas

É importante notar que as varizes podem ou não ser dolorosas. E estes podem ser os sintomas mais comuns:

– Veias violetas ou azul escuras.

Advertisement

– Se assemelham a pequenas mangueiras torcidas e dilatadas de maneira desigual. Como se fossem um cordão enrolado nas pernas.

Quando há dor, pode incluir os seguintes sintomas:

– Sensação de dor ou de peso na zona afetada (pernas).

– Ardor, sensação pulsátil, cãibras musculares e inchaço nas extremidades inferiores.

– A dor se torna maior depois de estar sentado ou de pé durante muito tempo.

– Coceira ao redor de uma ou mais veias.

Advertisement

– Mudanças na cor da pele ao redor de uma veia varicosa.

É muito importante ter em mente que, embora você possa fazer alguns tratamentos caseiros naturais para aliviar o desconforto causado por varizes, o mais adequado é consultar um especialista.

Remédios naturais eficazes para diminuir o mal-estar causado pelas varizes

1 Mudança de hábitos

O sedentarismo é uma das principais causas de doenças nas pessoas. Um exemplo disto são as varizes.

Para diminuir o mal-estar causados por elas, assim como para evitá-las, recomenda-se melhorar os hábitos diários:

  • Deixar de fumar
  • Exercitar-se (caminhar, correr, andar de bicicleta).
  • Manter um peso equilibrado e de acordo com a altura.
  • Evitar usar roupas apertadas.
  • Mudar de posição de vez em quando para evitar varizes futuras (se você está muito tempo sentado ou parado, andar ou levantar as pernas dá descanso aos membros)
  • Hidratar-se bem durante o dia.
  • Usar meias de compressão.
  • Massagear regularmente as pernas para promover a circulação.

2 Alho

O alho é um alimento que contribui para a saúde cardiovascular. É por isso que muitas pessoas o incluem em sua dieta regularmente. Também pode ser consumido através de cápsulas com alguma das refeições principais. Não se supõe que, ao consumi-lo, a cura ocorra “por por um passe de mágica”, mas sim, ajuda a complementá-la.

Advertisement

3 Aloe vera (babosa)

A babosa é uma planta com grandes propriedades medicinais. Pode ser consumida em bebidas ou como emplastos ou cataplasmas para aliviar o desconforto doloroso das varizes. Além disso, hidrata a pele irritada e nutre-a facilitando a cura de algumas feridas próximas às veias varicosas.

4 Vinagre de maçã

Esta é uma opção alternativa se você não está animado para usar a babosa nem como bebida ou para fazer cataplasmas.

O vinagre de maçã serve também para preparar compressas e aplicá-las nas zonas afetadas pelas varizes. Esses cataplasmas de vinagre de maçã aliviam o peso das pernas após um longo dia.

É importante ter em conta que só pode ser aplicado por pessoas que não sofram de dermatite, psoríase e outras afecções da pele, pois nesses casos vai ser contraproducente. Lembre-se de que, depois de aplicar, poderia realizar uma massagem para estimular a circulação.

5 Pomada de vinagre, cenoura e babosa

Você pode fazer uma pomada caseira com os seguintes ingredientes: babosa, vinagre de maçã e cenoura. Basta fazer uma mistura em um processador de alimentos ou liquidificador e garantir que fique mais ou menos espessa.

Advertisement

Depois, é só aplicar nas varizes com massagens suaves. Esta pomada ajuda a aliviar dores e mal-estar nas veias afetadas. Lembre-se de que, ao retirá-la, você deve enxaguar com água morna.

6 Banhos de imersão

Os banhos de imersão são realizados em um balde com água e sal marinho. Basta mergulhar as pernas durante 20 minutos enquanto as massageia. Esses banhos são um remédio muito simples que pode ser feito diariamente e é um grande alívio para as pernas e pés cansados após um dia de trabalho árduo.

7 Extrato de sementes de uvas

Estudos têm sugerido que o extrato de semente de uva ajuda a combater o inchaço após longos estados de sedentarismo. Esse extrato é uma alternativa para tratar dores e desconforto em casos com sintomas intensos.

8 Solução de folhas de camomila e calêndula

Embora requeira um pouco mais de preparação, vale o esforço. O que você precisa fazer é ferver dois litros de água e adicionar um punhado de camomila e um de calêndula.

O que fará depois, é deixá-la repousar durante cinco minutos e em seguida aplicá-la mergulhando os pés numa banheira ou balde. Faça com essa solução o mesmo que com os banhos de imersão, pois têm o mesmo propósito e benefício.

Advertisement

9 Óleos essenciais

Os óleos essenciais são muito bons para fazer massagens e promover o alívio e aumentar a sensação de bem-estar. Tudo que você deve fazer é começar por aplicá-los nos pés e tornozelos, e ir subindo gradualmente até as coxas através de movimentos suaves e circulares. O melhor é aplicar à noite para que se dê o efeito de relaxamento apropriado enquanto dorme.

Se você tem um estilo de vida sedentário ou um trabalho em que permanece por muito tempo em uma mesma posição, esses remédios irão ajudá-lo a melhorar o desconforto causado por esse problema.

Lembre-se: “Prevenir é melhor que lamentar”.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estos 9 remedios naturales te ayudarán a aliviar el malestar de las várices

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.