Estas 5 palavras irão salvar o seu casamento

A vida a dois exige esforços verdadeiros, mas com atitudes muito simples e há 5 palavras que pode salvar qualquer casamento, se colocadas em prática dia a dia.

Roberta Preto

“Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6)

O casamento foi ordenando por Deus e deveria ser para toda vida, mas há um número muito grande de divórcios em todo o mundo. O problema é que muitas pessoas se tornaram egocêntricas e por qualquer situação que não lhes convém, elas desistem de seu cônjuge, sem se importarem com os sentimentos de seu parceiro e até mesmo dos filhos.

Nos EUA existe um site de namoro, destinado às pessoas que procuram enganar seu parceiro, conhecido como AshleyMadison.com. O mais triste foi saber que há uma quantidade exagerada de mulheres casadas, buscando diversão, romance e prazer. Elas não desejam separar dos maridos, apenas querem sentir algo diferente.

A total fidelidade e comprometimento com a família são a base para que marido e mulher honrem com os votos matrimonias. A falta de zelo pelo convênio do casamento, pode causar sérios danos na vida do parceiro e na dos filhos. Na vida adulta, os filhos podem ter dificuldades para criar laços fortes numa relação, devido ao trauma do divórcio dos pais, que eles adquiriram na infância.

Existem alguns passos muito simples, mas que irão salvar seu casamento e são eles:

Advertisement

1. Comunicação

A comunicação não pode ser restringida, sob hipótese nenhuma, ela é fundamental em qualquer tipo de relacionamento, ela precisa ser saudável para que o diálogo seja prazeroso. Estar com a pessoa amada, ouvir sobre seu dia, suas conquistas e suas decepções, tornam o nosso lar o melhor lugar para se estar.

A falta de comunicação abre as portas para todo tipo de disputas, ofensas e o descontrole emocional, ela está relacionada aos fatores dominantes que matam o amor e destrói tudo de belo que o casal construiu.

2. Emocional

Por mais que seja difícil, se esforce por manter seu autocontrole, será muito bom para o relacionamento e para si própria. Evite a fúria, ela não só irá lhe destruir como irá destruir tudo que você ama.

Às vezes, a situação se agrava de uma maneira que você perde o controle de si própria, não consegue canalizar sua raiva, não encontra uma válvula de escape e nem consegue explicar suas atitudes, para estas situações o melhor a fazer é pedir ajuda. Fale com seu parceiro, ele a ama e irá ajudá-la, ele é o seu melhor amigo e vai buscar o que for preciso para lhe socorrer. Caso você não encontre forças para fazê-lo, procure um membro da família ou amigo mais próximo, eles podem até direcioná-la a um profissional especializado.

3. Construa

Como numa construção, a primeira parte de uma obra a se erguer não são as paredes, mas o alicerce, o mesmo sucede para o relacionamento. Ninguém nasce pronto para o casamento, a gente aprende construindo um firme alicerce de aceitação e respeito. Os desafios superados no final de cada dia são como tijolos, sendo utilizados um de cada vez na construção.

Advertisement

Um dos fatores mais importantes nessa analogia é que marido e mulher precisam trabalhar juntos na construção, não pode haver negligência de nenhuma das partes, se houver descuidos ou distrações a construção pode desabar e o mesmo sucede ao casamento.

4. Gentileza

Todo relacionamento carece de palavras gentis e atos de bondade constantes, são por essas ações que o casamento perdura.

Desejar um bom dia, dizer obrigado, sinto muito, eu estava errado me desculpe é essencial no relacionamento. Atitudes com gestos pequenos e simples, são a fórmula perfeita para se evitar conflitos e mal-entendidos.

Não há segredo para ser gentil, basta você ter gratidão pelo esforço de seu cônjuge, guardar os comentários impróprios, saber perdoar e pedir perdão.

Não se ofenda por tão pouco, nem sempre o que a pessoa diz num momento de nervosismo sai do coração, algumas pessoas em determinadas situações de conflitos agem mais pelo impulso do que pelo coração. Em situações de conflitos, alguém precisará manter a calma, escolha ser você a pessoa mais equilibrada.

Advertisement

Deixar de ser vítima de tudo é fundamental para o progresso do casamento. O casal irá adquirir maturidade e cada um assume sua posição e suas responsabilidades dentro do lar. Ninguém, diminui ou enfraquece quando assume suas atitudes diante do cônjuge, na verdade, o amor, o respeito e a admiração que ele tem por você irão aumentar e até você mesmo se surpreenderá com seu progresso.

5. Perseverança

A perseverança é o caminho que nos conduz para as coisas mais belas e perfeitas da vida, no caminho haverá muitas bifurcações, cabe ao casal estar em sintonia e juntos encontrarem a estrada que os direcionará para o amor. Eles só irão chegar no seu destino final se os cônjuges se esforçarem por permanecerem unidos, sobrepujando todos os contratempos, resolvendo os mal-entendidos e perdoando um ao outro, sempre que for preciso. Sabemos que não é algo fácil de se fazer ou viver, por isso que a perseverança é o único caminho a ser seguido para se ter um relacionamento saudável e duradouro.

Perseverar é a escolha de amar, perdoar e seguir a estrada dura e cheio de empecilhos do casamento todos os dias. Perseverar é nunca desistir de seu cônjuge e de sua família.

Somente no amor encontramos os ingredientes essenciais para dar sabor à vida, através dele que se resulta o casamento. O amor é sustentado pela simplicidade, já ela é mantida por pequenos gestos de respeito, gentileza e bondade. É preciso pôr amor no lar para que aja confiança e paz.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.