Estas 8 frases você jamais deveria dizer a seus filhos

Seus pequenos serão mais felizes se souberem o que você deseja que eles entendam.

Erika Otero Romero

Cada pai e mãe tem sua maneira especial de criar os filhos, o que é bastante influenciado pela forma como foram criados por seus pais, aliada às “tendências de criação” que podem estar sendo recomendadas nesse momento por alguns especialistas no tema, conseguindo, assim, um equilíbrio entre ambas.

As coisas não mudaram muito, agora vemos como a comunicação com os filhos foi ganhando terreno e foi tirando os “castigos” da rotina corretiva de muitos pais.

Mas não se trata apenas de “conversar” com os filhos sobre o que está acontecendo nesse momento, trata-se de saber o que e como falar com eles para conseguir o efeito desejado, e não o contrário.

A página em Inglês Parents compartilha 8 frases que muitos pais costumam usar para se dirigir a seus filhos que estão erradas e oferece a maneira correta de expressar a mesma ideia sem que seja contraproducente para a criança.

1. “Está tudo bem”

Uma coisa que muitos pais costumam fazer quando o seu filho sofre um pequeno acidente e vão em seu auxílio é dizer-lhe que “está tudo bem” quando claramente não está, já que o pequeno está chorando assustado.

Advertisement

O que, como pai, se deve fazer é ajudá-lo para que compreenda o sucedido e que aprenda a manejar suas emoções. Por isso, da próxima vez que seu filho sofrer um acidente, por mais leve que seja, se chorar, levante-o, abrace-o, reconheça que ele passou por um susto e pergunte-lhe se quer um abraço, um beijo ou tratar sua ferida.

2. “A prática faz a perfeição”

É uma frase cheia de sabedoria, pois ninguém nega que é certa; no entanto, segundo explica Joel Fish, Ph.D., autor do livro 101 Ways to Be a Terrific Sports Parent, o que se faz ao dizer ao filho essa frase é exercer uma pressão desnecessária, uma vez que, se cometer um erro ou perder numa competição, a criança se culpará da pior maneira ao acreditar que não treinou o suficiente.

Em vez disso, o que você pode fazer, como pai, é encorajá-la a praticar e melhorar com o tempo, para que a criança se sinta feliz com o seu avanço.

3. “Bom trabalho”

Segundo Jenn Berman, doutor em psicologia, que se dedica à assessoria de pais e autora do livro The A to Z Guide to Raising Happy, Confident Kids, dizer ao seu filho que ele “é um bom menino” ou que está “bem feito” a cada coisa que ele faça bem, pode fazer com que se torne dependente de sua aprovação ao invés de sentir-se motivado como deveria para fazer algo por si mesmo.

Ela recomenda que se reserve os cumprimentos para momentos especiais e, em vez disso, destacar que gosta da participação de seu filho nessa atividade específica.

Advertisement

4. “Ande logo!”

Toda criança normalmente leva mais tempo do que o necessário em algumas atividades e pode se atrasar às vezes para chegar a uma consulta médica ou à escola; mas, acredite, apressá-lo para que não se distraia ou para que não chegue tarde, o que faz é gerar mais estresse do que deveria.

Em vez disso, o que pode fazer é dizer-lhe “vamos nos apressar”, para que ele saiba que não é apenas responsabilidade dele, mas de ambos, que são uma equipe, segundo Linda Acredolo, Ph.D., co-autora da Baby Minds.

5. “Eu estou de dieta”

Uma coisa comum em muitas mães é pesar-se na frente dos filhos, o problema é que quando faz isso, a mãe pode passar a mensagem ao filho de que estar gordo é algo muito ruim, assim a criança vai desenvolvendo um conceito de “imagem corporal” equivocado.

Em vez disso, pese-se quando seu filho não estiver presente, e se decidir seguir uma dieta e ele perguntar a razão disso, diga-lhe que você está comendo de forma saudável porque gosta da maneira como isso faz você sentir que está cuidando de si, também diga que gosta de sair para caminhar em vez de lhe dizer que tem que fazer exercício.

6. “Não podemos”

Normalmente é uma frase usada quando a criança quer que lhe compre algo que está fora do orçamento. A questão é que dizer a uma criança que não tem dinheiro, não só a vai preocupar, como também a fará saber que você não tem controle sobre seu capital.

Advertisement

O que você pode dizer é que “estão poupando dinheiro para coisas mais importantes”, e ainda usar a deixa como desculpa para lhe explicar sobre a utilização do dinheiro e da administração do mesmo em casa.

7. “Não fale com estranhos”

Proteger os filhos é a prioridade de todos os pais, mas é preciso saber lhes ensinar a maneira correta para que evitem aqueles que podem representar um perigo real e, ao mesmo tempo, saibam aceitar a ajuda de outras pessoas como policiais ou bombeiros, que, embora não conheçam, podem ajudá-lo a chegar em casa no caso de se perderem ou precisarem de qualquer ajuda.

O que deve fazer é pedir ao seu filho que lhe explique o que faria caso alguém lhe oferecesse doces ou o levasse para casa, ou que o fizesse se sentir desconfortável, triste, confuso ou assustado; e depois explique-lhe como deve agir nesse momento, deixando claro que sempre deve confiar em você e lhe contar tudo, diz Nancy McBride, diretora executiva do Centro Nacional para Menores Desaparecidos ou sequestrados, Escritório Regional da Florida, Parque do Lago.

8. “Venha, eu ajudo”

É habitual sentir-se compassivo e querer ajudar o seu filho que está fazendo algo e tendo problemas para concretizá-lo. Mas de acordo com a professora de psicologia Myrna Shure, Ph.D. da Universidade de Drexel, fazer isso prejudica a independência do seu pequeno e o fará procurar sempre a ajuda dos outros.

Em vez disso, oriente-o para que ele mesmo resolva o problema e convide-o a experimentar opções.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estas 8 frases JAMÁS deberías decírselas a tus hijos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.