Esta é a pior idade para se divorciar, segundo os especialistas

A decisão de manter-se casado ou se divorciar pode ser pior ainda em determinado momento da vida do casal, confira qual é esse momento.

Cibele Carvalho

Sempre que escrevo sobre divórcios e separações uma angústia e dor passa pelo meu peito, sabendo que é cada vez mais comum entre os casais optarem pelo divórcio, podendo quem sabe ter encontrado uma saída ou uma solução.

Essa semana ouvi uma história contada por um Conselheiro de Casais referindo-se a um amigo íntimo dele, desse conselheiro, que tinha se casado 5 vezes durante a sua vida. Esse homem dizia-se infeliz, conturbado e totalmente enrolado tanto financeiramente como emocionalmente, e declarou ao conselheiro que se pudesse jamais teria se divorciado da sua primeira esposa!

Qual a pior idade para se optar por um divórcio?

Um divórcio nunca é algo totalmente positivo ou bom, na verdade muitas vezes gera danos em todos os envolvidos, o casal, os filhos, os parentes, e até amigos próximos.

Segundo um Estudo publicado pela Revista Americana Personality and Social Psychology,_ os casais que escolhem divorciar-se enquanto seus filhos ainda são pequenos são os que mais sofrem consequências sérias em sua vida.

Afeta negativamente a relação entre os pais e os filhos durante toda a vida

A pesquisa comprovou que os filhos que enfrentam o divórcio dos pais consideram seu relacionamento com um dos pais, pelo menos, instável e inseguro.

Advertisement

Foram analisadas as respostas de 7.735 pessoas adultas e suas personalidades, cerca de mais de um terço dos entrevistados tinham pais divorciados.

Essas pessoas que tinham enfrentado o divórcio dos pais ainda quando crianças, apresentaram maior proporção de instabilidade no relacionamento com os pais, principalmente aqueles em que os pais se divorciaram quando as crianças tinham entre 3 a 5 anos de idade.

A pesquisa mostrou ainda que o relacionamento com o pai parece ficar mais afetado do que com a mãe, quando se trata de divórcio, isso porque mais de 74% das pessoas que participaram da pesquisa ficaram sob a guarda e cuidados da mãe.

Não é de hoje que sabemos que os mais afetados em uma separação ou divórcio são os filhos, e conforme informa a pesquisa citada acima, quanto mais cedo uma criança enfrenta o divórcio dos pais, mais problemas poderá sofrer.

Segundo Psicólogos da Clínica Plenamente, da cidade de São Paulo, as crianças pequenas podem vivenciar fantasias perigosas ao verem seus pais se divorciarem, podem pensar que como os pais deixaram de se amar, também não as amam mais, ou acreditam ser sua culpa a separação dos pais, demonstrando então maior irritabilidade, agressividade, ou depressão no humor.

Advertisement

Vê-se, portanto, que a decisão da separação ou divórcio, quando tomada enquanto os filhos são crianças, afeta drasticamente a vida desses em muitos aspectos.

Se você está passando por dificuldades em seu relacionamento e ainda pretende permanecer casado(a) por amor a seus filhos, procure ajuda, você nunca está sozinho(a), existem sempre profissionais habilitados para lhe atender, dar conselhos, soluções e ajudar no que precisa.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.