Estas 8 técnicas são efetivas para tratar os males mais comuns da atualidade

Estas técnicas podem tornar-se hábitos que melhoram notavelmente a sua qualidade de vida.

Erika Otero Romero

Qualquer um de nós, ao longo da vida, pode vir a sofrer de estresse, ansiedade ou tensão.

Antes era impensável falar abertamente desses males, porque era como reconhecer que se é fraco; no entanto, hoje fala-se com muita naturalidade dessas afecções. Isso é ótimo, porque permite que as pessoas procurem a ajuda necessária sem qualquer tipo de vergonha. O interessante é que a ajuda profissional e as técnicas para aliviar esses males estão ao alcance das mãos.

Talvez você seja contra o termo “doenças”, mas é o que são. A razão é que, se algo “rouba” seu bem-estar, você deve procurar um remédio eficaz que alivie o sentimento irritante; tal como seria feito com uma doença.

Embora seja aconselhável que você vá a um profissional para orientá-lo sobre como lidar com essas dificuldades, a verdade é que você também pode se ajudar em casa com técnicas eficazes que irão ajudá-lo.

Por isso, partilho aqui algumas técnicas que lhe darão uma melhor qualidade de vida; ainda assim, a recomendação será sempre que vá a um profissional antes que a situação se torne insustentável.

Advertisement

O exercício é realmente simples, você só precisa flexionar e relaxar seus músculos.

1 Liberte-se do estresse

É de se supor que seu trabalho requeira muitas horas numa mesma posição: muito tempo de pé ou sentado. Isso faz com que o corpo se sinta dormente e com cãibras, a um ponto que mudar de posição é doloroso. Também ocorre quando seu trabalho requer um esforço intenso, exemplo: levantar material pesado ou muito exercício físico.

Recuperar sua sensação normal pode ser alcançado fazendo o seguinte:

Tensione os músculos do seu corpo por 10 segundos, depois disso, relaxe durante 20 segundos.

Você pode fazer isso com cada parte de seu corpo: braços, pernas, pescoço e cabeça e torso. Finalmente, o que vai conseguir é que a sensação agradável se projete na sua mente e alivie o estresse.

Advertisement

2 Alimente-se de maneira saudável

Um dos sinais mais evidentes de amor-próprio de todos os tempos é cuidar de seu corpo. Como fazer isso? Uma das maneiras é uma alimentação saudável.

Aliviar o estresse através de uma alimentação saudável é um método usado pelo psicoterapeuta Jeffrey Sumber. Ele explica que quando se sente desanimado, gosta de comer algo saboroso. Por isso ele escolhe comer algo saboroso e saudável ao mesmo tempo; inclusive, opta por preparar algo que jamais cozinhou antes.

O processo vai desde a compra dos alimentos até a preparação. Compreendo o seu propósito: voltar a sua atenção para uma situação diferente do problema que desencadeia o estresse.

3 Reaja ao estresse de forma correta

A psicóloga Susan Krauss Whitbourne afirma que ela nunca luta contra o estresse. Em vez disso, a técnica que ela aplica é repetir um mantra que ela mesma idealizou. Isso ajuda a canalizar melhor a situação estressante.

O que faz diante de uma situação de angústia é repetir a seguinte frase: “Não posso mudar a situação, mas posso mudar minha reação”.

Advertisement

É como quem diz: “Se um problema tem solução, por que me preocupar? E se não tem, para que me preocupar?” Aparentemente, parece uma atitude de desinteresse, mas não é assim. É redirecionar a forma como você reage ou não reage a uma situação problemática.

Pode ser que um problema pareça insuperável, mas não importa o quanto se preocupe, não poderá mudar as coisas. Muitas vezes, uma situação é remediada sem depender de você. Diante disso, o melhor é relaxar e manter a calma; em algum momento chegará a solução.

4 “Tempo” para permitir frustração

Alguns psicólogos recomendam o seguinte método para se libertar: Basta bater palmas e dizer: “Basta! Pensarei nisso mais tarde!”. Depois disso, estabelecer um momento posterior para encontrar a solução.

Outra técnica que você pode implementar em vez de aplaudir é usar um elástico. O que você faz é usá-lo em um dos pulsos de suas mãos. Quando você se sentir pressionado por um problema, puxe-o e solte levemente, causando-lhe uma leve dor. Então diga o mesmo. O ponto é que você se permita um tempo para buscar a solução da situação. É um lembrete de que tudo tem seu tempo e lugar.

5 Ter atividades úteis

Tudo o que você precisa fazer é “tirar” os pensamentos intrusivos, fazendo coisas que o distraiam positivamente. Exemplo: fazer carpintaria, arranjar plantas, escrever, exercitar-se. O ponto é que essa atividade lhe distraia, ao mesmo tempo que gera uma mudança em sua vida.

Advertisement

Você também pode dedicar tempo a fazer o que gosta: ir à academia, ler, ver televisão, sair para caminhar. O que quer que possa distraí-lo seria uma boa atividade para afastá-lo de situações angustiantes.

Também é uma forma eficaz de aliviar o estresse depois de um dia de trabalho.

6 Faça um pouco de yoga ou relaxamento e vá dormir

Esta é uma técnica que eu própria aplico e que me é muito eficaz. Estressada ou não, é muito eficaz para relaxar, dormir e descansar à noite.

Você pode fazer posições simples de yoga que se encontra facilmente em algum vídeo no YouTube. Acontece o mesmo com exercícios de relaxamento. Verá que depois de executá-los se sentirá mais “leve e relaxado”. Assim o descanso será mais prazeroso.

7 “Ative” seu corpo

A médica e psicóloga Toni Bernhard, oferece uma forma não convencional e altamente eficaz de aliviar o estresse.

Advertisement

Baseia-se em passar o indicador sobre os lábios, esquerda e direita, durante alguns minutos. O que este movimento faz é estimular o sistema nervoso parassimpático, que só funciona quando o corpo está calmo.

Só me resta dizer que qualquer uma dessas técnicas vai ajudá-lo a ter uma vida mais calma e saudável. Há muitas outras que podem ajudar, mas estas estão ao alcance da sua mão e são muito eficazes. Convido-o a pô-las em prática. Você não se decepcionará.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estas 8 técnicas son efectivas para tratar los males más comunes de la actualidad

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.