Esta única frase explica porque seu casamento está acabando

Se você está passando por uma crise conjugal séria e não sabe mais o que fazer, precisa compreender este princípio básico que salva casamentos.

Cibele Carvalho

Em uma fase onde todos os sentimentos, emoções e decisões ficam confusos e ambos (marido e mulher) já não sabem exatamente o que fazer, o que dizer, mas ainda tentam encontrar uma fagulha acessa para se, quem sabe, essa fagulha sendo estimulada ,”assoprada” possa reascender a chama anterior já existente nesse casamento.

Essa fagulha que vocês procuram pode ser chamada de: Arrependimento!

Leia: 5 sugestões para conquistar o perdão da esposa

De repente, sem que notasse, a sua admiração pelas qualidades de seu cônjuge diminuiu, e então você passou a acreditar que não o amava mais, ou que ele não lhe amava mais, surgiu certamente a velha e conhecida frase de todos os divórcios, brigas ou separações: A culpa é sua!

É uma tendência e defesa quando nos sentimos atacados, imediatamente passamos a achar os erros e defeitos maiores do outro e mentalmente deixamos de enxergar nossos erros e falhas.

Advertisement

Até mesmo as crianças, sem que ninguém lhes ensine, passam a defender-se de suas ações e travessuras encontrando outro alguém bem próximo a si para culpá-lo pelos erros que ela mesma cometeu.

Minha filha é um exemplo, ela culpa o cachorro que fica fora da casa pelas travessuras que ela comete dentro do seu quarto.

O casamento é uma união formada por duas pessoas completamente distintas de pensamentos, ações, ideias e perspectivas de vida, isso é certo, não como dizem por aí, que são duas pessoas iguais que se unem, errado! É com o passar do tempo que essa igualdade se faz, mas antes disso, muitas lutas e contendas se instalam em disputas de opinião, de quem tem razão, etc.

Mas podemos e conseguimos tornar essas disputas mais inteligentes e conclusivas, ou seja, que alcancem um objetivo lógico e nos ajudem a transformar nossa relação a dois ao invés de causar confusão.

O arrependimento é a resposta, não o julgamento

Um conselheiro religioso de casais afirmou categoricamente que “O remédio para a maior parte das pressões do casamento não é o divórcio, é o arrependimento, não é a separação, e sim a integridade que leva as pessoas a erguer a cabeça e a enfrentar suas obrigações e falhas”. (Gordon B. Hinckley).

Advertisement

Precisamos admitir que erramos, falhamos e pecamos, muitas vezes ferimos e ofendemos muito mais as pessoas que estão ao nosso lado, o próximo mais próximo de nós que é nosso cônjuge, mas normalmente conseguimos pedir perdão e desculpas para as pessoas mais distantes de nós com toda facilidade do mundo e para os que amamos negamos o dom do arrependimento.

O inimigo de todos os homens, Lúcifer, tenta instigar a ira, o egoísmo, a discórdia, a intolerância, e o orgulho no coração dos homens; ele deseja que todos se tornem tão miseráveis e infelizes como ele é, sem família, sem amor.

Dessa maneira muitas vezes nos tornamos cativos do nosso orgulho e intolerância, afirmamos que não erramos, que somos perfeitos ou que o outro certamente possui muito mais falhas do que nós, quando seríamos, ou melhor seremos e somos extremamente mais felizes ao praticar o arrependimento.

“Os princípios do arrependimento e perdão, juntos, sobrepujam em força o terrível poder do adversário” (Boyd K. Packer).

Arrepender-se é mostrar que estamos entristecidos (verdadeiramente tristes) com os erros que cometemos, mesmo que o outro também tenha errado, é admitir que tenho minha parte da culpa, é assumir que não se é perfeito.

Advertisement

Arrepender-se não é ser burro, muito pelo contrário, segundo a origem grega da palavra ARREPENDIMENTO é uma conversão tanto espiritual como intelectual, uma mudança de mente e de temperamento, um caráter evoluído.

Se você ainda deseja salvar seu casamento, se está à procura daquela última chance, última oportunidade, última fagulha, exerça o perdão e pratique o arrependimento o quanto antes, não deixe para se arrepender depois quando não houver mais tempo para isso.

Veja um exemplo nessa história: Ele pediu o divórcio, mas a esposa o fez largar da amante e ele teve uma grande surpresa

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.